madeixa.com.br

Shampoo tonalizante: saiba para que serve e como usar o produto

O cabelo pode ser uma excelente forma de expressar os sentimentos e demonstrar a personalidade das pessoas. Por isso, muitas acabam mudando o estilo do cabelo quando querem passar uma nova impressão sobre suas personalidades.

Essa mudança vem sempre de forma visível… seja por meio de cortes, tinturas ou penteados. No caso das tinturas, porém, muitas pessoas podem não querer algo permanente e que estrague muito os fios. E é baseado nessa ideia que o shampoo tonalizante chegou ao mercado…

Se você ainda não sabe o que é o shampoo tonalizante, este artigo é para você! Vamos te explicar o que ele é, como utilizá-lo e quais são os benefícios desse produto que está ganhando cada vez mais fãs no universo beauté…

O que é o shampoo tonalizante?

 

Como todos já sabem, as tinturas fazem muito sucesso entre as pessoas que querem mudar a aparência. Porém, elas também tendem a danificar a saúde e o aspecto dos fios, já que são fortes para a fibra capilar, causando pontas duplas e ressecamento da raiz. Por isso, novas opções foram criadas no mercado, como o shampoo tonalizante.

O shampoo tonalizante nada mais é do que um shampoo sem amônia que criará uma camada de tinta em volta dos seus fios, agindo como uma capa. O que muda nesse caso é que a coloração não irá penetrar nos fios como a tinta faz. Assim, os danos serão bem menores.

Ele serve, principalmente, para as mulheres que querem escurecer o cabelo, ou então, realçar a cor que já existe. É uma excelente opção para quem tem os fios castanhos e quer pintá-los de preto, por exemplo.

Por se tratar de um procedimento mais artificial, o shampoo tonalizante pode também clarear o cabelo, mas apenas quando misturado com a água oxigenada de volume adequado para o cabelo. É importante lembrar que ele pode clarear, no máximo até 2 tons abaixo do seu.

Portanto, o shampoo tonalizante é indicado tanto para quem quer escurecer o cabelo ou mudar o tom, quanto para quem quer clarear até 2 tons utilizando a água oxigenada adequada.

Benefícios

O tonalizante não é um produto desenvolvido apenas para processos de tonalização dos fios, mas também apresenta muitas outras vantagens, inclusive quando o comparamos à tintas normais vendidas por aí.

Vamos ver, agora, alguns dos benefícios para os seus fios que a utilização do shampoo tonalizante traz:

  • Realce da cor: Você pode utilizar um tonalizante parecido com a cor natural do seu cabelo, apenas para dar brilho e realçar a cor. Isso é muito interessante para pessoas que ficam com os fios desbotados por conta de muito sol, por exemplo.
  • Luzes: Para fazer luzes no cabelo, é normal que muitas pessoas passem por processos de descoloração que danificam extremamente os fios. Por isso, você pode fazer luzes misturando a tinta com água oxigenada, sendo que a tonalidade atingida será até 2 tons abaixo da sua.
  • Correção da cor: Caso você já tenha tingido o cabelo anteriormente e os seus fios estejam manchados, o tonalizante pode ser uma excelente opção para neutralizar as partes manchadas e uniformizar a cor do cabelo, sem precisar passar por outro processo químico. Essa etapa também é muito utilizada por quem tem fios brancos e gostaria de escondê-los.
  • Fórmula sem amônia: A fórmula com amônia possibilita a substituição da cor natural do cabelo pela cor da tintura. Isso porque ela abre a fibra capilar e “insere” a nova cor, fazendo um processo de troca da cor que é considerado bastante agressivo. Já a fórmula sem amônia age de forma superficial, como uma maquiagem para o cabelo que dura, em média, entre 2 semanas e 1 mês.
  • Matizar o cabelo: Muitas loiras utilizam o shampoo tonalizante como um produto matizador, quando os fios começam a amarelar. Essa vantagem é muito importante, pois o shampoo tonalizante costuma ser mais barato do que o desamarelador ou o matizador em si. Logo, há uma maior economia utilizando o shampoo tonalizante.

Como usar shampoo tonalizante?

A aplicação correta de qualquer produto relacionado à cor de cabelo é muito importante, já que, quando mal aplicada, a tinta tende a durar menos nos cabelos e danificar mais também. Logo, seria um dinheiro gasto à toa.

O modo de aplicação do shampoo pode acabar sendo um pouco diferente de acordo com a marca de shampoo tonalizante que você comprou. Por isso sempre leia o rótulo. Porém, vamos ver, de modo geral, como funciona o processo de aplicação do produto:

  • Penteie o cabelo para que os fios não fiquem embaraçados e o produto possa se espalhar melhor;
  • Molhe o cabelo normalmente, como se fosse lavar o cabelo com um shampoo comum;
  • Aplique o shampoo tonalizante, espalhando de forma uniforme por todo o cabelo e massageando bem o couro cabeludo (quantidade: 1 moeda de 0,1cm para os cabelos curtos; 1 moeda de 0,25cm para cabelos médios e 1 moeda de 1,00cm para cabelos longos);
  • Deixe o produto agindo por cerca de 4 minutos e, se você tem o cabelo fino, por cerca de 3 minutos;
  • Enxágue o cabelo normalmente com água morna;
  • Após enxaguar, aplique o condicionador de sua preferência. Você pode também comprar o condicionador da mesma linha para potencializar o efeito da coloração;
  • Deixe o condicionador agir pelo tempo indicado (geralmente, 3 minutos);
  • Enxágue o cabelo normalmente.

Pronto! O processo é extremamente fácil. É o mesmo de utilizar um shampoo comum, com a diferença que você deve esperar alguns segundos antes de tirá-lo do cabelo. Lembre-se de sempre finalizar a lavagem capilar com água gelada. Isso fará com que as fibras capilares fechem e a tintura dure mais tempo.

Muito provavelmente, você se interessou bastante pelo shampoo tonalizante. Então, procure a marca que mais te agrada, encontre a cor perfeita para o seu cabelo e mãos na massa! Com certeza, você nunca mais irá querer utilizar tintas com amônia que danificam o cabelo. Apesar da ação do tonalizante durar menos, ele dá mais brilho e até mesmo hidrata os fios do cabelo.

Até a próxima!

Add comment