Madeixa
Shampoo de pimenta

Shampoo de pimenta: conheça os benefícios e como usar

Utilizar novos produtos é sempre bom para entendermos como nossos fios reagem a determinados ingredientes e, também, para aumentar as opções que temos na hora de cuidar das madeixas. Por isso, existem cada vez mais produtos disponíveis no mundo dos cosméticos que possuem o intuito de deixar os cabelos maravilhosos e com efeito profissional.

Um exemplo de produto que tem bastante potencial, e ainda não é muito conhecido, é o shampoo de pimenta, que se originou de receitas caseiras de nossos ancestrais e, agora, está na prateleira dos mais diversos comércios, prometendo fios mais bonitos e saudáveis a cada uso.

Por isso, nesse artigo, vamos ver um pouco mais sobre o shampoo de pimenta: o que ele é exatamente, qual a sua função nos fios, quais são os benefícios do seu uso e muito mais! Então, continue lendo para descobrir um novo produto que com certeza vai te conquistar muito.

Veja também: Aprenda 3 receitas caseiras para o cabelo poderosas, fáceis e baratas

O que é o shampoo de pimenta?

Shampoo de pimenta

O shampoo de pimenta nada mais é do que um produto feito para a lavagem dos fios que leva um pouco de condimento em sua composição. Por isso, é importante entender que o shampoo de pimenta não é feito exclusivamente de pimenta, mas apenas leva um pouco do ingrediente na fórmula para que seja possível extrair seus benefícios com o uso.

Por conta da força da pimenta, não recomendamos que você faça esse shampoo de forma caseira, já que as chances de errar a quantidade de pimenta são grandes e os efeitos colaterais podem não ser tão bons, como por exemplo:



  • Irritação do bulbo capilar;
  • Alergias;
  • Sensação de queimação no couro cabeludo;
  • Caspa (ou aumento delas);
  • Quebra do cabelo.

Esses são apenas alguns dos efeitos causados por um excesso de pimenta nos cabelos. Por isso, o shampoo de pimenta industrializado é muito mais recomendado. Portanto, não tenha medo de usar o shampoo de pimenta, mas desde que ele seja feito por uma marca certificada que tem experiência com os cabelos!

A verdade é que tudo em excesso faz mal e precisamos tomar cuidado para que isso não acabe afetando a nossa saúde. Afinal, a saúde vem muito antes da aparência na lista de prioridades.

Como o shampoo de pimenta funciona?

Shampoo de pimenta

Afinal, por que o shampoo de pimenta se diferencia tanto de outros shampoos normais que já estamos acostumadas a usar no dia a dia? A verdade é que a pimenta é um condimento extremamente nutritivo que pode ser muito benéfico para o cabelo, já que algumas coisas que fazem parte da sua composição acabam passando para a nossa fibra capilar.

Ou seja, ao utilizar o shampoo de pimenta, você estará fazendo com que todas as vitaminas desse ingrediente entrem em contato com os seus fios. E olha que não são poucas vitaminas! A pimenta é rica em vitamina K, B1, B6, A, C, além de ter ácido fólico e ferro.

Logo, o nutriente age no cabelo como uma ferramenta de nutrição dos fios e reposição de minerais que são perdidos com o passar do tempo, o que faz com que esse shampoo seja muito poderoso para a saúde capilar.

Benefícios do shampoo de pimenta

Você já entendeu que o shampoo de pimenta é muito benéfico para os fios, mas agora nós vamos ser um pouco mais específicos e te listar quais são as vantagens que você irá notar ao utilizar o produto de forma regular e com os cuidados necessários.

Por isso, depois de ler essa lista, já coloque o shampoo de pimenta na sua wishlist, porque ele, com certeza, vai se tornar um item desejado por você!

Fortalece o cabelo

Como já dissemos, todas as vitaminas do shampoo acabam indo para a sua fibra capilar. Isso funciona como uma nutrição muito forte. A nutrição é a etapa de tratamento responsável por deixar o cabelo mais forte, menos quebradiço e com menos risco de queda.

Por isso, se você precisa de fios mais fortes, com certeza o shampoo de pimenta irá te ajudar muito e você notará a diferença por meio do crescimento e da redução da queda dos fios.

Veja também:

Dá brilho aos fios

Shampoo de pimenta

Nada melhor do que utilizar produtos que devolvem o brilho natural do seu cabelo, e é exatamente isso que esse shampoo faz nos seus fios. No caso de quem tem cabelo oleoso, ele diminui essa oleosidade e deixa os fios mais soltos. Já no caso de quem tem o cabelo ressecado, ele promove a hidratação dos fios e aumenta o brilho.

Veja também: Qual é a diferença entre cabelos secos e ressecados? Saiba aqui!

Por isso, podemos dizer que o shampoo de pimenta dá brilho aos fios de forma natural e eficaz, sem que muitos componentes químicos sejam necessários para que isso aconteça.

Saiba mais: Como deixar o cabelo mais brilhoso? Veja receitas caseiras e dicas

Ajuda no crescimento

Assim como no fortalecimento, as vitaminas do shampoo de pimenta são excelentes para fazer o cabelo crescer mais rápido. Com o cabelo nutrido, o couro cabeludo tende a possuir uma maior circulação do sangue, e isso estimula o bulbo capilar a “produzir” cabelo. Logo, esse produto é excelente caso você queira um crescimento mais acelerado das madeixas.

Tem ação anticaspa

Ao ser utilizada em excesso, a pimenta tende a gerar mais caspas no cabelo. Porém, quando usamos um shampoo de pimenta de boa qualidade e na frequência certa, a tendência é que as caspas diminuam consideravelmente.

Isso porque as caspas são causadas no couro cabeludo por conta do ressecamento da raiz, e o shampoo de pimenta promove uma maior hidratação dos fios e, ainda, tem ação anti-fúngica, o que cria um escudo muito poderoso contra a caspa. Por isso, aposte nesse produto se você já tentou de tudo e não sabe mais o que fazer, ou apenas se você começou a ter caspas e já quer cortar o mal pela raiz!

Com certeza, depois de ler todos esses benefícios, você já está querendo comprar um shampoo de pimenta só para você. Nós, com certeza, recomendamos isso e te lembramos que ele pode ser usado, no máximo, 2 vezes na semana.

Por isso, use-o intercalando com outro shampoo um pouco mais fraco. Boa sorte vendo as maravilhas que esse produto fará nos seus fios!

Deixe seu comentário!