Madeixa
Sombré hair

Sombré hair: como fazer passo a passo e dicas para cuidar

Quando o ombré hair se tornou tendência nos salões, o efeito degradê de cor passou a chamar ainda mais a atenção das mulheres. Isso porque, diferente das californianas, o ombré hair promete mais suavidade na transição de nuances.

O efeito natural na transição de cores passou, então, a ser cada vez mais buscado pelas clientes e novas técnicas de coloração estão surgindo para atender tal desejo, dentre elas, o primo próximo dessas duas, o sombré hair, considerado a mais nova tendência das próximas estações.

O sombré hair tem esse nome graças ao efeito sombreado que dá aos fios, sendo um degradê ainda mais suave que o ombré hair. Isso porque, na técnica de sombreamento, as mechas começam no topo da cabeça, bem próximas à raiz.

O sombré hair é indicado para todos os tipos de cabelo

Sombré hair



O mais interessante é que a técnica vai bem em qualquer tom de cabelos e sempre favorece a cor, já que dá aquele efeito iluminado à luz do dia. Para isso, os tons escolhidos e utilizados no sombré hair devem ser da mesma cartela de cores do fundo natural do cabelo, a fim de criar o efeito de “luz e sombra” nos fios, sem marcações.

No sombreamento, os fios do topo da cabeça são iluminados, enquanto as mechas são mais finas e intercaladas em diferentes nuances de uma mesma cor. Cabelos em camadas destacam mais ainda a beleza da técnica de sombreamento capilar, tornando a transição de tons praticamente invisível.

Cuidados e manutenção do sombré hair

Sombré hair



Assim como qualquer procedimento capilar químico, o sombré hair exige cuidados específicos e manutenção. Durante o procedimento, as cutículas dos fios são abertas, por conta da descoloração. Esse processo deve ser feito com bons produtos e não costuma ser agressivo como uma descoloração total.

No entanto, vale lembrar que fios que passaram por qualquer processo de clareamento precisam de mais água e nutrientes. Por isso, a hidratação no cabelo é fundamental sempre. Então, não deixe de investir em produtos como máscaras de tratamento para deixar as madeixas sempre saudáveis e bonitas.

E como dito antes, os fios que passam por processos de clareamento tendem a ficar com as cutículas abertas, o que faz com que o cabelo fique opaco e sem brilho. Mas a boa notícia é que há uma outra forma muito simples pra fazer com que os fiozinhos se fechem de novo e o cabelo fique brilhoso novamente. O processo se chama reconstrução ácida e pode ser feito em casa. Veja a seguir o passo a passo!

Você vai precisar de:

  • 4 colheres de sopa de vinagre de maçã orgânico;
  • 4 colheres de sopa de creme branco (de preferência, uma máscara de reconstrução);
  • 3 gotas de Bepantol líquido.

Misture todos os ingredientes com uma espátula de plástico, até que se forme um creme homogêneo. Com os cabelos lavados apenas com shampoo e úmidos, passe a misturinha de 3cm de distância da raiz até as pontas. Deixe agir de 20 a 45 minutos e depois enxague e seque como de costume.

Outra dica que damos é optar por produtos com o pH abaixo de 3,6. Produtos com o pH ácido têm o poder de fechar as cutículas dos fios e deixá-los cheios de brilho.

Além da hidratação, cabelos com sombré hair precisam de recompor a massa perdida. É nessa hora que entra a importância da etapa de reconstrução. Produtinhos como queratina líquida e máscaras de reconstrução podem devolver a massa aos fios. Uma boa dica para manter a saúde dos cabelos quimicamente tratados é aderir a técnica do cronograma capilar, que consiste em três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução.

Manutenção do sombré hair

Outra boa notícia é que, ao contrário do que se pode pensar, a manutenção do sombré hair é mais fácil do que parece. Diferente de técnicas como o ombré hair e as californianas, que exigem uma manutenção mais frequente por conta do maior aparecimento da raiz, o procedimento de sombreamento pode ser refeito a cada quatro a seis meses, um alívio para quem não curte muito gastar dinheiro e tempo no salão de beleza.

