Madeixa
Shampoo sem sulfato

Shampoo sem sulfato: conheça os benefícios e como usar

Os componentes do shampoo são fatores fundamentais na hora da escolha do produto. A inclusão ou exclusão de uma substância ou ingrediente pode modificar completamente a ação e os efeitos após a lavagem do cabelo. Por exemplo, você conseguiria saber como age e os benefícios do shampoo sem sulfato? Qual a madeixa mais indicada para ele ser aplicado? Como usá-lo?

Todas essas perguntas serão respondidas durante esse artigo. Afinal, o shampoo sem sulfato ganhou muitos adeptos nos últimos anos, principalmente por mulheres que estão com os fios danificados, ressecados e sem vida. Esses problemas podem ser causados pelo excesso de produtos químicos aplicados no cabelo ou por fragilidade natural dos fios.

O shampoo sem sulfato consegue agir, justamente, no tratamento desses cabelos deteriorados e iniciar a retomada da vida das suas madeixas. Viu como essa opção oferecida pela indústria de cosméticos vale um artigo completo? São muitos benefícios que podem te ajudar a resolver problemas que te atormentam há um longo tempo.

Então, continue a leitura com atenção e fique à vontade para mergulhar nessa experiência.

Por que shampoo sem sulfato?

Shampoo sem sulfato

Em sua composição, esse shampoo não contém o lauril sulfato de sódio, que é responsável pela formação da espuma. Essa substância, por ser uma detergente, também é utilizada em cremes dentais, sabonetes, cremes dentais e até mesmo desengordurante. No cabelo, ela provoca impacto na proteção natural do fio, ressecamento, quebra e o surgimento do frizz nas madeixas.

O shampoo vendido sem sulfato não faz muita espuma e limpa sem a necessidade de esfregar as madeixas. Basta apenas uma massagem de leve para obter a higienização. Essa forma de lavar o cabelo mantém as cutículas intactas, sendo ideal para aqueles fios danificados.



Portanto, por mais que faça menos espuma, o shampoo sem sulfato limpa bem demais os cabelos e preserva o movimento e a maciez das madeixas. Só para efeito de comparação, o shampoo comum apresenta maior potência na limpeza, porém pode causar – com o tempo – quebra e opacidade dos fios.

Quem pode usar?

Shampoo sem sulfato

Cada madeixa tem as suas características, reações e necessidades diferentes um do outro. Por isso, um produto pode ter resultados diferentes em cada pessoa. O que podemos ter certeza é que o shampoo sem sulfato é menos abrasivo do que o tradicional e, por isso, costuma agradar quem tem o cabelo ressecado.

O shampoo sem sulfato também se torna ideal para cabelos cacheados ou crespos, finos, frágeis, descoloridos, tingidos e com química. Já quem tem madeixas mais lisas ou até mesmo oleosas pode aplicar o produto, mas os efeitos benéficos não são garantidos. No entanto, o teste pode ser válido.

10 shampoos sem sulfato para escolher e comprar para você

Apesar de muitas mulheres já preferirem o uso de shampoo sem sulfato, esse mercado ainda é pequeno no nosso país. Nem sempre é fácil encontrar o produto nas farmácias e departamentos de cosméticos.

Quando se encontra, muitas mulheres não sabem quais são os mais indicados para aplicar em seus cabelos. Por isso, fizemos uma lista 10 opções de shampoos sem sulfato para você. Confira:

1 – Shampoo sem sulfato Bio Extratus Pós-Progressiva

Shampoo sem sulfato

Esse produto garante limpeza sem ressecar as madeixas. Ideal para cabelos crespos e cacheados. Apesar do nome, não precisa ser aplicado apenas após a realização da progressiva.

2 – Shampoo sem sulfato Amend Color Reflect

Shampoo sem sulfato

Esse shampoo é ideal para madeixas coloridas. Ele limpa sem agredir os fios. Além disso, prolonga a permanência da cor por maior tempo. O seu problema é sua ineficiência no combate à oleosidade e na remoção da sujeira.

3 – Shampoo sem sulfato ÉH Orgânico

Shampoo sem sulfato

Esse versão do shampoo sem sulfato da ÉH Orgânico consegue proporcionar brilho aos cabelos sem causar o ressecamento. O produto é ideal para cabelos oleosos.

4 – Shampoo sem sulfato Oro Argan Monoi, da Bioderm

Shampoo sem sulfato

Uma das principais características desse shampoo é a suavidade. Ele também age forte na limpeza dos fios e não provoca ressecamento. Sua ação emoliente é bastante eficiente.

5 – Shampoo sem sulfato Jaborandi, Phytoervas

Shampoo sem sulfato

Esse produto consegue agir muito bem na limpeza do couro cabeludo e remoção da oleosidade da raiz sem deixar o restante do cabelo muito ressecado. Além do mais, você vai conseguir usar por mais tempo sem ficar com o couro cabeludo coçando ou descamando.

6 – Shampoo sem Sulfato Novex Low Poo

Shampoo sem sulfato

Produz quase zero de espuma. Mesmo assim, limpa bem, não intensifica a oleosidade da raiz e, melhor ainda, não provoca o ressecamento dos fios.

7 – Shampoo sem sulfato Low Poo Bio Extratus

Shampoo sem sulfato

Esse shampoo tem relativo sucesso na limpeza da raiz oleosa. Seu aroma é muito gostoso e não resseca os fios. Seu pH é 7.0.

8 – Shampoo sem sulfato Light Poo, da Elseve

Shampoo sem sulfato

O produto limpa e condiciona ao mesmo tempo. Sua ação garante fios leves, macios e soltos. Esse produto, no entanto, não é indicado para cabelos mais oleosos. Entre outras coisas, gera coceira no couro cabeludo com o tempo.

9 – Shampoo sem sulfato Less Poo, Yamasterol

Shampoo sem sulfato

Produto pode ter ótimo efeito em cabelos lisos e finos. Ele garante uma limpeza suave (só não alcança a raiz) e não provoca o ressecamento dos fios. O problema é que, depois de um tempo, causa descamação.

10 – Shampoo sem sulfato Color Fixation, Surya

Shampoo sem sulfato

A ação de limpeza desse produto é mais potente e tem efeito ideal em raízes oleosas. Não resseca os fios e deixa o couro cabeludo profundamente limpa.

Gostou do nosso artigo? Já aplicou shampoo sem sulfato em seu cabelo? Compartilhe o resultado conosco.

Deixe seu comentário!