Madeixa
Undercut feminino

Undercut feminino: aprenda como fazer em casa passo a passo

Os cortes de cabelo clichês estão ficando de lado e cada vez mais as mulheres estão apostando em cortes de cabelo modernos que inovam o estilo e dão um ar de personalidade forte. O chanel está perdendo um pouco de espaço para cortes como o undercut e o sidecut.

O undercut é um corte que já foi mais conhecido e teve a sua explosão na moda. Atualmente, ele está mais em baixa, mas isso não impede ninguém de adotar o estilo se gostar. Até porque esse corte de cabelo é feito exatamente para pessoas que querem ser diferentes da maioria.

Portanto, no artigo de hoje, te falaremos um pouco mais sobre o undercut feminino: o que é o corte, como ele surgiu no mundo da moda, como fazê-lo e muito mais! Continue lendo para entender tudo sobre esse corte de cabelo polêmico que sempre dá muito o que falar.

Veja também: 

O que é o undercut feminino?

Undercut feminino

Em Inglês, o próprio nome já diz o que é o corte: um corte na parte de baixo da cabeça, ou seja, na nuca. O undercut é muito utilizado por mulheres que gostam de deixar o cabelo preso e, portanto, estão sempre com a nuca aparecendo e querem ter estilo até mesmo nesses momentos.

O undercut consiste basicamente em raspar a parte interna do cabelo da nuca, de forma que o corte apenas apareça quando você prender os fios, o que com certeza é uma vantagem gigante para quem trabalha em locais conservadores ou possui familiares que não aceitam esse tipo de estilo.

Além disso, o undercut pode ser muito útil para pessoas que possuem fios volumosos, já que toda a parte “interna” do cabelo é retirada com a maquininha. Logo, restará bem menos cabelo para fazer um volume incômodo.

Esse corte é extremamente cheio de personalidade e possui um ar de modernidade incrível. Além disso, ele sai totalmente do esperado para um corte feminino, já que até a navalha é necessário para que ele seja feito.

Por todos esses motivos e, também, alguns outros que não sabemos, o undercut feminino é famoso até mesmo quando não está na moda e possui adeptas ao redor de todo o mundo, principalmente nos países pertencentes ao continente americano.

Como surgiu o undercut feminino?

A ideia de raspar a nuca pode parecer muito doida, mas essa era realmente a intenção desde que esse penteado surgiu há décadas atrás. Não sabe muito bem a história do undercut feminino? Não se preocupe! Vamos te contar agora mesmo.

O corte de cabelo basicamente surgiu na Inglaterra dos anos 70, durante o movimento punk, e acabou marcando toda a década, principalmente porque naquela época o mundo era muito mais conservador e uma mulher raspando a cabeça era vista com péssimos olhos. Por isso, podemos dizer que o undercut feminino foi criado para incomodar a sociedade.

Depois dessa década, ele acabou perdendo grande visibilidade e ficou meio esquecido até o ano de 2011, momento em que uma modelo da Inglaterra chamada Alice Dellal resolveu desfilar com o undercut feminino nas passarelas do London Fashion Week, conquistando todos os viciados em moda.

Portanto, o undercut feminino, assim como as calças jeans, é um corte criado para incomodar a sociedade e, atualmente, ele ainda incomoda bastante as pessoas, principalmente quando a menina tem o cabelo muito comprido e, ao mesmo tempo, usa um undercut feminino.

Como fazer o undercut feminino

Undercut feminino

Muito provavelmente, você adorou a ideia do corte e já estava pensando em pesquisar como fazê-lo em casa. Mas você não precisará fazer isso, pois nós te ensinaremos aqui mesmo como você pode fazer o undercut feminino sem precisar sair de casa e sem gastar tempo esperando no cabeleireiro. Siga o passo a passo a seguir e mãos à obra!

Caso você tenha a máquina de barbear em casa, o processo será ainda mais rápido e simples. Mas também é completamente possível fazer apenas com a lâmina de barbear. Preste atenção:

  1. Escolha o número do pente para a máquina de barbear. Lembre-se que, quanto menor o número do pente, menor ficará o seu cabelo no final. Ou escolha a gilete;
  2. Utilize um pente para separar a mecha da nuca que será raspada das demais e prenda todo o resto do cabelo para não ter risco de cortar;
  3. Corte o pedaço de mecha que você raspará com uma tesoura;
  4. Lave o cabelo com shampoo e tire o excesso de água (se sua máquina for à prova d’água) ou seque o cabelo com secador (se ela não for à prova d’água). Ou, ainda, utilize a gilete com o cabelo molhado;
  5. Aplique uma espuma de barbear na parte que você vai cortar;
  6. Raspe os fios seguindo o sentido de crescimento dos fios, devagar e com muito cuidado.

Pronto! Com o passar do tempo, você pode até fazer desenhos na cabeça e estilizar o seu undercut feminino. Esses desenhos são chamados de “tattoo undercut” e existem milhares de inspirações na internet, já que é impossível fazer os desenhos sem se inspirar um pouco.

Diferença do undercut para o sidecut

Undercut feminino

Apesar da resposta parecer óbvia para algumas pessoas, muitas outras pessoas não sabem bem qual é a diferença entre o sidecut e o undercut feminino. Por isso, analise as definições de cada um dos cortes e você entenderá:

Undercut feminino: corte de cabelo em que a nuca é raspada e, geralmente, pede para que os fios de cabelo estejam presos para que ele apareça;

Sidecut: corte de cabelo em que a lateral da cabeça é raspada. Pode ser um pouco mais difícil de esconder dependendo do comprimento dos seus fios (já que com os fios mais curtos será praticamente impossível esconder).

Provavelmente, ninguém esperava que o undercut feminino voltasse a estar na moda, mas a verdade é que esse corte de cabelo sempre será assim: ele some por um tempo e depois acaba reaparecendo como uma grande tendência no mundo da moda.

Por isso, recomendamos que você já comece a procurar qual undercut feminino combina mais com você e qual desenho você gostaria de fazer nos fios raspados. Assim, já já a moda volta com tudo e você estará preparada esperando!

Deixe seu comentário!