Madeixa
Tipos de coque

Tipos de coque: conheça 10 estilos diferentes e arrase no look!

Chegou o verão, a estação mais quente e desejada do ano. Com as temperaturas elevadas, é a temporada preferida de muitos brasileiros, especialmente as mulheres que podem compor looks fresquinhos, coloridos e confortáveis para usar em diversas ocasiões.

Sabemos a importância dos cabelos na composição do look, é ele que complementa o visual e tem o poder de transmitir leveza, sensualidade, segurança e diversas versões que cada mulher possui.

No verão, os penteados surgem com a intenção de aproveitar cada momento da estação mais quente do ano, aliviando o calor, deixando os cabelos mais longe do rosto para evitar oleosidade excessiva na pele e deixar o look com aparência natural e confortável. Quando pensamos em um penteado prático, rápido e elegante, a melhor aposta é investir em coques.

O coque surgiu na antiguidade. Era o penteado mais utilizado pelas mulheres na civilização suméria, no Antigo Egito, no Império Romano, na Idade Média, e foi ganhando novas adaptações com o passar dos séculos até as versões mais utilizadas nos dias de hoje.

É um penteado clássico, moderno e elegante, que combina com todos os tipos de cabelos, idades, estilos, formatos de rostos e pode ser utilizado em diversas ocasiões, sendo ela formal ou despojada, bastando escolher aquele que mais combina com a sua personalidade.



Se você ainda está em dúvida ou não conhece os diferentes tipos de coques que existem no mundo da moda, nós iremos apresentar uma listinha com diferentes tipos de coques para você aprender o passo a passo e se preparar para receber inúmeros elogios.

Você está preparada para conhecê-los se apaixonar? Então, continue lendo! Mas vamos logo dizendo: é um caminho sem volta…

Vamos lá!



1 – Meio coque alto (Half Bun)

Tipos de coque

Queridinho no mundo das famosas, é um penteado muito fácil e atual. Ele pode ser utilizado para compor looks diurnos ou noturnos. É feito com um coque comum, usando apenas metade dos fios presos no alto da cabeça e a outra metade solta.

Para fazer esse coque, basta separar os fios, enrolar as mechas e prendê-las com grampos. Aposte em finalizadores, para garantir uma melhor finalização.

2 – Coque Bailarina (Top Knot)

Tipos de coque

É ideal para utilizar em ocasiões mais elegantes e sofisticadas. Possui estilo romântico e é muito fácil de reproduzir. O estilo mais comum é feito no topo da cabeça, mas também pode ser utilizado mais baixo, próximo ao pescoço ou na lateral.

Para fazer o coque bailarina, é preciso fazer um rabo de cavalo no alto da cabeça, pentear os fios para ficarem bem presos com auxílio de mousse ou finalizador. Para formar o coque, basta pentear os fios na direção contrária para criar volume, enrolar os fios e prender com grampos. Aposte em lenços e laços para deixar o look ainda mais charmoso.

3 – Coque descolado (Messy Bun)

Tipos de coque

É um coque despojado e moderno que já foi sucesso até no famoso festival de Cannes, usados pelas estrelas de Hollywood. Esse penteado despretensioso demonstra naturalidade e leveza. Para fazê-lo, basta fazer o coque tradicional bailarina e desconstruir algumas mechas. É aconselhável utilizar um spray seco para garantir uma fixação média.

4 – Coque duplo (Double Bun Hair)

Tipos de coque

Esse estilo surgiu nos anos 90 e ainda é muito utilizado. Fácil de fazer e descolado, possui duas versões: totalmente preso ou com os fios soltos. Para aderir esse penteado, basta pentear os fios com auxílio de um finalizador, enrolar no alto da cabeça e prender com grampos.

5 – Coque Rosca (Donut Hair)

Tipos de coque

Ideal para ocasiões mais sofisticadas e glamorosas, é utilizado muito em festas e casamentos, inclusive pelas noivas.
Para aderir a esse estilo, é preciso utilizar um acessório chamado de esponja para coque ou “donut”. Faça um rabo de cavalo alto com o auxílio de um elástico comum, espalhe o cabelo em volta do donut para cobrir o acessório totalmente e prenda com grampos.

6 – Coque Banana

Tipos de coque

Elegante e atemporal, é muito utilizado em eventos corporativos e festas. Para fazê-lo é preciso pentear o cabelo todo para trás, alinhando bem os fios. Na sequência, segure o cabelo como se fosse fazer um rabo de cavalo e vá enrolando os fios em volta da mão. Com o auxílio da outra mão, empurre os cabelos até que todos os fios estejam enrolados. Prenda com bastante grampos, para evitar que solte.

7 – Coque baixo lateral

Tipos de coque

Esse coque é muito simples, prático e versátil. Para fazê-lo basta pentear os fios para o lado que desejar, amarrar os cabelos em um rabo de cavalo baixo com um elástico na altura da orelha e fazer o coque, prendendo os fios com grampos. Solte algumas mechas para deixar o penteado mais natural. Para finalizar, aposte em spray finalizador e garanta fios alinhados até o final do evento.

8 – Coque com trança embutida

Tipos de coque

Prático, estiloso e muito lindo. Pode ser usado em ambientes formais ou descontraídos. Não é difícil de fazer, apenas requer um pouco de habilidade para fazer a trança. Para fazê-lo, é preciso inclinar a cabeça para baixo, fazer a trança no sentido da nuca até o topo, prender num rabo de cavalo e enrolar formando o coque, no alto da cabeça. Para finalizar, basta prender com grampos da cor do cabelo ou investir em acessórios.

9 – Coque abacaxi

Tipos de coque

Esse tipo de coque é muito utilizado em cabelos cacheados ou crespos, pelo acabamento que os cachos soltos causam no visual. É um dos coques mais fácil de fazer, querido pelas celebridades e fashionistas. Muito prático de fazer, basta inclinar a cabeça para baixo e juntar os fios num rabo de cavalo bem alto. Para finalizar prenda as pontas, posicionando os fios da maneira que preferir.

10 – Coque desarrumado

Tipos de coque

Visual perfeito para um look despojado e moderno, pode ser feito na altura que desejar. Para fazer, basta segurar o cabelo como se fosse fazer um rabo de cavalo e enrolar os fios, prendendo-os com grampos. A dica é deixar o coque frouxo.

Gostou das dicas? Qual visual você gostou mais? Compartilhe!

Deixe seu comentário!