Madeixa
Tipos de finalizadores de cabelo

Tipos de finalizadores de cabelo: descubra o melhor para você

Muitos dizem por aí que um cabelo bem finalizado é um cabelo bem cuidado… Não podemos negar esse fato. Uma boa finalização evita muitos problemas capilares e deixa os fios brilhantes e macios.

Porém, existem diversos tipos de finalizadores de cabelo e o efeito oferecido por eles pode mudar o resultado final dos fios, de acordo com a textura do produto e de seus componentes.

Caso você não entenda nada desse assunto, não se preocupe! Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre os tipos de finalizadores de cabelos e, no final, você com certeza saberá qual é melhor para atender suas necessidades capilares!

Para que serve o finalizador de cabelo?

Tipos de finalizadores de cabelo



Os finalizadores de cabelo não são nada mais do que cremes, óleos, séruns ou sprays feitos especialmente para proteger o cabelo após a lavagem e a exposição à temperaturas muito altas.

Esses produtos têm a função de criar uma espécie de capa ao redor dos fios, protegendo, deixando as cutículas fechadas e dando um ar de hidratação, leveza e maciez.

Porém, todos esses benefícios vêm na forma de diversos tipos de produtos, que podem ser escolhidos de acordo com o seu tipo de cabelo, preferências ou necessidades.



Por isso, vamos ver agora alguns dos tipos de finalizadores de cabelo existentes para que você saiba bem qual comprar na próxima vez em que for à loja de cosméticos.

8 tipos de finalizadores de cabelo

Aviso: a lista a seguir possui muitos produtos maravilhosos e você deverá tomar cuidado para não querer comprar todos!

1. Finalizador de silicone

Tipos de finalizadores de cabelo

O finalizador de silicone é muito potente quando o assunto é evitar frizz. Além de criar uma camada no cabelo, ele dá aos fios um aspecto impermeável, excelente para ambientes úmidos como a praia.

Por conta disso, dificilmente você ficará com pontas duplas ou frizz utilizando um finalizador de silicone. Ele vem em forma de creme, com um aplicador próprio, e não deve ser utilizado em excesso para que os fios não fiquem pesados ou com aspecto de oleoso.

2. Óleos essenciais

Tipos de finalizadores de cabelo

Os óleos essenciais são os queridinhos de todas as mulheres que amam cuidar dos cabelos. Eles podem ser usados também para fazer umectação durante o cronograma capilar.

Quando utilizados como finalizadores, eles hidratam profundamente os fios, deixam com um ar de leveza e reduzem o frizz. O óleo preferido de muitas mulheres para fazer finalização é o óleo de argan.

É importante notar que o cabelo não fica oleoso quando usamos óleos sem enxágue. Todos os nutrientes são absorvidos pelos fios e o que resta é o brilho e a hidratação.

Veja também: Benefícios e como usar óleo de coco no cabelo

3. Creme para pentear

Tipos de finalizadores de cabelo

O bom e velho creme para pentear é um dos clássicos finalizadores para todos os tipos de cabelos, podendo ser encontrado facilmente em diversos tipos de comércio.

O creme para pentear pode ser uma excelente opção para quem tem necessidades capilares especiais (como, por exemplo, quem passou por um corte químico ou possui cabelo tingido), já que muitas vezes ele é vendido com vitaminas adicionais muito boas.

Porém, é importante notar que o creme para pentear é um finalizador que não deve ser aplicado em excesso, já que ele pode deixar os fios com um ar pesado ou até mesmo com aparência de oleoso.

4. Finalizador em gel

Tipos de finalizadores de cabelo

Antigamente, o gel era muito utilizado para deixar os topetes imóveis e os penteados malucos dos anos 80 ainda mais estranhos. Porém, atualmente o uso do gel ganhou uma nova forma.

Ele é usado principalmente como um finalizador que deixa o cabelo com um efeito úmido, excelente para fotos e, também, a aposta de muitas famosas que querem passar um ar de elegância em eventos.

Além de tudo isso, o gel é um excelente finalizador para mulheres com cabelo cacheado, já que ele dá estrutura aos cachos e auxilia em processos como a transição.

5. Finalizador em pomada

Tipos de finalizadores de cabelo

O finalizador em pomada é usado principalmente pelos homens e ajuda a combater o frizz, deixando o cabelo com um aspecto de “não utilizei nenhum produto após o banho”.

O finalizador em pomada pode ser um pouco mais caro do que os citados anteriormente, mas ele é muito interessante para quem tem cabelo repicado ou curto, já que sua consistência rígida funciona bem nesse tipo de cabelo.

6. Spray fixador

Tipos de finalizadores de cabelo

O spray fixador é um finalizador utilizado principalmente pelas amantes de penteados elaborados ou por quem faz muito babyliss, já que a função dele é fixar o cabelo em uma posição por bastante tempo.

Atualmente, existem sprays fixadores que só saem dos fios na próxima lavagem. Por isso, esse tipo de finalizador é uma excelente opção para quem gosta de brincar e dar novas formas ao cabelo.

7. Protetor térmico

Tipos de finalizadores de cabelo

O protetor térmico é um dos tipos de finalizadores para cabelos que não pode faltar na casa de nenhuma mulher que queira ter fios saudáveis e que sempre utiliza ferramentas como secador de cabelo, chapinha e babyliss.

Ele deve ser aplicado nos fios antes da utilização de uma fonte de calor. Assim, o produto protegerá o cabelo das altas temperaturas, evitando a quebra, o frizz e, ao mesmo tempo, proporcionando brilho e maciez.

8. Ativador de cachos

Tipos de finalizadores de cabelo

Especialmente para as mulheres de cabelos cacheados, o ativador de cachos é um excelente e versátil finalizador.

Versátil, pois ele pode ser encontrado em várias formas: creme, óleo, spray, sérum… E você pode escolher qual se encaixa mais ao seu tipo de cabelo e às suas necessidades no momento.

E extremamente eficaz, pois ele ajuda a dar maior definição aos cachos, o que ajuda muito quem está passando pela transição capilar ou apenas quer dar mais volume e definição aos cachos.

Com certeza, sua mente está ardendo com tantas utilidades e tantos tipos de finalizadores para cabelos diferentes! Como eles possuem funções diferentes, você provavelmente deverá comprar mais de um. Porém, valerá muito a pena.

Como dissemos no início do artigo, um cabelo bem finalizado é um cabelo com aparência bem cuidada e hidratada. Quem diria que produtos aparentemente tão simples poderiam fazer tantos milagres em nossos fios?

Até a próxima!

Deixe seu comentário!