Madeixa
Shampoo sem sal

Por que usar shampoo sem sal? Entenda os benefícios do produto!

As mulheres, normalmente, sabem muito bem qual o tipo de shampoo que melhor combina com os seus cabelos. Atualmente, o mercado oferece uma grande variedade de produtos voltados para a lavagem das madeixas. São muitos itens e informações que é normal a pessoa ficar meio perdida. Por exemplo, a indústria de cosméticos disponibiliza o shampoo com sal e sem sal. Mas você sabe quais os benefícios do produto sem o cloreto de sódio?

Essa é a dúvida que prometemos esclarecer durante esse artigo. Então, para isso, precisamos deixar claro que o sal utilizado no shampoo é diferente do que utilizamos em nossa casa. Apesar de também ser chamado de cloreto de sódio, o sal utilizado nos cabelos é mais puro, já que não possui iodo. Vamos lá!

Afinal, realmente existe shampoo sem sal?

Shampoo sem sal

O sal é o responsável pela a espuma que aparece após a aplicação do líquido nos cabelos. Ela garante a eliminação da sujeira nos fios e dá consistência ao produto. Você já viu um shampoo que não faça espuma, ou seja, não limpe? Você nunca encontrou porque não existe shampoo totalmente sem sal. Os que afirmam isso, na realidade, são compostos sem cloreto de sódio, mas contém lauril sulfato de sódio, outro tipo de sais orgânicos.



Benefícios do shampoo sem sal

Shampoo sem sal

Os shampoos vendidos como “sem sal” agridem menos os cabelos, principalmente os danificados após passarem por coloração ou qualquer outro processo químico. Também reduz os danos aos fios que sofrem com as exposições cotidianas ao sol, poluição e umidade. Além disso, ajuda na extensão dos efeitos das colorações nas madeixas.

Como explicado mais acima, esse shampoo produz menos espuma. Então, não estranhe após a aplicação. Por não provocar o ressecamento dos fios, o produto é ideal para mulheres que gostam de lavar os cabelos todos os dias. Na realidade, ele pode ser utilizado por qualquer tipo de madeixa. Não há restrições!



Diferença entre shampoo comum e shampoo sem sal

Shampoo sem sal

Você acabou de conhecer os benefícios do shampoo sem sal. Já o produto com a adição do cloreto de sódio (comum) abre a possibilidade de ressecamento dos fios e perda dos brilhos. Isso se deve a desidratação que ele pode provocar às madeixas. Esse shampoo também intensifica os efeitos dos raios ultravioletas.

Só para ressaltar, o shampoo sem sal causa menos perda de água aos cabelos. Com isso, ficam mais tempos hidratados. Esse produto é ideal para que utilizou produtos químicos no cabelo. Por exemplo, mulheres que pintaram o cabelo podem aplicá-lo sem preocupação, já que ajuda na manutenção da nova cor das madeixas por um período maior.

Sal da água do mar X Sal do shampoo

Shampoo sem sal

Muitas pessoas acreditam que os shampoos intitulados “com sal” possuem os mesmos efeitos negativos que o sal da água do mar. Mas isso é um verdadeiro mito! Isso porque, como já dissemos, o cloreto de sódio aplicado ao shampoo pela indústria de cosméticos é mais puro, sem a presença do iodo. Sua dosagem pequena é dissolvida na água durante o banho e não causa prejuízos aos cabelos.

Aí, quando vamos à praia e voltamos para casa com os cabelos danificados, a culpa recai todo sobre o sal do mar. Na realidade, não é apenas isso. A areia, o sol forte e a poluição do mar também colaboram para os danos às cutículas dos fios. Além disso, o fato de só lavar o cabelo horas após entrar na água salgada também causa prejuízos.

Conclusão: Não se preocupe! Use os shampoos sem pensar nos danos causados pela água do mar. Existe uma grande diferença entre eles, tanto na composição quanto nos efeitos às suas madeixas.

Aposte em uma hidratação semanal

Shampoo sem sal

Depois de aplicar o shampoo sem sal, é importante manter o calendário de hidratação em dia. Faça o procedimento pelo menos uma vez por semana. Utilize uma máscara capilar concentrada de acordo com o tipo de seu cabelo e o problema momentâneo.

Após a lavagem com o shampoo sem sal e a hidratação, use um finalizador com filtro UV para evitar danos causados pelos raios solares. Essa agenda de manutenção dos fios vai propiciar a manutenção do brilho dos fios por um maior tempo.

Gostou do nosso artigo? Já utilizou shampoo sem sal em seu cabelo? Compartilhe conosco a sua história!

Deixe seu comentário!