Madeixa
Spray fixador

Spray fixador: saiba para que serve e como usar o produto

Sabe quando nosso penteado desmancha e não podemos fazer nada para mantê-lo? O spray fixador pode ser a solução para este problema, pois ele tem a função de manter os fios “no lugar” e de deixar o penteado por mais tempo possível!

Porém, há uma infinidade de marcas desse produto e fica a difícil tarefa de escolher o correto para o seu cabelo. Com isso, é necessário dar uma boa pesquisada para saber qual spray irá suprir o que está precisando.

O spray fixador ainda possui a má fama de deixar o cabelo “duro”. Porém, a composição mudou muito do que era a 60 anos atrás, época em que era bastante usado. Antigamente, a composição incluía a substância goma-laca e era isso que deixava o cabelo “duro”, pois criava-se películas rígidas por causa dessa substância.

Atualmente, a composição já não inclui a goma-laca, sendo mais versátil e atrativa para todos os tipos de cabelo. Por conta dessa evolução, hoje temos a oportunidade de escolher os graus de fixação (leve, médio, forte e extraforte), ou seja, o mito de que o spray fixador deixa o cabelo duro é coisa do passado.

Quem pode apostar no produto?

Spray fixador

Outro fato interessante sobre os sprays fixadores é que você pode ter certeza que terá um tipo ideal para as suas madeixas! Existem diversos produtos e para os mais variados tipos de cabelo, desde crespos a lisos ou de cortes curtos a longos.

Caso não tenha experiência para saber quais tipos são melhores para você, há a opção dos sprays que funcionam em todos os cabelos, sem exceção. Optando por eles, você economiza tempo e ganha a segurança de que o seu penteado vai dar certo.



Qual é o spray fixador ideal para o meu cabelo?

Um dos erros mais comuns que se comete ao comprar um spray fixador é escolher um nível de fixação errada para os seus fios. Outro igualmente ruim é não saber usar corretamente o produto. Com isso, iremos sanar todas as dúvidas para você agora.

O primeiro ponto a se esclarecer é que se deve escolher o grau de fixação (leve, médio, forte) de acordo com o que você espera fazer no cabelo. Existem sprays fixadores para diversos objetivos diferentes e, consequentemente, com fixações diferentes. Basta encontrar um que cumpra o que deseja.

Por exemplo, para penteados menos sofisticados, tais como rabos de cavalo e tranças, ou também para finalizar ondas e cachos feitos por babyliss, indica-se o uso de sprays de fixação de leve à média fixação, impedindo que os fios fiquem com uma aparência enrijecida.

Um spray de fixação leve, que dá volume ou brilho ao cabelo, também pode ser utilizado para combater o frizz. Já se o objetivo for mais volume, use uma técnica famosa dos cabeleireiros: logo após a aplicação do produto, levante a raiz do cabelo com um pente.

Como usar spray fixador?

Spray fixador

Já falamos demais dos benefícios e para que serve os sprays fixadores. Agora, você deve estar se perguntando: como usar este produto? Fique calma! É bastante simples e fácil manusear! Falaremos como se usar de maneira correta um spray fixador a seguir:

Aplicação

A forma correta de aplicar este produto nas suas madeixas é usá-lo a uma distância de, no mínimo, 15 centímetros dos fios, que precisam estar escovados e bem secos, de preferência. Assim, o spray irá se espalhar por todo o cabelo mais facilmente e estará evitando que receba demais a substância, que poderia deixá-lo duro.

Contato com os olhos

Evite ao máximo que o spray entre em contato com os seus olhos. Se caso este incidente ocorra, lave-os imediatamente com água morna e, se ficar um incômodo, procure um médico. Use o produto na vertical para evitar este tipo de situação.

Se caso quiser volume

Caso o seu objetivo seja dar volume às suas madeixas, há alguns macetes para que o spray cumpra essa missão. Um deles é secar os fios de cabeça para baixo e, usando um secador, massagear os fios que ficaram na parte de cima da cabeça. Após isso, aplique o produto por todo o cabelo.

Outra forma, já mencionada, é levantar o cabelo desde a raiz, após a aplicação do spray. Essa técnica é bastante utilizada por cabeleireiros e funciona muito bem.

Como finalizador de babyliss

Outra forma de utilização do spray é como finalizador de babyliss. Sim, dá para usar esse produto para realçar cachos e ondas, feitos por babyliss ou chapinha. Para isso, basta aplicar o spray fixador em todas as mechas após a utilização dos aparelhos.

Como tirar spray fixador do cabelo?

Spray fixador

Assim como uma maquiagem, o spray também tem o seu jeito correto de ser retirado. Tudo depende do grau de fixação dele. Por exemplo, os de fixação leve e média podem ser retirados com um pente. Porém, os de fixação forte e extraforte exigem uma boa lavagem com shampoo e condicionador para serem retirados.

Preste bem atenção neste ponto, porque, caso não seja retirado corretamente, o produto pode ocasionar a queda dos fios, além de prejudicar a saúde do couro cabeludo como um todo.

Hidratantes são recomendados

Se caso o uso de spray fixador seja frequente, é altamente indicado que faça hidratações periódicas. Use produtos hidratantes específicos para o seu tipo de cabelo e crie um cronograma capilar. Isso ajuda a impedir que os fios fiquem ressecados e quebradiços por conta do uso constante de spray fixador.

Veja também: Hidratação caseira para cabelo: veja dicas + 28 receitas baratas e fáceis

Dicas para expandir a vida do spray fixador

Mesmo que a validade desses produtos seja incrivelmente extensa, é normal que, após algum tempo, o spray perca o seu “poder de fogo” e fique cada vez mais fraco. Mas há medidas que podem ser tomadas para que se dure bastante. Algumas dicas são:

  • Mantenha o produto sempre tampado;
  • Mantenha em locais arejados, mas sem contato direto com o sol ou outra fonte de calor;
  • Agite bem antes de usar.

Gostou desse artigo? Agradecemos por ter lido até aqui e esperamos ter lhe ajudado a saber mais sobre spray fixador! Aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais!

Deixe seu comentário!