Madeixa
Shampoo matizador

Shampoo matizador: saiba como pôr fim ao “amarelado” do seu loiro

Se você pintou o cabelo, principalmente de loiro ou platinado, a maior preocupação e saber como manter o brilho e a intensidade do tom por mais tempo possível. Bom, o mercado oferece uma diversidade de produtos pós-coloração, mas aquele que vai virar o seu “parça” de vez é o shampoo matizador, desenvolvido especialmente para dar sobrevida ao brilho e beleza dos cabelos tingidos.

Geralmente, o loiro que foi aplicado nas madeixas costuma desbotar, a ter uma aparência de amarelado, um tom próximo ao da cor da gema de ovo. Esse visual dá nos nervos da mulherada, não é mesmo? O shampoo matizador age neutralizando o surgimento dessa pigmentação odiada que aparece nos cabelos grisalhos ou descoloridos.

Para você que quer saber como usar o shampoo matizador e qual se adapta melhor às suas madeixas, continue a leitura do nosso artigo e fique expert em como manter o seu cabelo tingido ou grisalho lindo e brilhante por mais tempo. Basta seguir todos os passos e ter bastante disciplina. Veja.

Como usar shampoo matizador passo a passo

Shampoo matizador



Como você já viu nesse artigo, matizar os fios significa a correção da cor aplicada no cabelo. Sua pigmentação roxeada retira o amarelado e o visual alaranjado das mechas loiras e grisalhas. Mas, agora, vamos mostrar como você pode aplicar o shampoo em seu cabelo, respeitando as características de suas madeixas.

O ideal é que o produto seja aplicado até quatro vezes por semana. A quantidade exata depende muito do efeito que você deseja. Mas vale ressaltar que o excesso pode provocar o ressecamento dos fios. Por isso, é importante realizar, após cada sessão de matização, um tratamento para nutrir as madeixas e reconstruir os cabelos. A hidratação também é sempre indicada.

Se você for aplicar o shampoo em casa, veja o passo a passo para o uso correto:



  1. Passe o matizador pela raiz e massageie bem o couro cabeludo. Deixe o produto agir por 5 minutos.
  2. Após o tempo, enxágue as madeixas, removendo todo o shampoo.
  3. Na sequência, aplique o condicionador de sua preferência.
  4. Após retirar o condicionador, aplique a máscara hidratante de sua preferência e deixe agir por alguns minutos.
  5. Por fim, enxágue e seque o cabelo com o secador. O uso de chapinha para a finalização está liberado.

Shampoo matizador caseiro: como fazer

Pra você que está com as contas apertadas, sem muita condição de gastar uma grana com salão de beleza, uma boa e barata alternativa e fazer a matização em sua própria casa. Os ingredientes e o modo de fazer são muito simples. Não há grandes segredos. Confira aí:

Ingredientes:

  • 300 ml de shampoo branco de sua preferência
  • 8 gotas de violeta genciana. Você pode encontrar na farmácia mais próxima de sua casa.

Passo a passo:

  • Em um recipiente de plástico, derrame o shampoo branco e adicione a violeta.
  • Na sequência, misture bem até ficar um creme homogêneo.
  • Por fim, coloque o creme nono frasco. Prontinho!

Não há segredo algum na hora de aplicar o produto. Faça como na utilização do shampoo tradicional. Use luvas para evitar que a violeta manche a pele.

Diferença entre shampoo matizador e shampoo desamarelador

Shampoo matizador

Dissemos aqui que o matizador evita o “amarelo ovo” nos cabelos tingidos de loiro e os grisalhos. Mas é preciso ter cuidado na hora de pedir o produto na loja de cosméticos, farmácias ou supermercados. Tudo porque também há o shampoo desamarelador. Apesar ambos serem voltados para madeixas descoloridas, há diferença consideráveis entre as duas técnicas.

Os dois modos não danificam muito as mechas e aumentam a durabilidade dos efeitos obtidos após tingir os cabelos ou mesmo as luzes. O matizador e o desamarelador também evitam a quebra dos fios e danos promovidos pela química. Ambos estão disponíveis em forma de máscaras, shampoos e condicionadores.

Agora, vamos trazer mais detalhes sobre o matizador e o desamarelador. Isso vai ajudar a você a distinguir melhor as duas técnicas. Confira:

Matizador

  • Ação: Retira pigmentos alaranjados das madeixas;
  • Prós: O efeito é obtido rapidamente e pode ser aplicado em casa;
  • Contras: O efeito não possui uma grande durabilidade;
  • Indicado: Ideal para qualquer madeixa descolorida ou tingida.

Desamarelador

  • Ação: Retira os pigmentos amarelos dos cabelos que perderam o platinado;
  • Prós: Normalmente, está disponível na forma de shampoo e pode ser usado durante o banho;
  • Contras: Por ser menos agressivo, o efeito surge de forma mais gradual e bem mais lenta;
  • Indicado: Ideal para qualquer tipo de cabelos loiros que estejam amarelados e almejam um tom mais acinzentado.Por ser um produto menos agressivo, não tem contra indicações.

Confira quais são os melhores shampoos matizadores

Por fim, fizemos a seleção de 5 matizadores que você pode comprar em uma loja de cosméticos mais próxima de sua casa.

1 – Silver L´oréal

Shampoo matizador

Consegue cumprir com todas as suas promessas e evitar o amarelado no cabelo. Além disso, deixa um ótimo cheiro no cabelo. Mas vale ressaltar a importância da hidratação após o seu uso.

2 – Shampoo Matizador da Tratta

Shampoo matizador

A marca pode não ser conhecida pela grande massa, mas esse produto garante uma cor maravilhosa aos cabelos, sem deixar os fios opacos, ressecados e sem vida alguma.

3 –Paul Mitchell Platinum Blonde

Shampoo matizador

Esse produto é muito eficaz. Não deixa os fios ressecados e mantém os cabelos com brilho incrível e as mechas mais claras em destaque.

4 –Matizador Redken Blonde Idol Sulfate

Shampoo matizador

À base de ácido lático e folha de violeta, esse produto ajuda a realçar o brilho das madeixas loiras. Além disso, ajuda na maciez do cabelo e mantém os fios hidratados.

5 –Shampoo Alta Moda da Alfaparf

Shampoo matizador

Esse produto tem a potência elevada. Para se ter uma ideia, com apenas três horas de ação nos cabelos, ele retira todos os fios amarelados das madeixas. No entanto, essa intensidade provoca ressecamento dos fios. Por isso, o indicado é sempre fazer a hidratação e nutrição após o seu uso.

E aí, gostou do nosso artigo? Já utilizou o shampoo matizador em seu cabelo? Quais foram os efeitos? Compartilhe conosco a sua história.

Até a próxima!

Deixe seu comentário!