Madeixa
Silicone para cabelo

Silicone para cabelo: saiba os benefícios e como usar o produto!

Você já ouviu falar em silicone para cabelo? Trata-se de um produto de finalização capilar, que ajuda a deixar o seu cabelo com menos frizz e traz vários benefícios para o cabelo. O silicone está presente em vários produtos capilares, mas ainda existe uma grande polêmica no uso deste componente.

Existem algumas técnicas capilares, como No e Low-Poo, que excluem o uso de alguns ou de todos os tipos de silicone. Tudo isso porque utilizar esse componente no cabelo traz benefícios e malefícios. Por isso, é necessário entender melhor como o silicone age em suas madeixas.

Finalizar o cabelo é muito importante, independente do produto que você escolher é sempre importante pensar em quais são as necessidades do seu cabelo e qual efeito você precisa ter. Além disso, se você costuma utilizar fontes de calor no cabelo, é necessário garantir que os finalizadores possuam protetor térmico. Dessa forma, o seu cabelo não sofrerá danos com o calor excessivo.

Veja também: Tipos de finalizadores de cabelo: descubra o melhor para você

Para que serve e benefícios

Silicone para cabelo

O silicone para cabelo pode ter diversos benefícios, se usado corretamente. Por isso, é importante saber para que ele serve e como ele deve ser utilizado.

Antes de passar qualquer produto no cabelo, leia o rótulo e o modo de usar deste produto. Isso irá garantir que você saiba qual o modo de ação do produto que você escolheu.



Se o seu silicone capilar não tiver em sua composição algum componente que doe proteção térmica, então não use chapinha ou secador após passar o produto nos fios. Afinal, o silicone sozinho não tem o poder de proteção térmica. Por isso, o produto deve vir com algum outro componente em sua composição.

Veja, a seguir, alguns benefícios do silicone no seu cabelo:

Ajuda a diminuir as pontas duplas

Como o silicone para cabelo cria uma película em volta dos fios, é muito mais fácil combater as pontas duplas utilizando este produto. Mas, não se engane: este produto não elimina as pontas duplas, apenas é um ótimo finalizador para disfarçar suas pontas espigadas.

Se você procura algo que melhore a aparência, mesmo que momentaneamente das suas pontas, utilizar este tipo de produto pode ser uma ótima solução. Você pode utilizá-lo antes de sair, como um reparador de pontas.

Diminui o frizz

Você sofre muito com o frizz? Então, utilizar o silicone para cabelo pode ser uma forma de esconder aqueles fiozinhos arrepiados. Sem precisar usar pomadas ou ceras de cabelo, o silicone em óleos ou em outros produtos finalizadores pode ser uma ótima opção para deixar o cabelo mais comportado.

Se você tem cabelo cacheado ou crespo e precisa fazer um penteado, mas não quer que o frizz te incomode, pode utilizar o silicone capilar para reduzir o arrepiadinho do cabelo. E se você tem cabelo liso e ondulo e odeia o frizz, pode usar e abusar deste tipo de produto.

Deixa os cabelos mais alinhados

Quer um liso perfeito e não sabe como conseguir? Então, pode apostar no uso de produtos como o silicone capilar. Ele irá ajudar a fechar as suas cutículas, mantendo por mais tempo a hidratação dentro do cabelo. Isso causa um resultado de cabelo muito mais sedoso e um lido mais uniforme.

Se você tem o cabelo com outra textura que não seja lisa, também pode usar esse produto para ajudar a deixar o seu cabelo mais definido. Com o cabelo encapado por uma película, os cachos conseguirão ficar bem formados, sem aqueles fios espigados no meio dos seus cachinhos.

Dá brilho

O brilho que o silicone para cabelo causa nas suas madeixas é intenso! É ideal para quem quer arrasar com um cabelo com aspecto saudável mesmo no verão. O calor pode danificar o cabelo e acabar deixando-o ressecado e sem vida, mas com o uso do silicone ele poderá a ter o brilho que você tanto gosta.

Malefícios do uso de silicone para cabelo

Silicone para cabelo

Como nem só de cabelo lindo vive quem faz uso excessivo do silicone para cabelo, precisamos citar os malefícios que este produto pode trazer. Lembrando que se você usar o produto com cuidado, sempre lavando o cabelo bem, usando um shampoo antirresíduos pelo menos 1x por mês, o seu cabelo não sofrerá sérios danos.

O silicone não trata o cabelo

Se você achava que era mito o fato de que o silicone não trata o cabelo, saiba que isso é totalmente verdade. O silicone não consegue hidratar, nutrir ou fornecer massa para o seu cabelo. Ele só “mascara” os problemas que o seu cabelo tem.

Por exemplo, se o seu cabelo tem muito frizz, o uso do silicone para cabelo irá disfarçar esse efeito, mas quando você lavar o cabelo e retirar o produto dos seus fios, o frizz irá voltar.

Pode se acumular nos fios

Se você usar o silicone para cabelo excessivamente e não lavar direito, com certeza o produto irá acumular nos seus fios. É importante usar um shampoo com sulfato para conseguir tirar esse silicone do seu cabelo. Não esqueça disso!

Hoje em dia, no mercado, existem vários shampoos sem sulfato vendidos para quem segue a técnica low-poo, que significa pouco shampoo, onde as pessoas usam shampoo sem sulfato que é capaz de limpar alguns tipos de silicone, mas não os silicones insolúveis.

Por isso, para garantir que o seu cabelo esteja totalmente limpo após a utilização de silicone para cabelo, utilize um shampoo com sulfato normal e, algumas vezes na semana, utilize shampoo antirresíduos.

Não é protetor térmico

O silicone por si só não é um protetor térmico. Por isso, se você vai fazer chapinha ou irá utilizar o secador, leia o rótulo do produto e veja se, além de silicone para cabelo, o produto conta com algum tipo de componente que protege os fios de altas temperaturas.

Proteger o cabelo da poeira e poluição, por exemplo, é um dos benefícios do silicone capilar. Mas proteger do sol e do calor dos aparelhos elétricos não é uma função deste componente.

Esperamos que este artigo tenha te mostrado que o silicone para cabelo não é mocinho e nem vilão. É somente um produto que se usado corretamente pode te ajudar a disfarçar o frizz, dar brilho no cabelo e ainda te ajudar a disfarçar as pontas duplas.

Até a próxima!

Deixe seu comentário!