madeixa.com.br

Tioglicolato de amônia: saiba os efeitos no cabelo e como usar

Alisar o cabelo com tioglicolato de amônia é algo comum. Isso porque esse produto é um dos liberados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e é muito utilizado em diversos salões. Por isso, muita gente utiliza e gosta do resultado que essa substância traz às madeixas.

Mas você realmente sabe como funciona o alisamento com o tioglicolato? É importante entender como o produto age no cabelo antes de aplicá-lo nos fios. Por isso, elaboramos um artigo repleto de dicas para você!

Alisar o cabelo é algo comum, mas é importante também entender e ter cuidado com os produtos que você utiliza. Nesse artigo, além de esclarecer suas dúvidas sobre o tioglicolato. Iremos te dar dicas para ter um cabelo alisado mais saudável e bonito.

O que é o tioglicolato de amônia?

O tioglicolato de amônia é um produto químico que está presente em vários alisantes. Ele pertence à família dos tioglicólicos e consegue mudar a textura capilar do cabelo. Este produto é usado tanto para alisamentos e relaxamentos quanto para permanentes capilares.

Algumas escovas progressivas também utilizam o tioglicolato na sua composição. O objetivo é diminuir o volume do cabelo e conseguir um resultado muito mais liso nas madeixas.

Em comparação com o hidróxido de sódio, o tioglicolato acaba dando um resultado menos duradouro, mas isso não significa que o cabelo não fica liso! Pelo contrário, o cabelo fica bem liso e, dependendo do produto utilizado, os fios podem ficar brilhantes e saudáveis.

Para conseguir alisar os fios, o mecanismo de ação do tioglicolato de amônia envolve a quebra das pontes de dissulfato, fazendo com que o produto consiga agir no córtex do cabelo e mudando a estrutura dos fios.

Quem pode usar o tioglicolato de amônia

O tioglicolato de amônia é indicado para mulheres que tenham ondulação capilar entre 1 e 4. O produto consegue deixar o cabelo bem liso. Por isso, deve ser usado somente se você quiser mudar totalmente a estrutura do seu cabelo.

Muitas vezes, depois de fazer este tipo de alisamento, para recuperar a textura original do cabelo é necessário cortar as partes que estão alisadas. Por isso, é importante usar o tioglicolato no cabelo somente se tiver certeza que quer um cabelo liso.

Mulheres com os cabelos descoloridos, tingidos, com progressiva à base de sais e com henê não podem usar o tioglicolato em quantidades superiores a 50%. Se você se encaixa na lista de restrições, procure um cabeleireiro profissional e verifique com ele se o seu cabelo realmente irá suportar o uso de um alisante.

Se o seu cabelo estiver quebrando ou danificado por outro tipo de química que você tiver feito, não use o tioglicolato. Cabelos fragilizados devem ser tratados e fortalecidos antes de serem alisados.

Tioglicolato estraga o cabelo?

Muita gente tem dúvida se o uso do tioglicolato de amônia pode estragar o cabelo. A resposta é: depende.

Se você já tiver algum tipo de química no cabelo, mesmo que seja somente tintura, as chances do seu cabelo quebrar com o uso de alisantes é maior. Por isso, só aplique o produto no cabelo se o seu profissional permitir.

Outro motivo muito comum para a quebra do cabelo é a aplicação inadequada do produto. Todos os processos de aplicação do alisante são importantes e devem ser realizadas com cuidado. Por isso, indicamos que você só alise o cabelo com um profissional. Não faça isso em casa!

Antes de alisar o cabelo, o cabeleireiro irá verificar se sua fibra capilar não está elástica e se ela realmente conseguirá aguentar o processo de alisamento. Esse tipo de análise só pode ser feita por um profissional. Mesmo que o seu cabelo pareça estar saudável, somente um profissional conseguirá verificar o dano capilar.

Quando o alisamento é feito corretamente em cabelos saudáveis, as chances do cabelo estragar são baixas. Além disso, você precisa respeitar o tempo de pausa entre um alisamento e outro. É preciso esperar que sua raiz cresça antes de fazer a manutenção do alisamento.

O cabelo alisado pode ser saudável?

A dúvida que não quer calar: é possível ter um cabelo saudável mesmo alisando com tioglicolato de amônia? Se você realmente cuidar do seu cabelo, é possível mantê-lo saudável sim. Mas, é importante lembrar que cabelos quimicamente tratados precisam de cuidados especiais.

Os cuidados começam no processo de pentear os fios. É importante garantir que os fios que já estão frágeis sejam penteados com delicadeza, escolha um pente adequada, com cerdas largas. Se preferir, pode desembaraçar o cabelo com os dedos, dessa forma será mais difícil quebrar os fios.

Na hora de lavar o cabelo escolha shampoos suaves e que sejam direcionados para cabelos quimicamente tratados. Isso irá garantir que a limpeza seja suave e que os seus fios sejam lavados com cuidado. Massageie o couro cabeludo e deixe que a espuma do shampoo lave o comprimento do seu cabelo.

O uso do condicionador também é importante para selar as cutículas do cabelo, o cabelo alisado fica poroso e muitas vezes precisa de condicionadores mais potentes para conseguir ficar bonito.

Além da lavagem, é importante seguir um cronograma capilar. O cabelo alisado com trioglicolato de amônia precisa de muita reconstrução, por isso faça esse procedimento 1 ou 2x por mês. O seu cabelereiro também poderá te ajudar a fazer cauterizações capilares, isso ajuda a fortalecer os seus fios.

Hidratar e nutrir os fios também é importante, por isso seguir o cronograma capilar é ideal para quem faz tratamentos químicos.

Ir ao cabelereiro rotineiramente é importante, não somente para alisar com tioglicolato de amônia, mas para tratar dos seus fios. Para que o cabelo fique saudável é importante que um profissional esteja sempre analisando o seu cabelo para saber se a fibra capilar está saudável.

Muita gente tem o cabelo alisado quebrado por não cuidar dele. É importante ter certeza que os fios estejam resistentes, por isso ter um auxílio de um profissional é importante.

Esperamos que este artigo tenha ajudado a tirar suas dúvidas sobre o tioglicolato de amônia. Para manter o seu cabelo saudável é importante que você cuide muito bem dele e que não esqueça que ele é quimicamente tratado e precisa de atenção.

Add comment