Sombré hair em cabelos pretos ou castanhos

Sombré hair

Se engana quem acha que procedimentos em degradê caem bem só em loiras. Qualquer tonalidade de cabelo pode ficar ainda mais linda com a técnica sombré hair. Isso porque a descoloração é feita de forma discreta e sutil. E as donas de madeixas escuras não ficam para trás…

As morenas possuem uma série de opções de nuances quando o assunto é sombré hair: dos tons mais dourados para o loiro palha, até o caramelo ou acobreado. Para quem está em dúvida em quais tons escolher, a dica que damos é escolher um profissional especializado em visagismo, técnica que visa a harmonia do cabelo com as cores e formatos do rosto da cliente.

Sombré hair em cabelos loiros

Sombré hair

O degradê sutil do sombré hair no cabelo loiro confere um ar Gisele Bündchen aos cabelos, já que a técnica visa a naturalidade. A impressão que dá é dos fios serem naturalmente mais claros por conta da exposição ao sol, realmente um efeito muito natural e bonito.

Tanto as platinadas de plantão como as loiras naturais e as donas de madeixas mais douradas podem optar pelo procedimento, que não tem erro!

Sombré hair para as ruivas

Sombré hair

Os tons ruivos se tornaram uma verdadeira sensação, não é mesmo? Não é difícil vermos famosas que já aderiram aos fios acobreados, como Luiza Possi, Gabriela Petry e Emma Stone.

Seja com nuances douradas, acobreadas ou avermelhadas, a técnica fica linda nas madeixas ruivas e dá aos cabelos um visual sofisticado e bem original.

Como fazer sombré hair em casa? Veja passo a passo

Sombré hair

Para aquelas que se arriscam nos tutoriais e têm certa experiência em cuidar dos cabelos sozinha, montamos um passo a passo de como fazer sombré hair em casa. Sim! É possível dar aos cabelos aquele visual natural em degradê sem precisar ir ao salão de beleza. Porém, já alertamos: escolha e invista em bons produtos.

Você vai precisar de:

  • 1 par de luvas de plástico;
  • 1 pincel para coloração;
  • 1 recipiente de plástico;
  • Presilhas de cabelo;
  • 1 coloração do tom da raiz dos cabelos;
  • Um bom descolorante em pó – 100g para cabelos curtos e médios; e até 200g para cabelos longos;
  • Uma boa água oxigenada de 30 volumes – a mesma medida que utilizar para o descolorante.

Como fazer:

  1. Comece dividindo o cabelo em três partes: no centro da cabeça, e de orelha à orelha, formando um arco.
  2. Prepare a mistura de forma homogênea e comece aplicando pela nuca. Separe mechas de, no máximo, 2cm da linha divisória do topo da cabeça. Vá “costurando” mechas bem fininhas e aplique a mistura. Nas laterais, mantenha o pincel na diagonal e, na parte central do cabelo, o pincel deve estar em posição horizontal.
  3. Use menos produto na raiz e concentre mais no meio do cabelo. Esfume levemente com pouco produto pela extensão das mechas, para que os fios não fiquem com marcações.
  4. Continue dividindo mecha por mecha e erice com um pente fino os fios que sobrarem da “costura”. Aplique o produto somente nos fios não eriçados.
  5. Aplique o produto a 3cm da raiz e intercale as mechas costuradas com as eriçadas, até que se complete a divisão.
  6. Agora, espalhe o produto no topo da cabeça, em direção horizontal, esfumando a raiz.
  7. Na divisão do arco frontal formado no topo cabeça, comece costurando as mechinhas na lateral e eriçando os fios restantes. Faça isso dos dois lados. O topo do cabelo e a franja devem ser trabalhados por último.
  8. Na franja, o produto deve ser passado a 1cm da raiz. Erice os fios e passe produto nos fios restantes.
  9. Durante o clareamento, observe o grau de descoloração até que atinja o tom desejado.
  10. Retire os papelotes e vá enxaguando as mechas.
  11. Misture meia bisnaga de uma coloração permanente da cor da raiz e 45ml de água oxigenada 10 volumes. Passe em toda extensão dos cabelos úmidos e deixe agir por 30 minutos.
  12. Enxague e seque os cabelos com secador, para ver melhor o resultado!

Seja feito em um salão ou em casa, o sombré hair é uma técnica que veio para ficar e combina com as estações mais quentes do ano. Ela combina com qualquer tom de cabelo e pode se aderido tanto por cabelos tingidos como em cabelos com fios brancos e naturais.

Gostou de conhecer mais sobre o sombré hair? Então, compartilhe esse post!

Deixe seu comentário!