madeixa.com.br
Trança escama de peixe

Trança escama de peixe: confira o passo a passo e aprenda a fazer

Tranças são um tipo de penteado clássico e com muitas variações. Uma delas é a famosa trança escama de peixe, que garante um look mais despojado por seu aspecto mais “bagunçado”. Seja lateral, embutida ou tradicional, a trança escama de peixe pode acompanhar desde os looks mais formais até ocasiões casuais.

Quer saber mais sobre esse penteado e como fazê-lo em casa passo a passo? Então, me acompanhe na leitura dos próximos parágrafos!

Saiba como usar a trança escama de peixe em diferentes ocasiões

Trança escama de peixe

Diferente dos penteados de tranças clássicas, a trança escama de peixe é feita com pequenas mechas de duas divisões do cabelo, em vez de três. Essa técnica de penteado confere aos fios uma aparência mais despretensiosa e relaxada, podendo inclusive ter alguns fios e mechas soltas.

Em ocasiões mais informais, como um encontro ou um passeio no fim de semana, indicamos que se use a trança escama de peixe de forma mais solta combine o arranjo com acessórios mais divertidos. Já em ocasiões formais, como casamentos ou formaturas, indicamos o uso da trança escama de peixe lateral, combinando o penteado com acessórios mais sofisticados.

A seguir, montamos um passo a passo de como fazer a trança escama de peixe. Confira!

Como fazer trança escama de peixe? Veja passo a passo

Em cabelos longos

Trança escama de peixe

  1. Comece com os cabelos limpos e secos. Caso seus fios sejam muito finos ou lisos, é indicado usar uma mousse, para que a textura dos fios fique mais volumosa.
  2. Prenda o cabelo em um rabo de cavalo lateral, utilizando um elástico de silicone ou na cor de seus fios.
  3. Com auxílio de um pente, divida o rabo de cavalo em duas mechas grossas.
  4. Ao lado de cada uma das duas mechas grossas, separe uma mecha fina.
  5. Comece cruzando a mecha fina da esquerda por cima da mecha grossa, sempre em direção ao centro da cabeça.
  6. Repita o processo anterior do lado direito, separando uma mecha fina e passando acima da mecha grossa.
  7. Continue repetindo os passos 5 e 6 por toda extensão dos fios, de forma que se tenha um “X” desenhado com as mechas finas.
  8. Se o seu cabelo for repicado, não se preocupe! Alguns fios e mechas soltas vão deixar seu penteado ainda mais despojado e se ajustarão ao restante da trança no final.
  9. Ao finalizar, prenda o final da trança com um elástico de silicone ou da cor de se cabelo.
  10. Afrouxe levemente a trança por toda sua extensão, como se tivesse abrindo suas “escamas”. Dessa forma, seu penteado ganha um aspecto mais encorpado.
  11. Utilize um spray fixador para garantir que sua trança escama de peixe se mantenha intacta. Pronto! Agora, é só complementar o look e arrasar!

Em cabelos curtos

Trança escama de peixe

Se você é adepta às madeixas curtinhas, ainda sim a escama de peixe pode ser um penteado ideal para você. Seja com um topete ou modelando o cabelo, a trança escama de peixe em cabelos curtos é possível e deixa o visual lindo. Confira, a seguir, o nosso tutorial:

  1. Comece com os fios devidamente limpos e secos.
  2. Utilize uma mousse para modelar, se seus fios forem mais finos e lisos. Caso seu cabelo seja ondulado ou crespo, aposte em um ativador de cachos. Afinal, volume é tudo na trança escama de peixe!
  3. Para ganhar mais volume na parte de cima do cabelo, utilize uma babyliss e ondule as mechas da franja. Aposte em um modelador de diâmetro mais fino.
  4. Com o auxílio de um pente, reparta parte do cabelo, no topo da cabeça, que seja utilizada para embutir o topete com a trança escama de peixe.
  5. Neste passo, você irá começar a fazer a trança embutida em um pequeno comprimento dos fios. Faça o eixo de sua trança e vá puxando mechinhas finas para finalizar.
  6. Com os fios já trançados, utilize grampos e spray fixador para que seu penteado se mantenha intacto. Pronto! Seu topete com trança escama de peixe está finalizado.

Lateral

Trança escama de peixe

Essa variação do penteado de trança escama de peixe confere mais glamour e romantismo ao look. Indicamos para que se use em ocasiões que pedem elegância, de dia ou à noite. A seguir, confira nosso passo a passo de como fazer trança escama de peixe lateral:

  1. Com os cabelos secos e limpos, separe todos os fios para uma só direção. Se tiver franja lateral, divida-a para o mesmo lado. Já se for uma franjinha mais curta, penteie-a para frente.
  2. Capriche na texturização dos fios, passando uma mousse em toda extensão do cabelo.
  3. Alinhe os fios com a ajuda de um pente fino e comece a trançar as madeixas usando uma mecha fina na lateral do cabelo.
  4. O segredo da trança escama de peixe lateral é sempre puxar a mecha fina para trás da mecha grossa oposta. Faça o mesmo por toda extensão do cabelo, sempre puxando para a lateral.
  5. Ao final, prenda com um elástico de silicone ou da cor de seus fios. Pronto! Aí está sua trança escama de peixe lateral feita por você mesma!

Em cabelo meio preso

Trança escama de peixe

Penteados meio preso são sempre uma boa pedida para ocasiões mais diurnas. A seguir montamos um tutorial de como fazer trança escama de peixe em cabelo meio preso:

  1. Com os cabelos devidamente limpos e totalmente secos, passe um pouco de mousse para dar aquela texturização nos fios.
  2. Divida duas mechas no topo da cabeça, um pouco acima das orelhas, de forma que o cabelo fique meio preso na parte de trás.
  3. Comece a trançar cada uma das madeixas divididas, separando-as em duas mechas menores. Passe uma madeixa mais fina por cima de uma mais grossa.
  4. Continue o passo 3 até que toda extensão das duas mechas estejam trançadas.
  5. Una as duas mechas e prenda-as com um lindo grampo de sua preferência. Repuxe levemente os fios das tranças para dar aquele aspecto “desfiadinho”. Pronto! Aí está feita sua trança escama de peixe em cabelo meio preso!

Esse artigo te ajudou? Então, compartilhe-o!

Add comment