Madeixa
Transplante capilar

Transplante capilar: como funciona + vantagens e desvantagens

Ter cabelos cheios e completamente preenchidos é um privilégio que poucas pessoas possuem atualmente. Isso porque alguns fatores como estresse e hereditariedade podem aumentar a queda de cabelo, criando falhas no couro cabeludo e impedindo o crescimento dos fios.

Com certeza, essas falhas são extremamente incômodas, e engana-se quem pensa que apenas as mulheres se incomodam com isso. Na verdade, os homens também são muito propícios a terem calvície e acabam buscando tratamentos capilares para resolver o problema.

Veja também: Calvície feminina: confira as principais causas, sintomas e tratamentos

E é nesse momento que entra o transplante capilar, um procedimento que consegue preencher o couro cabeludo, corrigindo as falhas e até mesmo estimulando um crescimento contínuo do cabelo.

Portanto, no artigo de hoje, falaremos mais sobre o transplante capilar: o que ele é, para o que serve, como ele é feito e muito mais! Continue lendo para entender mais sobre esse processo e analisar se ele vale a pena ou não!



O que é o transplante capilar?

Transplante capilar

O transplante capilar é um procedimento que vem fazendo bastante sucesso com o passar do tempo, principalmente entre os homens, que possuem mais pelos corporais e são os que mais sofrem com a calvície.



Isso porque o transplante capilar retira folículos capilares de locais onde não têm uma predisposição para calvície e os realocam para o couro cabeludo, fazendo com que os fios voltem a nascer nessa região da cabeça.

Apesar de parecer um pouco estranho à primeira vista, já foi comprovado que esse método é extremamente eficaz e vem mudando a vida de muitas pessoas que sofriam com a calvície, principalmente nos casos em que ela é hereditária.

Portanto, o transplante capilar é um exemplo de como o avanço da ciência afeta diretamente a estética das pessoas. Nesse caso, o resultado foi bem positivo e melhorou a vida de muitas pessoas.

Veja também: Descubra quais são os melhores cremes para queda de cabelo

Para que serve o transplante capilar?

Você, com certeza, já entendeu que a principal função do transplante capilar é fazer com que novos fios nasçam em uma parte do couro cabeludo onde eles já não nasciam. Mas por que o transplante capilar é um dos melhores métodos?

A verdade é que o transplante capilar é o único procedimento estético que consegue resolver o problema da calvície hereditária. Isso por que por não ser causada pelos hormônios, geralmente os tratamentos para a mesma não funcionam.

Logo, o transplante capilar serve para as pessoas que já tentaram de tudo e não conseguem de forma alguma fazer com que os fios cresçam. Por ser muito eficaz e funcional, com certeza esse procedimento é muito indicado para quem sofre de calvície hereditária.

Implante capilar x Transplante capilar

Transplante capilar

Uma dúvida muito comum entre as pessoas que estão começando a pesquisar mais sobre procedimentos estéticos é: qual a diferença entre implante capilar e transplante capilar?

Na verdade, a ideia de que os dois são a mesma coisa está extremamente errada. Isso porque os procedimentos são bem diferentes e até mesmo envolvem materiais utilizados diferentes.

O implante capilar nada mais é do que cabelo sintético externo sendo inserido no couro cabeludo para cobrir falhas e preencher o cabelo. Desta forma, o material utilizado não é natural.

Enquanto isso, o transplante capilar é a realocação dos folículos capilares ainda funcionais de outras partes do corpo para o couro cabeludo. Desta forma, o material utilizado é natural e derivado da própria pessoa.

Ambos os procedimentos possuem os seus prós e contras. Cabe a você analisar tudo muito bem antes de se submeter a qualquer um deles!

Vantagens do transplante capilar

Vamos ver agora algumas vantagens que esse procedimento costuma oferecer aos seus adeptos. Lembre-se que cada corpo reage de uma maneira diferente, mas, no geral, podemos citar algumas vantagens.

  • As chances do corpo rejeitar o procedimento são muito baixas, já que os folículos capilares utilizados são os da própria pessoa;
  • Ele pode ser feito em qualquer pessoa que esteja disposta a realocar os folículos capilares;
  • O transplante capilar é completamente indolor e não causa incômodo na pessoa;
  • Diferente de muitos tratamentos, a eficácia do transplante capilar é cientificamente comprovada. Por isso, ele é um excelente investimento para aqueles casos que realmente não têm jeito;
  • Geralmente, os fios transplantados não caem, já que eles são propositalmente retirados de áreas onde essa queda não existe (como a nuca e o peito).

Essas são algumas vantagens do transplante capilar. Com certeza, existem muitas outras que você só consegue perceber sozinho, como, por exemplo, a melhora na autoestima!

Desvantagens do transplante capilar

Transplante capilar

Tudo nessa vida possui um lado bom e um lado ruim, e é extremamente importante que a gente saiba analisar ambos para que seja possível tomarmos decisões conscientes.

Então, vamos ver agora algumas desvantagens que podem acabar abaixando um pouco a reputação aparentemente intocável do transplante capilar.

  • Geralmente, o local de onde os folículos foram retirados acaba ficando com cicatrizes que, apesar de pequenas, podem causar um certo incômodo em algumas pessoas;
  • O transplante capilar não tem o poder de impedir a calvície em outras partes do couro cabeludo onde o procedimento não foi feito, o que significa que você pode precisar de mais de um transplante;
  • O custo do procedimento pode ser um pouco alto, dependendo do local que você escolher para realizá-lo;
  • Dependendo do tamanho da área afetada, os folículos transplantados podem não ser suficientes para resolver o problema por completo.

Podemos ver que, apesar de ser um dos melhores métodos disponíveis atualmente no mercado da estética, o transplante capilar apresenta algumas desvantagens que podem pesar para algumas pessoas.

Por isso, pense bem antes de fazer o procedimento e analise quais são as suas prioridades estéticas. Compensa ter o couro cabeludo sem falhas em troca de uma pequena cicatriz? Você teria condições de fazer mais transplantes no futuro? Esses são alguns questionamentos que podem te ajudar na hora de tomar uma decisão mais certa.

Portanto, comece a pensar bem nessa possibilidade e, provavelmente, daqui a um tempo sua autoestima vai estar renovada e seu couro cabeludo vai ter muitos fios novos para incrementar seu estilo e dar um toque a mais ao visual!

Deixe seu comentário!