madeixa.com.br

Conheça os tipos de shampoo e saiba qual é o melhor para o seu cabelo

Quem gosta de cuidar das madeixas sabe que a ida ao supermercado ou às lojas de produtos especializados em beleza nem sempre é uma tarefa fácil. Isso porque existem diversas opções no mercado que, muitas vezes, acabam nos confundindo no momento da compra.

E quem nunca teve uma surpresa negativa ao experimentar um produto indicado pela amiga ou pela vizinha que amaram o efeito, mas que, no seu cabelo, não teve um resultado tão bom assim, não é mesmo? Um dos produtos que mais causam dúvidas no momento da escolha são os shampoos.

O shampoo é uma parte muito importante do tratamento e é responsável pela limpeza dos fios e também do couro cabeludo. Por isso, é muito importante escolher o shampoo ideal para o seu tipo de cabelo, pois cada produto deve ser usado de uma determinada forma e pode causar sérios danos se utilizados de forma errada.

Além disso, o shampoo tem a característica de abrir levemente a cutícula para preparar o frio para receber outros cuidados, como a hidratação, nutrição ou reparação. Por conta disso, muitos profissionais orientam suas clientes a lavarem seus cabelos duas vezes – uma para eliminar a sujeira e outra para a preparação de outros cuidados – e com shampoos que não agridam as madeixas.

Muitos shampoos também possuem a ação de tratamento de algum distúrbio, como a seborreia ou disfunção no couro cabeludo. Para não errar na próxima compra desse produto tão importante e ter problemas incômodos – como caspa ou ressecamento -, separamos algumas dicas para você escolher o produto certo para o seu tipo de cabelo.

Shampoos perolados

Esse é o tipo de shampoo mais comum no mercado e é feito especificamente para o uso diário. Alguns deles possuem ação hidratante e fazem uma limpeza mais superficial do fio, podendo ser usado todos os dias. Entretanto, quem possui cabelo oleoso deve ter atenção com esse tipo de shampoo.

Por fazer uma limpeza mais superficial, ele pode não controlar a oleosidade dos fios. Nesse caso, é indicado que a pessoa intercale seu uso com algum shampoo de limpeza mais profunda. No caso de outros tipos de cabelo, a indicação é que a pessoa também intercale, vez ou outra, com um shampoo que proporcione uma melhor limpeza dos fios, para que não ocorra problemas como caspa e oleosidade.

Shampoos leitosos

 

Dentre todos os produtos disponíveis no mercado, esse é o que possui o menor poder de limpeza. Geralmente, os shampoos leitosos possuem função específica e são utilizados em tratamentos, como anti-caspas, alguma disfunção do couro cabeludo, cabelos tingidos ou fios extra secos.

Veja também:Qual é a diferença entre cabelos secos e ressecados?

No caso de shampoos leitosos específicos para cabelos tingidos, o produto auxilia no processo de desbotamento do fio, preservando a cor por mais tempo. Geralmente, esses produtos apresentam algum tipo de pigmentação que pode reviver a cor e impedir que o cabelo fique manchado – como o caso de shampoos roxos para cabelos loiros.

Vale ressaltar que shampoos super hidratantes, geralmente, também possuem essa textura. Além da utilização nos tratamentos específicos, esse tipo de shampoo é bastante indicado para cabelos extremamente ressecados, pois agridem pouco o fio.

Shampoos transparentes

Como o próprio nome já diz, são shampoos transparentes ou que quase não possuem cor. Eles são muito parecidos com os shampoos de bebê. A principal característica desse produto é promover uma limpeza potente nos fios. Entretanto, ele é menos agressivo que os shampoos de limpeza profunda (antirresíduos). Alguns, inclusive, possuem agentes hidratantes na fórmula que podem ajudar a não ressecar as madeixas.

Ele pode ser usado em quase todas as lavagens, pois esse shampoo complementa a limpeza que os outros produtos não conseguem fazer. Ele também pode ser usado antes dos produtos específicos para tratamento (leitosos), auxiliando em uma melhor absorção desses produtos.

Por promover uma limpeza mais eficiente, esse tipo de shampoo é bastante indicado para cabelos oleosos, ajudando no controle da oleosidade e mantendo os fios sempre limpos.

Shampoos antirresíduos

Esse tipo de shampoo promove uma limpeza super potente e, por isso, também é conhecido como shampoo de limpeza profunda. Por conta disso, não é indicado o uso contínuo desse produto, uma vez que pode ocasionar o ressecamento dos fios.

Os profissionais orientam que esse tipo de shampoo seja utilizada a cada 15 dias ou antes de uma hidratação profunda, já que ele tem o poder de abrir a cutícula do fio e auxiliar na melhor absorção do produto no fio.

Esse tipo de shampoo também deve ser usado com cuidado por quem possui o cabelo tingido, com fios ressecados ou possui progressiva. Por agredir mais o fio, esse produto pode fazer com que o cabelo perca a cor mais rápido – no caso dos tingidos – e causar mais ressecamento e pontas duplas – no caso de cabelos secos e com química.

Shampoos sem sulfato

Os chamados shampoos sem sulfato não possuem nenhum tipo de surfactante derivado dos sulfatos. Mas o que são os sulfatos e qual sua função? Por serem baratos, eles são amplamente utilizados pela indústria de cosméticos.

Eles produzem bastante espuma e costumam promover uma boa limpeza. Entretanto, podem causar alergias, escamação do couro cabeludo e coceira. Nesse caso, shampoos sem sulfato não fazem espuma.

Muita gente não gosta de lavar o cabelo sem a famosa espuma, pois tem a sensação de que os fios não foram limpos. De fato, esse tipo de produto possui uma ação de limpeza leve.

Porém, ele pode auxiliar nos cuidados de cabelos específicos, como os cacheados, extremamente ressecados, com química, tingidos e elásticos. Isso porque ele agride pouco as madeixas, desbotando menos a cor e ressecando menos o fio – além de evitar as alergias.

No caso de cabelos oleosos, o uso do shampoo sem sulfato deve ser intercalado com outro de ação de limpeza mais eficiente, como os transparentes. Caso contrário, a oleosidade do couro cabeludo pode não ser controlada e causar problemas como a caspa.

Esse artigo ajudou você? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais!

Add comment