Madeixa

Trança DNA: o que é e como fazer o penteado do momento!

No mundo dos mais diversos tipos de penteados, é possível experimentar e criar novas tendência. Quando se trata de tipos de tranças, não é diferente. Por falar nisso, hoje iremos te contar tudo sobre as tranças DNA.

Para quem nunca ouviu falar as tranças DNA, elas são um modelo de penteado trançado que remete ao formato de DNA, em espiral.

As tranças DNA estão bombando nas redes sociais, como o Pinterest e o Instagram, e já são um dos penteados mais reproduzidos pelas it girls e blogueiras.

Honestamente falando, as tranças DNA não são o penteado mais fácil de ser feito, mas com jeito e paciência – e seguindo nossas dicas – você poderá testar esse estilo de tranças em suas madeixas!

Continue com a gente nos próximos parágrafos e tire todas as suas dúvidas sobre as tranças em formato de DNA, além de um passo a passo, dicas e um montão de fotos para você se inspirar.



O que é trança DNA?

Pra quem olha à primeira vista, as trança DNA podem parecer muito difíceis de serem feitas e passam a imagem de um penteado muito elaborado, que só pode ser feito em um salão de beleza.

A boa notícia é que isso não é bem uma verdade: por conta dos muitos detalhes do penteado, é preciso alguma prática e um pouco de treino para conseguir fazer sua trança DNA em seus cabelos.



A trança DNA não é feita de forma embutida. Ao final do trançado em espiral, é necessário dar uma torcida nas mechas. Por isso, é válido incorporar a trança DNA aos penteados presos ou semipresos.

Feita em forma de espiral e inspirada no formato de um DNA, esse tipo de trança é bem despojado, interessante e fica bem bonito nas madeixas. Pra quem gosta de originalidade e criatividade, as tranças DNA com certeza são uma ótima opção de penteado!

As tranças DNA podem ser feitas de muitas formas diferentes, desde em penteados presos em um rabo de cavalo até em penteados semipresos, na lateral ou em trança dupla.

Quem pode fazer tranças DNA?

A trança em estilo DNA pode ser feita em qualquer textura de cabelos, dos mais lisos aos crespíssimos. Entretanto, vale dizer que o penteado ganhou muito destaque no Pinterest quando aliado aos cabelos coloridos em tom fantasia, o que deixa o penteado ainda mais descolado e com um estilo bem geek e “diferentão”.

Nos cabelos mais crespos, a dica é apostar em tranças DNA grossas, para que o penteado fique mais evidente nos cabelos.

Como fazer trança DNA sozinha: passo a passo

Como já dito antes, o processo para fazer tranças DNA em casa requer um certo tempo livre e bastante paciência, principalmente para quem não tem muita habilidade em fazer penteados.

O modelo de tranças em formato de DNA lembra bastante as tranças espinha de peixe. A diferença entre os dois tipos de trançados é que a trança DNA utiliza três mechas ao invés de somente duas.

A seguir, preste bem atenção e confira nosso passo a passo e aprenda como fazer tranças DNA em casa:

  • Passo 1: comece dividindo os cabelos em três partes. A mecha do meio deve ser um pouco mais fina do que as outras duas nas laterais.
  • Passo 2: comece pelos fios da esquerda e pegue uma mecha bem fininha da parte externa. Passe a mechinha por cima dos fios e, em seguida, passe-a por baixo até alcançar os fios da direita.
  • Passo 3: agora parta para a parte direito. Pegue uma mechinha da parte externa, passe-a por baixo dos fios e também por cima da mecha do meio dos cabelos, até que o trançado se encontre com a parte à esquerda.
  • Passo 4: o processo deve ser repetido várias vezes até que finalize. Ao final, prenda sua trança DNA com um elástico para cabelos.
  • Passo 5: quando acabar de fazer suas tranças DNA, você irá perceber que os fios ficam em formato de espiral naturalmente. Para dar ainda mais acabamento ao penteado, torça um pouco as tranças e deixe o formato em espiral mais acentuado.

Dicas e styling para tranças DNA

Para quem não tem muito costume de fazer tranças no próprio cabelo, é preciso praticar o penteado até que acerte, com alguns truques e dicas básicos esse processo pode ficar mais fácil:

  • Desembarace bem os fios. Pode parecer uma dica boba, mas tranças necessitam de cabelos em desembaraçados para ficarem sem frizz e bem feitas. Aplicar um leave-in ou creme para pentear nos cabelos é recomendado.
  • Você também pode apostar em deixar os fios bem lisinhos antes de fazer suas tranças DNA. Para isso, faça uma escova bem potente e finalize com prancha. Só não se esqueça do protetor térmico.
  • Como as tranças DNA trabalham com mechas fininhas, pode ser difícil ou até mesmo impossível reproduzir o penteado em cabelos muito repicados. Portanto, seu corte de cabelos deve ser levado em consideração antes de fazer o penteado.
  • Para fazer o styling do penteado, você pode apostar no pó texturizador, que irá proporcionar mais volume e estilo “messy hair” para o penteado, que vai ficar ainda mais despojado.
  • Para fazer com que o penteado em trançado DNA dure por mais tempo, você pode aplicar um spray fixador forte. Com algumas borrifadas, você já garante o charmoso formato em espiral em suas madeixas por mais tempo.

Não é todo dia que é possível sair do óbvio e investir em um penteado mais elaborado, como é o caso das trança DNA. Para arrasar em festas, ocasiões informais ou em datas comemorativas, as tranças DNA caem super bem e combinam com um look bem despojado, cheio de cores e estilo!

Aposte nas nossas dicas, separe um tempinho e treine o nosso passo a passo de como fazer trança DNA! Depois, compartilhe esse post nas suas redes sociais contando o resultado para a gente!

Até a próxima!

Deixe seu comentário!