Madeixa
Tônico capilar

Tônico capilar: saiba os benefícios, como funciona e receitas caseiras

Promoções na Amazon
Quase todo dia a Amazon faz uma promoção de produtos para cuidar do cabelo.Clique aqui e confira os itens que estão em PROMOÇÃO hoje.

Tônico capilar antiqueda, tônico anticaspa e tônico capilar para crescer os cabelos: são muitas as funções desse produto, que pode nutrir os fios e até combater doenças. Conheça mais sobre o tônico capilar, como funciona e como utilizá-lo.

Benefícios

O tônico capilar é um produto com função específica e que deve ser escolhido de acordo com cada caso. Entre as muitas finalidades deste produto estão desde opções que tratam problemas como seborreia e caspa, até produtos que estimulam o crescimento de novos fios, fortalecem a fibra a fibra capilar, proporcionam nutrição e até mesmo previnem o aparecimento de fungos nos fios.

Para compreender melhor a ação do tônico capilar, devemos conhecer mais a fundo como é a absorção de nutrientes no couro cabeludo. Assim como nossa pele tem poros, que podem absorver ou expelir substâncias, nossos fios possuem cutículas capilares, que podem se abrir ou se fechar para absorver substâncias.

E, da mesma forma que nossos poros podem expelir o suor, as cutículas dos fios também podem eliminar os nutrientes de dentro dos cabelos. Esse processo pode ocasionar a perda de água e nutrição dos fio, que ocorre quando as cutículas capilares estão muito abertas e danificadas. Seja para tornar os cabelos mais nutridos e saudáveis, ou combater problemas como queda e doenças do couro cabeludo, o tônico capilar é um ótimo produto para ser usado nos cabelos.

Tônico capilar para queda de cabelo: funciona mesmo?

Tônico capilar

O tônico capilar é, frequentemente, um dos produtos mais procurados quando o assunto é queda dos cabelos e falhas no couro cabeludo. Muitas doenças podem acarretar a queda dos fios, como Alopecia Areata, que pode desenvolver falhas arredondadas no couro cabeludo por conta da queda em placa dos fios.

Pensando nisso, a indústria de cosméticos investe e desenvolve cada vez mais tônicos capilares antiqueda, que proporcionam nutrientes, substâncias anti-inflamatórias, antissépticos e substâncias nutritivas para restaurar a saúde do couro cabeludo e estimular o crescimento de novos fios.

Tônico capilar à base de Minoxidil: como usar

A grande maioria dos tônicos capilares, conhecidos como produtos antiqueda, proporcionam uma estimulação do couro cabeludo para o crescimento. Entretanto, isso não significa que tais produtos possam pausar os problemas de queda de cabelos. Para se combater com eficácia a queda dos fios, o tônico mais recomendado é a base de Minoxidil, uma substância com princípio ativo de fórmulas antiqueda, tais como: Noxidil, Tugain. Ylox, Lacovin, dentre outros.

O Minoxidil age como vaso dilatador, inclusive podendo ser usado para o combate à hipertensão. Com recomendação médica, a substância é capaz de estimular a circulação sanguínea e transportar moléculas de oxigênio para os folículos capilares, outra função interessante do Minoxidil e atuar como facilitador dos canais de potássio, nas membranas celulares, processo que interfere diretamente no ciclo de vida dos fios.

Tônico capilar no combate à calvície

Tônico capilar

O mecanismo de ação dos tônicos capilares à base de Minoxidil também combatem alopecia androgenética (calvície) maior causa de queda de cabelos em homens, já que a substância afeta diretamente a produção do hormônio di-hidrotestosterona (de HT). É válido ressaltar, que o uso do Minoxidil deve ser recomendado por um médico, já que a substância trata-se de um remédio que, inclusive, afeta a pressão arterial. Portanto, a dosagem do da substância varia de caso para caso, fazendo o que seu uso seja ligado ao acompanhamento médico.

Tônico capilar caseiro: receitas e dicas

Para quem busca tônicos capilares para nutrir os cabelos e acelerar o crescimento das madeixas, a boa notícia é que existem muitas receitas de tônicos capilares caseiros. Confira, a seguir, três de nossas melhores receitinhas e faça você mesma em casa:

Tônico capilar caseiro de vinagre de maçã para crescer os cabelos

Esta receita de tônico capilar caseiro é simplesmente ma-ra-vi-lho-sa! Isto porque o louro possui substâncias que estimulam o crescimento de novos fios; o eucalipto é antisséptico e evita fungos e bactérias no couro cabeludo; e vinagre de maçã sela as cutículas capilares e promove a reconstrução ácida dos cabelos.

Você vai precisar de:

  • 1 colher de sopa de folhas de louro
  • 1 colher de sopa de folhas de eucalipto
  • 100ml de vinagre de maçã
  • 300ml de água
  • 1 frasco borrifador

Como fazer:

  1. Em uma panela ferva os 300ml de água e acrescente as ervas.
  2. Após esfriar acrescente os 100mnl de vinagre de maça à água com o louro e o eucalipto.
  3. Após lavar os cabelos com shampoo, e sem condicionados, aplique o tônico caseiro em toda a extensão dos cabelos, da raiz até as pontas, e massageie bem.
  4. Deixe agir nos fios de 30min à 2h e retire o produto com água.
  5. Condicione o fios e finalize como de costume.
  6. Repita o processo até duas vezes por semana

Tônico capilar de limão, melaleuca e cebola para caspa e seborreia

Tônico capilar

Essa receita é indicada para casos de caspa e seborreia, além de promover um brilho e hidratação incríveis, graças à melaleuca e a cebola. O limão auxilia na limpeza do couro cabeludo e ação antisséptica.

Você vai precisar de:

  • ½ suco de um limão
  • 1 cebola ralada
  • 100 ml de água
  • 1 frasco de plástico ou vidro.
  • 2 gotas de óleo essencial de melaleuca

Como fazer:

  1. Bata a cebola ralada no liquidificador com 100ml de água até que se forme uma pasta, em seguida coe o líquido
  2. Misture as duas gotas do óleo de melaleuca e o suco de um limão ao sumo da cebola já coado, misture bem e coloque em um frasco para uso.
  3. Aplique no couro cabeludo seco e com, ao menos, um dia e meio sem estarem lavados, massageie bem.
  4. Aplique um pouco do tônico na extensão dos fios e enluve as mechas
  5. Aguarde de 30 minutos à 2h e enxague bem os fios
  6. Lave os cabelos com shampoo e condicionar, finalize os cabelos como de costume!
  7. Repita o processo até duas vezes por semana

Agora que você já sabe como funciona o tônico capilar e seus benefícios, que tal testar uma de nossas receitas caseiras em casa? Conta para gente nos comentários o que achou de nossas dicas!

Deixe seu comentário!