Madeixa
Tipos de texturização para o cabelo

Veja os 7 melhores tipos de texturização para o cabelo

A texturização dos cabelos é muito importante para quem tem cabelos crespos e cacheados, especialmente para quem está passando pela transição capilar e lida com duas ou mais texturas diferentes nos cabelos. Para harmonizar a aparência das madeixas e valorizar e estimular ainda mais os cachos e ondas, o melhor é a texturização capilar.

Existem muitas formas de se fazer texturização capilar nos cabelos, sendo com o uso de acessórios, com o auxílio dos dedos e com cremes e ativadores de cachos. A seguir, iremos tratar das melhores texturizações de cabelos para os fios em transição capilar.

1 – Texturização com fitagem

Tipos de texturização para o cabelo

Trata-se de uma técnica de texturização dos fios que pode ser feita tanto por quem já é cacheada ou ondulada, ou por quem está no processo de transição capilar. A fitagem é mais indicada para cabelos mais finos e leves e seu resultado pode não ser muito satisfatório em cabelos crespos e mais volumosos. Para as madeixas onduladas e levemente cacheadas, a fitagem é a melhor texturização.



Como fazer:

  1. O primeiro passo é lavar os cabelos com shampoo e finalizar com condicionador.
  2. Com os cabelos úmidos, aplicar na extensão dos fios um leave-in/gel de sua preferência.
  3. A seguir, você deve dividir o cabelo em camas e começar com as mechas próximas à nuca, enluvando e penteando mecha por mecha dos cabelos com os dedos, com uma pequena quantidade de leave-in. Recomendamos o uso de produtos ativadores e modeladores de cachos.
  4. Ao finalizar o processo de pré-fitagem, comece a amassar as “fitas” com os dedos, sempre debaixo para cima, a fim de estimular a formação de ondas e cachos. Se preferir um resultado ainda mais potente, você pode utilizar um difusor de cachos.

Veja também: Fitagem estruturada: veja os benefícios e aprenda a fazer passo a passo

2 – Texturização com dedoliss

O dedoliss é uma texturização que muda o formato dos fios temporariamente. Essa técnica é indicada para os cabelos com pouca definição das ondas ou cachos ou para quem quer ainda mais definição!

Como fazer:

  1. O primeiro passo é lavar os cabelos com shampoo e condicionador.
  2. Em seguida, com os cabelos ainda úmidos, aplicar um creme ativador/modelador de cachos de sua escolha.
  3. Separe os fios em mechas bem finas (mais finas para ter mais volume; mais grossas para menos volume).
  4. Com os dedos torça as mechas, enrolando os cabelos como se fosse uma babyliss (daí, o nome da técnica). Segure por alguns segundos e solte as mechas.
  5. Deixe os cabelos secarem naturalmente.

3 – Texturização com bigudinho

Tipos de texturização para o cabelo



Um acessório muito famoso no universo dos cachos e ondas, sua função parece com a do bobe: definir o formato de ondas e cachos. Essa técnica de texturização é indicada tanto para quem está em transição capilar quanto para quem tem madeixas mais onduladas, ou até mesmo lisas, e querem o glamoroso efeito das ondas nos fios.

Como fazer:

Antes de começar a texturização com bigudinhos, seus cabelos devem estar limpos e úmidos. Em seguida, comece a desembaraçar os cabelos.

  1. Com os cabelos já escovados ou penteados, aplique um ativador/modelador de cachos na extensão das madeixas.
  2. Divida os cabelos em mechas em finas e prenda cada uma delas com presilhas.
  3. Vá aplicando o ativador/modelador de cachos em cada uma das mechinhas e enrole os cabelos ao redor do bigudinho, levando o acessório na direção da raiz dos fios. Utilize grampos para manter as mechas firmes no acessório.
  4. Retire os bigudinhos cuidadosamente e aplique duas ou três gotas de óleo de argan nos cabelos. Massageie os fios de baixo para cima com os dedos.

4 – Texturização com tranças

As tranças também são uma possível texturização para cabelos lisos e ondulados e que dão efeito ondulado aos cabelos. Sua forma de fazer é bem simples: trançar os cabelos em uma, duas ou mais partes. Quanto mais fina as tranças, mais finos os cachos; e quanto mais grossas, mais largas as ondas. O segredo é trançar os cabelos à noite e retirar as tranças somente pela manhã.

Para proporcionar um efeito ainda mais hidratado aos cabelos, você pode aplicar um leave-in nos fios antes de trançá-los.

5 – Texturização com coquinhos

Tipos de texturização para o cabelo

A texturização dos cabelos com coquinhos é uma das mais utilizadas por quem está na transição capilar e funciona para qualquer textura capilar, dos mais lisos até os mais crespos. Para essa técnica você vai precisar de alguns elásticos para cabelo, um pente fino e um ativador/modelador de cachos. O ideal é começar a fazer os coquinhos com os cabelos meio secos e meio úmidos.

  1. Com os cabelos limpos e úmidos, comece a dividir as madeixas em mechas (mechas grossas para quem deseja cachos largos e mechas finas para que prefere cachinhos mais fechados).
  2. Pague cada mecha e divida em duas partes. Torça uma parte na outra como uma trança.
  3. Feito isso, enrole a mecha torcida em um pequeno coque e prenda com um elástico.
  4. Repita o procedimento em todas as mechas, até que todos os cabelos estejam em coquinhos presos em elásticos.
  5. Aguarde até oito horas enquanto os cabelos secam com os coquinhos. É recomendado, inclusive, dormir com os coquinhos nos cabelos e soltá-los pela manhã.

6 – Texturização com plopping

O plopping é uma técnica de texturização capilar indicada para todos os cabelos de ondulados a crespos e consiste em amassar os cabelos. Parece meio estranho pra quem nunca ouviu falar, mas faz muito sentido. Confira:

  1. Com os cabelos já limpos e ainda úmidos, aplique um ativador ou modelador de cachos próprio para sua textura capilar nos fios.
  2. “Amasse” os cabelos com o auxílio de uma toalha de algodão, de cima para baixo, com suavidade. Repita o procedimento até que as ondas se formem e o cabelo fique quase seco.
  3. Deixe que as madeixas sequem naturalmente! A texturização com a técnica plopping estimula o formato natural de seus fios e valoriza mais ainda suas ondas ou cachos.

7 – Texturização com twist

Tipos de texturização para o cabelo

O twist é uma técnica de texturização capilar mais voltada para os cabelos afro e crespos. Consiste em um processo bem parecido com as tranças, mas torcendo os cabelos em somente duas partes e em mechinhas bem pequenas. Essa texturização capilar aumenta o volume e favorece ainda mais a definição das madeixas crespíssimas!

O segredo da texturização twist é utilizar um umidificador de cachos antes de começar o processo e aguardar algumas horas. O mais indicado seria dormir com os twists nos cabelos e soltá-los pela manhã. Bem simples, não é?

Valorize mais ainda o maravilhoso e cheio de estilo volume dos cabelos cacheados e crespos com essas incríveis texturizações para o cabelo. E para quem possui lindos cabelos ondulados, que tal estimular mais ainda a formação das tão belas ondas nas madeixas? Teste as texturizações que indicamos e descubra qual mais se adapta ao seu cabelo.

Deixe seu comentário!