Madeixa
Teste de porosidade capilar

Teste de porosidade capilar: como fazer com passo a passo simples

Promoções na Amazon
Quase todo dia a Amazon faz uma promoção de produtos para cuidar do cabelo.Clique aqui e confira os itens que estão em PROMOÇÃO hoje.

Você que cuida dos cabelos e utiliza cremes, shampoos e condicionadores, sabe qual é o nível de absorção do seu cabelo para estes produtos? É através do teste de porosidade capilar que é possível descobrir o poder de absorção dos fios de cabelo.

Saber a capacidade de absorção do fio de cabelo é muito importante. Isso porque existem os cabelos que absorvem muito, os normais e os fios que tem deficiência em absorção.

A absorção dos fios de cabelo para os nutrientes externos e também para os cosméticos utilizados é o que define a eficácia dos tratamentos. É justamente devido a esse fator que alguns procedimentos funcionam muito bem em determinadas pessoas e não muito bem em outras pessoas.

Existe um teste bastante simples que pode ser feito em casa para você determinar a porosidade dos seus fios de cabelo. A este teste denomina-se teste de porosidade capilar. Quer saber exatamente como ele funciona? Então venha conferir o nosso passo a passo incrível.

Porosidade e assimilação nutricional

Teste de porosidade capilar

Quando falamos de porosidade capilar estamos lhe dando com a capacidade dos fios de cabelo absorver nutrientes ao seu redor. Grande parte da nutrição capilar se dá através do que os próprios fios de cabelo conseguem absorver.

Quando nos utilizamos de produtos como a queratina, hidratantes, proteínas através de cremes, shampoos e condicionares contam com a capacidade de absorção dos cabelos para que possam se beneficiar dos compostos químicos de cada produto aplicado.

Existem três tipos básicos de porosidade capilar que são:

Porosidade elevada:

É quando os fios são bastante porosos e com isso tem grande capacidade de absorção de nutrientes ao seu redor. Cabelos assim geralmente têm resultados muito melhores com os produtos utilizados.

No entanto é preciso se precaver para não danificar os seus fios já que assimilação dos produtos é muito maior é também muito mais fácil danificar os cabelos por excessos de produtos químicos.

Porosidade mediana:

Este é o nível de porosidade considerada normal. A assimilação nutricional é de acordo com o esperado, por isso os produtos funcionam adequadamente quando aplicados aos cabelos.

Porosidade baixa:

A porosidade baixa é um dos maiores problemas para o seu cabelo. No teste de porosidade capilar é possível detectar este tipo com muita facilidade como veremos no passo a passo logo mais adiante.

A baixa absorção torna-se um empecilho para angariar nutrientes e hidratação. Cabelos com baixa porosidade tendem a ter resultados insatisfatórios em diversos tratamentos.

Sua dificuldade de absorção pode gerar deficiência nutricional. Isto resulta em cabelos ressecados, dificuldade para tratar e mantê-los bonitos.

Teste de porosidade capilar passo a passo

Teste de porosidade capilar

Passo 1:

O primeiro passo para garantir um teste relevante e fidedigno e garantir que as cutículas dos seus fios de cabelo não estejam comprometidas com sujeira ou produtos químicos. Por isso o primeiro passo é lavar bem os cabelos um dia antes do teste de porosidade capilar.

Lave bem os cabelos de preferência apenas com água corrente. Assim você remove eventuais oleosidades causadas por produtos, sujeira ou qualquer outro fator contaminante dos resultados.

Assim você deixa o seu cabelo limpo e natural para o dia seguinte que é o dia do teste de porosidade capilar.

Passo 2:

O segundo passo consiste em coletar o fio de cabelo para o teste de porosidade capilar. Fique tranquila não é preciso sair pela cabeça arrancando os fios.

Para o teste qualquer fio de cabelo serve mesmo aqueles que se desprendem na sua escova de cabelos ou nas suas roupas durante o dia. O importante é que seja um fio de cabelo das ultimas 24h já que você lavou o cabelo um dia antes para o teste de porosidade capilar.

Passo 3:

Para concluir o teste de porosidade capilar é preciso um copo com aproximadamente 250 ml de água filtrada. Pegue o seu fio de cabelo amostra e coloque-o lentamente na superfície da água e deixe-o lá por uns 10 minutos.

Este é o tempo suficiente para a água se desvencilhar da oleosidade natural e penetrar no fio de cabelo de acordo com a sua porosidade. Afinal de contas é a água que vai oferecer todas as condições para o teste de porosidade capilar. Se prepare para o próximo passo, pois é nele que conferimos todo o resultado.

Passo 4:

Agora que o fio de cabelo já ficou na água por 10 minutos é possível observar claramente a sua posição na água em relação à superfície da água. E com base neste distanciamento entre a superfície da água e o fundo do copo que poderemos determinar qual o nível de porosidade do seu cabelo.

Posição 1: fio na superfície da água

Teste de porosidade capilar

O fio de cabelo na superfície da água indica que é um cabelo baixa porosidade. A porosidade foi tão baixa que não houve formas da água entrar e por isso ela não conseguiu afundar o fio de cabelo.

Este resultado também indica a necessidade de hidratação para o seu cabelo. A hidratação será capaz de reparar os fios danificados e assim melhorar a porosidade do seu fio de cabelo.

Posição 2: fio no meio do copo

Quando o fio de cabelo não bóia e nem afunda e se mantém no meio do copo é um indicador muito positivo. Esta posição significa que o fio de cabelo tem porosidade normal e que conseguiu absorver o tanto suficiente de água e nutrientes ao seu redor.

Este tipo de fio é o mais saudável e indicado. Para manter os seus cabelos com estas excelentes condições é preciso manter a nutrição com queratina, proteínas e aminoácidos.

Posição 3: Fio no fundo do copo

Quando o fio de cabelo afunda é indicativo de alta porosidade. Isso significa que o cabelo absorveu bastante água ao seu redor e com isso conseguiu afundar.

Cabelos com alta porosidade ficam muito danificados e porosos e com isso necessitam de reconstrução. Tratamentos com máscaras concentradas pode ser uma excelente escolha neste caso.

Entender a importância da porosidade capilar é favorável na hora de escolher um tratamento para seu cabelo. Então compartilhe o teste de porosidade capilar com suas amigas nas redes sociais e ajude-as a salvarem suas madeixas.

Deixe seu comentário!