Madeixa
Shampoo desamarelador

Shampoo desamarelador: conheça os benefícios e como usar

Os fios loiros e platinados fazem muito sucesso entre as mulheres, principalmente as brasileiras na época de verão. Por isso, é comum que muitas façam descoloração no cabelo para conseguir atingir o tom de loiro desejado.

Porém, o cabelo descolorido é um dos que mais exigem cuidados constantes, já que ele tende a amarelar com o tempo e chegar a um aspecto de ressecado e sem vida. Por isso, diversos produtos foram criados para amenizar esses problemas e manter o cabelo loiro e lindo, mesmo com o passar do tempo. E o shampoo desamarelador é um desses produtos…

Portanto, neste artigo, decidimos te falar um pouco mais sobre o shampoo desamarelador, porque o cabelo loiro amarela, como utilizar o produto e quais são seus benefícios.

Por que o cabelo amarela?

Shampoo desamarelador



Muitas pessoas não entendem porque o cabelo acaba amarelando com algum tempo após a descoloração, mas a resposta para essa pergunta é muito simples e pode ser resumida com uma única palavra: oxidação.

Fatores externos como sol, água salgada e água com cloro acabam acelerando o processo de oxidação dos cabelos. Esse processo ocorre porque os produtos utilizados para deixar os fios loiros são muito fortes e eles acabam reagindo quimicamente quando entram em contato com os três fatores que citamos.

São esses mesmos fatores e a própria oxidação que dão ao cabelo o aspecto de ressecado que ele ganha com o tempo, além dos fios elásticos e as pontas duplas. Falando dessa forma, parece até que ter o cabelo loiro é uma experiência horrível, mas isso não é verdade. Tudo depende dos seus cuidados com o cabelo!



Observação: A oxidação por conta dos raios solares também ocorre nos cabelos escuros, mas ela é bem menos visível por causa da grande quantidade de melanina presente nos fios. Já as loiras acabam sofrendo bem mais com esse problema.

O que é o shampoo desamarelador?

Shampoo desamarelador

 

O shampoo desamarelador é um dos artifícios que podem ser utilizados para deixar o cabelo loiro ou platinado bem menos amarelado e com mais vida. Por conta dessa ação, ele vem ganhando muito espaço no mercado com sua alta eficácia (claro que tudo depende da marca).

Ele age combatendo a oxidação do cabelo e servindo como um tonalizante que reativa o tom origial do loiro. Isso não ocorre por mágica, mas sim, porque sua cor azul ou roxa é a cor oposta ao amarelo/larananja no círculo cromático, ou seja, elas se anulam… e seu cabelo não fica nem roxo e nem amarelo!

O seu efeito é tão interessante que existem até mesmo condicionadores e máscaras de hidratação no mercado com a cor roxa. Dessa forma, você pode complementar o tratamento e deixá-lo mais potente, sempre fazendo da forma que ensinaremos a seguir.

Como usar o shampoo desamarelador

Shampoo desamarelador

Por se tratar de um produto excelente, ele também pode ser forte. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados para que não ocorra nenhum efeito indesejado quando você utilizar o shampoo. Os dois efeitos que podem acontecer são:

  • O cabelo ficar roxo: Se você usar demais ou não tirar o shampoo direito, seu cabelo ficará roxo por conta do excesso de produto nos fios.
  • Os fios amarelarem mais ainda: Dependendo da forma que você utilizar o shampoo, seus fios podem amarelar mais ainda. Na maioria das vezes, isso ocorre por conta do excesso de uso, que vem acompanhado com um aspecto de ressecado mais conhecido como “palha”.

Mas não se preocupe! Esses efeitos colaterais irão ocorrer apenas se você não seguir o passo a passo a seguir, no qual falamos como usar o shampoo desamarelador de forma correta:

  1. Aplique o shampoo desamarelador e faça uma massagem no couro cabeludo. Deixe o produto agindo por, no máximo, 5 minutos, ou o tempo máximo indicado na embalagem, caso ele seja menor;
  2. Enxágue muito bem o cabelo e passe o seu condicionador de costume. Deixe agir pelo tempo indicado no produto;
  3. Seque um pouco o cabelo retirando o excesso de água para absorver melhor a hidratação;
  4. Aplique uma máscara hidratante ou uma receita hidratante caseira e deixe agir por cerca de 10 minutos, ou pelo tempo indicado na embalagem;
  5. Enxágue o cabelo;
  6. Utilize a fonte de calor que preferir: você pode usar secador, babyliss, chapinha ou deixar secar naturalmente, mas lembre-se de utilizar o protetor térmico.

Esses passos irão evitar que seu cabelo fique roxo, ainda mais amarelado ou que fique ressecado e com aspecto de palha. Por isso, é muito importante que você utilize uma máscara de hidratação e o condicionador.

Atenção: O shampoo desamarelador deve ser utilizado apenas uma vez na semana. Lembre-se que, quando utilizado em excesso, ele não cumpre sua função e acaba trazendo efeitos colaterais, por ser um produto forte e com cor. Além disso, os cabelos loiros estão mais sujeitos a terem efeitos colaterais, pois eles são naturalmente mais fracos.

Benefícios do shampoo desamarelador

Shampoo desamarelador

Provavelmente, agora já está claro quais são os benefícios do shampoo desamarelador. Mas vamos fazer uma recapitulação de todas as vantagens que esse produto oferece:

  • Dá vida aos cabelos, trazendo de volta o movimento e fechando as cutículas abertas pela oxidação;
  • Neutraliza e reduz o efeito do amarelamento e revive a cor original que o cabelo tinha antes do processo de oxidação ter ocorrido;
  • É fácil de ser encontrado para comprar;
  • Existem diversas opções no mercado, algumas até com elementos hidratantes;
  • Existem marcas com linhas de condicionador e máscara de tratamento para complementar;
  • Custo-benefício excelente, já que você usará pouco produto e ele tem a tendência de durar bastante.

Todos esses benefícios são garantidos por um único produto. Portanto, não se preocupe e não fique com receio de deixar os cabelos loiros. Se essa é a sua vontade, existe uma solução para tudo.

Procure a marca de shampoo desamarelador (também vendido como “shampoo roxo”) que mais te agrada e utilize-o com responsabilidade de acordo com o passo a passo que ensinamos, sempre uma vez por semana, no máximo.

Com o tempo, você verá uma grande diferença na cor dos seus fios. E, já na primeira vez, eles estarão menos amarelos, mais bem cuidados e com bem mais movimento!

Até a próxima!

Deixe seu comentário!