Madeixa
Tranças nagô

Tranças nagô: origem, estilos, como fazer + fotos para se inspirar

Conheça as tranças nagô. Símbolo das culturas africanas, esse penteado pode ser utilizado em variados estilos e por homens e mulheres. Saiba como fazer e como manter as tranças nagô e confira muitas dicas!

Descubra como Alisar o cabelo em casa, deixando os frios mais brilhosos, macios e livres de químicas com 3 elementos secretos Clique aqui e assista ao vídeo.


Trança nagô: origem e história

As tranças nagô são conhecidas também como “tranças de raiz”. Elas ficam rentes ao couro cabeludo e possuem variados tipos de estilos bem charmosos e exuberantes.

Assim como as Box Braids e os Dreads, as tranças nagô possuem profundo significado cultural e histórico na cultura africana. O penteado simboliza classe civil, social e até mesmo alguma característica pessoal.

Aqui no Brasil e em outros países da América Latina, como a Colômbia, no período da escravidão, elas foram usadas de maneira muito inteligente, como forma de comunicação entre os negros.

As mulheres negras tinham o costume da trançar seus cabelos e faziam os mapas na cabeça umas das outras, desenhados com as tranças para encontrar o caminho nas fugas para os quilombos. A simbologia da resistência também é muito forte nas tranças nagô.

Inspirações e famosas com tranças nagô

Hoje em dia, muitas mulheres negras com cabelos crespos e crespíssimos estão adotando as tranças nagô como forma de expressão do próprio estilo e valorização das raízes africanas.



Descubra como Alisar o cabelo em casa, deixando os frios mais brilhosos, macios e livres de químicas com 3 elementos secretos Clique aqui e assista ao vídeo.

A cantora e atriz norte americana Alicia Keys exibiu tranças nagô nos cabelos de variadas formas. Alicia já adotou tranças nagô laterais, em todo o cabelo e, também, somente na raiz das madeixas.

A atriz Thaís Araújo também já adotou as tranças nagô finas em todo o cabelo, assim como a cantora brasileira Ludmilla, que aliou as tranças nagô com os dreads nos cabelos longos.

A diva do R&B Beyoncé também já apareceu em capas de revista com tranças nagô longas e em tom caramelo, assim como a cantora Karol Conká, que ousou ao aderir as tranças nagô cor de rosa!

Trança nagô feminina: tipos

Tranças nagô

Com o passar do tempo, as tranças nagô foram ganhando diferentes estilos e, hoje em dia, podem ser utilizadas em outras cores, inclusive em tons fantasia, para quem quer ousar mais. Continue nos próximos parágrafos e conheça os tipos de trança nagô.




Descubra como Alisar o cabelo em casa, deixando os frios mais brilhosos, macios e livres de químicas com 3 elementos secretos Clique aqui e assista ao vídeo.

Trança nagô lateral

A trança nagô lateral, como o próprio nome já diz, é feita de um dos lados da cabeça e pode ser no cabelo todo como só na raiz das madeixas. As tranças nagô laterais são uma forma estilosa e mais sensual de utilizar esse tipo de penteado para cabelos crespos, já que deixa um dos ombros à mostra.

Trança nagô em coque

Ideal para as estações mais quentes do ano, a trança nagô em coque é uma versão prática e muito estilosa do penteado e proporciona mais volume para o topo da cabeça.

As tranças nagô em coque deixam o rosto em maior evidência. Para compor ainda mais o visual, você pode apostar em max brincos ou em uma maquiagem mais ousada e criativa.

Veja também:



Descubra como Alisar o cabelo em casa, deixando os frios mais brilhosos, macios e livres de químicas com 3 elementos secretos Clique aqui e assista ao vídeo.

Trança nagô colorida

Tranças nagô

Com a trend dos cabelos coloridos, as tranças nagô podem ser uma forma de ousar ao brincar com as cores. Assim como Karol Conká, que aderiu as tranças nagô cor de rosa e arrasou, os cabelos crespos podem ser descoloridos e pintados de cores fantasia com tonalizantes, combinados com tranças nagô.

