Madeixa
Tinta sem amônia

Tinta sem amônia: entenda as vantagens e desvantagens do produto

Promoções na Amazon
Quase todo dia a Amazon faz uma promoção de produtos para cuidar do cabelo.Clique aqui e confira os itens que estão em PROMOÇÃO hoje.

Quem pinta o cabelo há muito tempo utilizando a tinta com amônia já sabe e entende muito bem porque a melhor opção pode ser encontrar tintas sem esse ingrediente na composição.

Isso porque a amônia tende a danificar os fios intensamente, não apenas a longo prazo, mas também com pouco tempo de uso da tintura. Por conta disso, a utilização de tintas sem amônia está se tornando cada vez mais comum no Brasil, e muitas pessoas estão considerando fazer essa mudança de hábitos.

Portanto, no artigo de hoje, nós iremos falar mais um pouco sobre a tinta sem amônia: mais especificamente, o que é uma tinta sem amônia e quais são as vantagens e desvantagens desse tipo de tintura.

O que é a tinta sem amônia?

Por muito tempo, as pessoas nem consideravam utilizar uma tinta de cabelo que não fosse de efeito permanente, seja pela preguiça de retocar a cor, seja pelo valor da tinta com amônia ser bem menor se compararmos a frequência de uso.

Porém, a tinta sem amônia não é nada além do que um tonalizante capilar, que não penetra na fibra capilar, mas sim cria uma capa de cor em volta dos fios e vai desbotando com o passar do tempo (com as lavagens e outros fatores).

Por não penetrar na fibra do cabelo, mas sim, criar uma capa em volta, ela não troca a cor natural dos fios por uma nova (como a tinta permanente faz), mas apenas serve como uma espécie de maquiagem capilar.

Portanto, a tinta sem amônia tende a ser muito menos agressiva para os fios do que a tinta permanente, justamente por conta da agressividade que a segunda apresenta na hora de tingir o cabelo.

Veja também: Qual é a diferença entre tintura permanente e tonalizante? Saiba aqui!

Vantagens da tinta sem amônia

Tinta sem amônia

Com certeza, você já deve saber algumas das vantagens que a tinta sem amônia apresenta, principalmente se você usa a permanente há muito tempo e entende os resultados devastadores que ela pode possuir na saúde do cabelo.

É claro que não usar nenhum tipo de coloração é melhor do que utilizar uma ou outra. Porém, muitas pessoas acabam não tendo escolha e já estão muito acostumadas a pintar os fios. Por isso, vamos ver agora quais são alguns dos benefícios apresentados pelo uso da tinta sem amônia:

  • Não é agressiva com a fibra dos fios;
  • Serve como um reavivador de cor para as madeixas, não importa se a cor é natural ou não;
  • Ajuda a dar um banho de brilho no cabelo;
  • Desbota facilmente, o que é bom para quem precisa pintar temporariamente ou apenas não gosta dos fios com a mesma cor por muito tempo;
  • Não quebra a estrutura capilar e resseca bem menos do que a tintura permanente;
  • Pode ser utilizada em qualquer tipo de cabelo, já que a estrutura capilar ficará intacta e os cachos não serão afetados negativamente;
  • É uma boa opção para quem faz química nos fios e não pode utilizar amônia;
  • Corre menos risco de manchar os fios;
  • Sai durante as lavagens, o que garante um desbotamento uniforme.

Todos esses benefícios da tinta sem amônia podem acabar deixando muitas mulheres em dúvida na hora de escolher qual método é melhor. A verdade é que o que define qual é o melhor método é a necessidade de cada mulher e o tipo de cabelo.

Desvantagens da tinta sem amônia

Tinta sem amônia

Como nem tudo são flores, a tinta sem amônia também pode apresentar algumas desvantagens para algumas mulheres. Porém, ao mesmo tempo em que algo é considerado desvantagem para uma pessoa, essa mesma coisa pode ser considerada uma vantagem para outras.

Por isso, veja a lista a seguir e tire as suas próprias conclusões:

  • Não serve para clarear os fios, já que é impossível cobrir uma tinta mais escura com uma mais clara;
  • Dura menos tempo no cabelo e acaba desbotando bem mais rápido, saindo um pouco a cada lavagem e sendo bem sensível ao sol, mar e cloro;
  • Tem um custo maior, já que o retoque precisa ser feito a cada 2 semanas ou 1 mês;
  • Não cobre completamente os fios brancos. Costuma cobrir 50%, o que não é suficiente para a maioria das mulheres;
  • Danifica muito menos os fios, servindo até mesmo para hidratar e dar mais brilho ao cabelo;
  • Requer alguns produtos extras que servem para manter a cor nos fios por mais tempo.

Como podemos perceber, a tinta sem amônia apresenta muito mais vantagens do que desvantagens, e essas vantagens aumentam mais ainda se compararmos o tonalizante com a tinta permanente.

Porém, ela pode não ser a melhor opção para quem pretende manter uma cor por muito tempo e não quer ficar retocando sempre os fios, precisando comprar dois tubos de tonalizante por mês.

Por isso, cabe a você decidir qual das duas opções é melhor para o seu fio, já que as necessidades capilares variam de pessoa para pessoa e tudo isso influencia muito na escolha da tinta.

Como fazer a tinta sem amônia durar mais

Tinta sem amônia

Para algumas pessoas, o maior problema da tinta sem amônia é o tempo de duração dela no cabelo, que tende a ser de 15 dias a 1 mês, já que ela age apenas superficialmente nos fios.

Por isso, algumas dicas podem ajudar a manter os fios tingidos por mais tempo, atrasando o desbotamento. Como por exemplo:

  • Não expor o cabelo excessivamente ao sol;
  • Lavar os fios com menos frequência;
  • Utilizar produtos realçadores e fixadores de cor;
  • Fazer banho de brilho;
  • Não lavar o cabelo com água muito quente;
  • Evitar o contato dos fios com água com cloro ou água do mar;
  • Utilizar apenas shampoo perolado, pois o antirresíduos limpa muito profundamente e acaba tirando a tinta.

Você já tinha parado para pensar nessas informações sobre a tinta sem amônia? Com certeza, é importante analisar o seu tipo de fio e qual tinta você está utilizando, tudo isso para que seu cabelo fique com a cor desejada mas, ao mesmo tempo, continue saudável e não passe por problemas como um corte químico, que tende a ser muito agressivo e irreversível.

Deixe seu comentário!