Será que o famoso tônico de alho é eficiente mesmo para fortalecer os fios capilares como se propagandeia por aí ou é mais uma cascata da indústria dos cosméticos?
O famoso “gota dourada” é o produto mais utilizado para o tratamento não só de fortalecimento, mas também para a aceleração de crescimento de fios capilares.
Há algum embasamento científico sobre a eficácia do tônico de alho para esses tratamentos?
Bem, o que podemos adiantar é que… mais ou menos.
Não existe remédio milagreiro apesar de muitos viverem alimentando pensamentos mágicos, como a crise da Covid-19 deixou claro para todo mundo.
Porém, isso não significa que não existam remédios que ajudem a se chegar ao resultado esperado.
No fim das contas o que as pessoas esperam é tirar o esforço pessoal da jogada, usar um produto, ficar de preguicinha no “Zap Zap” esperando o remédio agir e, pronto, problema resolvido.
Mas as coisas não funcionam assim fia.
Na maioria dos casos tem que haver uma parceria entre Homem e remédio, Homem e produto, cada um fazendo a sua parte para que juntos alcancem o resultado almejado.
Com o tônico de alho não é diferente.
Neste post vamos comentar sobre as vantagens de se utilizar o tônico de alho, o que esperar e o que não esperar dele e também como aplicá-lo no seu cabelo da forma correta.
Saiba mais informações sobre o tônico de alho a seguir. Confira!
Índice do Artigo
O que é o tônico de alho?
Tônico de alho é um produto cosmético que utiliza o alho na sua composição. Se trata de um creme, um óleo hidratante para os fios, produzido depois de se ter ciência que o alho pode proporcionar benefícios ao couro cabeludo.
Não é possível obter esse produto apenas em lojas de cosméticos especializadas ou em farmácias. Também é possível fazer um tônico de alho de forma caseira.
Entretanto, o modo de aplicação para se obter os benefícios desejados varia porque o uso de substâncias para a produção do tônico pode variar, o que propicia efeitos mais rápidos e potentes ou mais vagarosos e brandos.
Como o tônico de alho beneficia os fios do cabelo?
A história de que o tônico de alho faz bem para o cabelo não é um conto da carochinha e nem devia causar surpresa porque o alimento, consumido na sua forma pura ou misturado em outros alimentos, propicia, de fato, vários benefícios a saúde humana.
Por exemplo, por ser rico em alicina, um composto sulfurado, tem ação antimicrobiana. Isso significa que é muito útil para combater fungos, bactérias e vírus. É um grande help para o seu sistema imunológico.
Imagine a cena dos Vingadores Ultimato com os portais se abrindo revelando a maior aglomeração de heróis reunidos em uma mesma cena na história do cinema. Substitua esses heróis pelas propriedades do alho.
É assim que seu sistema de defesa natural observa a chegada desse nutriente no organismo para combater o Thanos da vez que está causando problemas.
A alicina também tem ação antioxidante. Isso basicamente é combater as células que podem provocar a irrupção de uma célula cancerígena ou acelerar o envelhecimento da pele.
Isso para ficar apenas em alguns exemplos dos benefícios do alho na sua dieta.
Ora, se é comprovado que o alho faz tão bem para o nosso organismo, não é de se admirar que o cabelo se beneficie de suas ações positivas no corpo humano.
O que o tônico de alho faz no cabelo?
Mirando especificamente no cabelo, qual o big deal provocado pelo tônico de alho?
O alho, por ter propriedades antioxidantes, ajuda a purifica o couro cabeludo, combate a caspa, seborreia, coceiras e outros problemas causados por organismos nocivos para a saúde capilar.
Essa ação tem como efeito natural prevenir e reduzir a queda de cabelo, provocar fortalecimento dos fios e controlar a oleosidade do cabelo.
Além disso, o alho se apresenta como um estimulante natural que ajuda a acelerar a circulação sanguínea impulsionando o crescimento do cabelo.
Mas o tônico de alho resolve todos os seus problemas?
Esse é o problema. Ciente de todos esses benefícios, muitas pessoas acreditam que apenas aplicar o produto irá resolver o problema da queda de fios ou da demora do crescimento.
O tônico de alho ajuda, mas não resolve tudo sozinho. Ele acelera resultados, ajuda a fortalecer, mas se você não colaborar, não vai resolver tudo sozinho.
Se você usar o produto e continuar se alimentado que nem uma criança de 12 anos que vive a base de bolacha recheada e batata frita, por exemplo, o tônico de alho só vai conseguir reduzir os danos.
Se você continuar a exagerar na chapinha, na química no cabelo e em banhos muitos quentes, sem chance amiga. Não adianta jogar na conta do tônico de alho, pois, como já dito, não é milagreiro não.
A resposta definitiva é: se você fizer a sua parte, com certeza o tônico de alho vai acelerar os resultados, vai diminuir o tempo de espera para se alcançar a meta traçada desde que percebeu que seu cabelo passa por problemas.
Usando o tônico
Para usar o tônico de alho o faça com o cabelo seco.
Aplique em todo o couro cabeludo e encharcando bem.
No restante do cabelo, se for de sua preferência, você pode aplicar um óleo vegetal, o que estiver mais habituada.
O ideal é que você ponha o tônico de alho em um frasco, se usar um tônico caseiro, que tenha um bico na qual possa dosar a quantidade a despejar nos trechos do couro cabeludo.
Ao terminar de fazer a aplicação, use os dedos para massagear o couro cabeludo com o óleo do tônico de alho. Faça movimentos circulares e mantenha por pelo menos 2 minutos a ação.
Passado esse tempo, prenda o cabelo e aguarde o produto agir. O tempo mínimo é de 30 minutos, porém o mais recomendável e que fique com o produto na cabeça por 1 hora.
Lave o cabelo usando shampoo, tire o excesso d’água com uma toalha e depois hidrate com uma máscara de hidratação.
Deixe o produto agir pelo tempo indicado no rótulo.
Enxágue e se desejar aplique um condicionador antes de finalizar como está acostumada.
Gostou deste conteúdo sobre tônico de alho? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença.
Deixe seu comentário!