Aplique de trança nagô

Pra quem gosta de sempre estar mudando de visual e não curte a ideia de ficar por bastante tempo com o mesmo estilo de cabelos, existem apliques de tranças nagô disponíveis no mercado, tanto com cabelo sintético como em cabelo real.

Os apliques de trança nagô também são uma ótima opção para quem está em transição capilar. Dessa forma, a raiz dos cabelos é trançada e se acrescenta as tranças nagô em apliques.

Outra opção possível é colorir seu aplique de tranças nagô. Assim, você não precisa descolorir suas madeixas e mantém seus cabelos crespos saudáveis e naturais.

Veja também:

Trança nagô masculina

Homens também pode aderir às tranças nagô. Muitos desenhos e estilos de tranças nagô masculina podem ser feitos no couro cabeludo e nos cabelos mais curtos. Jaden Smith, o filho caçula do ator Will Smith, vive aparecendo por aí com tranças nagô, cheio de estilo e valorizando as raízes das culturas africanas.

Os cabelos com tranças nagô em homens podem ser longos ou até mesmo em coque, conferindo muito estilo e personalidade.

Trança nagô e apropriação cultural: entenda

A apropriação cultural é um assunto que se tornou uma pauta recente. O assunto é polêmico e gera opiniões contraditórias. As tranças nagô, assim como os dreads, o turbante e outros penteados e vestimentas, são próprios de culturas específicas e são considerados símbolos culturais, históricos e de resistência.

Segundo cientistas sociais e ativistas do movimento negro, o uso de tranças nagô por pessoas que não possuam raízes africanas denota certo desrespeito à cultura e movimento negro, assim como o uso de dreads, que são um símbolo do movimento religioso e político Rastafári.

Trança nagô: como fazer passo a passo

Tranças nagô

Antes de fazer tranças nagô em casa, você deve ter em mente que seus cabelos devem estar fortes, já que durante o processo os fios podem se quebrar. Confira, a seguir, o passo a passo e aprenda a fazer tranças nagô sozinha:

Passo 1: divida ao cabelos em mechas pequenas e verticais, partindo da região próxima à testa até chegar à nuca. A espessura da mecha será proporcional à de sua trança nagô.

Passo 2: divida a primeira mecha em outras três mechas iguais e comece a trançar os cabelos, de forma que a trança fique colada no couro cabeludo. Enquanto faz sua trança embutida, vá acrescentando mais fios na mesma mecha.

Passo 3: se você desejar uma trança nagô somente na raiz dos cabelos, pode parar de trançar em um determinado ponto e deixar o restantes das madeixas soltas. Se preferir fazer as tranças nagô em toda a extensão dos cabelos, continue até a nuca e, depois, continue fazendo suas tranças de forma embutida. Ao final, enrole as pontas dos cabelos com elástico.

Quanto tempo dura as tranças nagô e como cuidar

As tranças nagô podem ser mantidas nos cabelos, sem retoques ou sem ter que refazer todo o processo, de três à oito semanas. Os cabelos com tranças nagô podem ser lavados uma vez por semana com shampoo neutro e muito bem secados.

Para manter suas tranças nagô por mais tempo, utilize touca ou fronha de cetim na hora de dormir, para que se diminua o atrito com os fios durante o sono. Evite o uso de chapéu, boné e creme nos cabelos.

Valorize ainda mais as raízes africanas e se inspire nos diferentes tipos de tranças nagô! Até a próxima!

Descubra como Alisar o cabelo em casa, deixando os frios mais brilhosos, macios e livres de químicas com 3 elementos secretos Clique aqui e assista ao vídeo.


Deixe seu comentário!

WordPress Ads
Economize tempo e dinheiro! Progressiva de chuveiro. Liso perfeito em minutos!
CONHEÇA AQUI
close-image