Madeixa
Texturização com coquinhos

Texturização com coquinhos: aprenda como fazer passo a passo

Você já ouviu falar em texturização com coquinhos? Também conhecida como Bantu Knots, é uma finalização capilar que ajuda na texturização de cabelos crespos e cacheados.

Essa finalização surgiu no século passado na África e era o penteado mais comum utilizado pelas mulheres negras da tribo Zulus, com o intuito de proteger os cabelos e definir os cachos.

Apesar dessa técnica ter surgido há muitos anos, ainda continua sendo muito utilizada por mulheres de todo o mundo, não somente como finalização, mas também como penteado.

Se você possui cabelos crespos, cacheados ou está em transição capilar, vale a pena ler esse artigo até o final e aprender a deixar suas madeixas ainda mais deslumbrantes.

Veja também:



O que é texturização com coquinhos?

Texturização com coquinhos

A texturização com coquinhos é uma técnica capilar que define os cachos, reduz o volume dos cabelos e controla os temidos frizz. A técnica de texturização é muito simples, pode ser adotada por todas as mulheres e pode ser feita em casa, sem a ajuda de profissionais.



Quem pode fazer

A finalização com coquinhos pode ser utilizada em todos os tipos de cabelos. Em cabelos cacheados e crespos, a texturização irá proporcionar volume controlado e cachos definidos. Já nos cabelos lisos, o resultado dos coquinhos será ondulações leves, naturais e marcantes, sem o uso de produtos químicos ou aparelhos que emitem calor como secadores e chapinha. Uma ótima notícia, não é mesmo?

Como fazer a texturização com coquinhos?

Texturização com coquinhos

Agora que você já sabe o que é a texturização com coquinhos e para quem essa técnica é indicada, chegou a hora de aprender como fazer em seus cabelos, hoje mesmo, sem sair de casa. Confira, agora, o passo a passo e aprenda a criar cachos incríveis, sem danificar os cabelos e com resultado de salão.

Passo 1: Lave os seus cabelos com o shampoo indicado para o seu tipo de cabelo. Utilize condicionador em toda a extensão dos fios e hidrate, respeitando o tempo indicado para cada etapa.

Passo 2: Após realizar o procedimento de higienização dos fios, desembarace bem os cabelos, retire o excesso de água e separe os fios em mechas, na espessura que deseja que os cachos fiquem. Se preferir cachos largos, com aspecto de babylyss, separe mechas mais grossas. Caso prefira cachos pequenos e mais definidos, basta fazer mechas finas em toda a extensão capilar.

Passo 3: Com o cabelo dividido, aplique um creme de pentear ou um leave-in em cada mecha. A dica nessa etapa é utilizar pouco produto, espalhando bem em toda a extensão para não deixar os fios com aspecto sujo e pesado.

Passo 4: Pegue cada mecha e separe em duas partes, enrolando uma na outra, como se fosse um twist. Faça pequenos coques e prenda-os na raiz com a ajuda de grampos ou elásticos.

Passo 5: Repita a etapa acima em todos os fios, até formar vários coquinhos em toda a cabeça.

Passo 6: Você deve estar se perguntando se, nessa etapa, a quantidade de tempo que deverá permanecer com os fios em coquinhos, não é mesmo? Não existe tempo mínimo ou máximo para essa texturização. O mais indicado é permanecer o máximo de tempo que puder, até os fios secarem totalmente. Se não quiser fazer da texturização em coquinhos um penteado e sair desfilando por aí, experimente fazer os coquinhos antes de dormir, já que o tempo de secagem é longo.

Passo 7: Agora chegou a etapa mais aguardada. Se você percebeu que os fios já estão totalmente secos, chegou a hora de desfazer os coquinhos. Retire os elásticos ou grampos utilizados e solte os fios. Divida os cabelos com a ajuda dos dedos e solte levemente os cachos, desembaraçando cada mecha delicadamente.

Passo 8: Esse é o resultado da finalização com texturização de coquinhos, super fácil e de resultado surpreendente. Se quiser manter os cachos definidos por mais tempo, aplique um spray fixador leve nos cabelos e desfile seus cachos por aí. Será sucesso garantido! Então, se prepare para receber muitos elogios.

A importância da texturização com coquinhos na transição capilar

Texturização com coquinhos

Os cabelos acompanham o ritmo da moda. Se antes manter os cabelos impecavelmente lisos eram definidos como tendência e, muitas vezes, padrão de moda, hoje esse conceito está no passado. Vivemos em uma era em que não existem padrões impostos de beleza e a melhor tendência é se assumir, ser a melhor versão de você mesmo, ressaltando a beleza natural única que existe em cada mulher.

E o que fazer com os cabelos que já foram alisados? Existem tecnologias que permitem extrair dos fios toda a química aplicada. Porém é um procedimento trabalhoso e que pode danificar ainda mais os cabelos. Dessa forma, a dica é deixar os cabelos crescerem e ir cortando a química aos poucos.

Sabemos o quanto é difícil manter os cabelos bonitos na transição capilar. Nessa etapa, é preciso ter muita paciência e criatividade para assumir os fios que, nessa fase, possuem duas texturas completamente diferentes.

Se você está na fase de transição capilar, experimente colocar em prática as nossas dicas e tente fazer a finalização com coquinhos, ainda hoje. Temos certeza que o resultado irá te surpreender e será um incentivo e tanto para continuar a transição capilar, disfarçando as diferentes texturas e sentindo-se ainda mais linda.

Dicas importantes

Se você tem cabelos curtos e deseja realizar a texturização com coquinhos, a dica de ouro é passar creme ou leave-in apenas nas pontas dos dedos para aplicar nos fios e utilizar grampos para prender.

Se você está em transição capilar, ao aplicar o creme de pentear, amasse bem os fios úmidos, com a ajuda de uma toalha de algodão ou cetim, até que os fios tomem forma. Se quiser intensificar ainda mais o resultado, experimente complementar o creme com gel fixador.

Se o seu cabelo é seco ou normal, experimente utilizar um pouco de óleo de coco na finalização, ele deixará os fios macios e sedosos.

Gostou das dicas? Experimente essa nova tendência! Compartilhe!

Deixe seu comentário!