madeixa.com.br
Shampoo de cerveja

Shampoo de cerveja: conheça os benefícios e como usar

O verão é um período muito propício para se falar em cerveja: seja na praia, no churrasco, em casa… O fato é que a bebida é um bom acompanhamento para os dias ensolarados e cheios de calor. Mas, e se eu te contar que a cerveja pode ser uma boa aliada também para as madeixas?

Pois é, parece estranho, não é mesmo? Porém, essa gostosa bebida pode fazer um diferencial bem grande nos cuidados diários dos fios. Dentre os benefícios, o shampoo de cevada pode nutrir, encorpar e dar um brilho intenso aos cabelos.

E não para por aí! Por ser rico em vitaminas do complexo B e proteínas, esse tipo de shampoo pode ajudar na restauração dos fios danificados por processos químicos ou pelo uso de aparelhos em alta temperatura, como chapinhas e secadores.

E se você se interessou por essa novidade e quer aprender a utilizar mais esse produto para os cuidados diários dos fios, confira as dicas a seguir!

Veja também: Shampoos caseiros: veja receitas que beneficiam o seu cabelo

Quais os benefícios da cerveja para os cabelos?

Shampoo de cerveja

Sim, é! Apesar de parecer engraçado – e deixar muita gente desconfiada -, a composição da cerveja possui ingredientes que são muito nutritivos para os fios. Esse tipo de shampoo possui em sua fórmula o levedo, um fermento que contém vitaminas do complexo B – que são hidrossolúveis, isto é, solúveis em água -, biotina e ácido fólico, que são capazes de atuar no metabolismo celular do fio.

Essas substâncias agem na queratina capilar e, portanto, atuam na nutrição e restauração das madeixas sem vida, além de fortificar os cabelos mais fracos. A biotina, também conhecida como vitamina H, auxilia na redução da queda capilar.

Outros componentes do shampoo – que também são encontrados na cerveja – são o malte, rico em maltose, e o lúpulo, rico em sacarose. Os dois ingredientes podem fornecer brilho intenso e também auxiliar na restauração das madeixas, uma vez que possuem proteínas em sua composição.

Para quem quer ver os fios crescendo de forma mais rápida, esse tipo de shampoo pode auxiliar no processo. As substâncias presentes na composição desse produto são ótimas para estimular o crescimento do cabelo e fazer com que o fio fique forte e saudável.

Algumas marcas presentes no mercado também levam em sua composição o Pantenol, que ajuda na diminuição da irritação do couro cabeludo, e também Polipeptídeo de Soja, conhecido por auxiliar na prevenção de alguns tipos de doenças de pele.

Para quais tipos de cabelo o shampoo de cerveja é recomendado?

Shampoo de cerveja

O shampoo de cerveja é especialmente recomendado para as pessoas que possuem fios frágeis e enfraquecidos, principalmente aqueles que foram danificados pelo uso excessivo de chapinhas, secadores ou processos químicos.

Quem possui fios muito finos ou com pouco volume também pode se beneficiar do uso desse shampoo, uma vez que os componentes da fórmula podem ajudar a encorpar as madeixas.

Veja também: Como engrossar cabelos finos e ralos? Confira 10 dicas super poderosas!

Como fazer shampoo de cerveja? Veja a receita

Existem várias marcas no mercado que comercializam shampoos à base de cerveja, proporcionando boas opções de compra. Entretanto, também é possível fabricar seu próprio shampoo de cerveja em casa.

Mas antes de sair aplicando em seu cabelo a primeira cerveja que você encontrar pela frente, é importante saber que só devem ser utilizadas aquelas que são feitas com flores de lúpulo ou as artesanais, já que estão isentas de componentes químicos.

E se você ficou interessado em fazer seu próprio shampoo de cevada, fique atento às dicas a seguir.

Ingredientes:

  • ½ xícara de água filtrada;
  • 1 colher pequena de óleo de semente de uva;
  • ½ xícara de shampoo para bebê (neutro);
  • 1 xícara de cerveja (feita com flores de lúpulo ou artesanal).

Modo de preparo:

O primeiro passo é ferver a cerveja em uma panela sem tampa, em fogo médio-alto, até reduzir o volume. O recomendado é cozinhar a cerveja por cerca de 10 minutos ou até que o volume fique reduzido a meia xícara em relação à quantidade inicial. Desligue o fogo e reserve.

Em seguida, acrescente o shampoo de bebê neutro em uma tigela e, depois que a cerveja estiver completamente fria, coloque-a no recipiente e misture junto com o shampoo. Acrescente a água e o óleo de semente de uva, mexendo levemente.

Após misturar todos os ingredientes, coloque a mistura em um recipiente de plástico com tampa com a ajuda de um funil. Pronto! Seu shampoo de cerveja está pronto para ser usado.

Como usar?

Shampoo de cerveja

É importante lembrar de agitar o shampoo sempre que for utilizá-lo. O modo de usar é o mesmo de outros produtos semelhantes: umedeça os fios, aplique uma quantidade adequada para o comprimento do seu cabelo, lave até formar espuma e enxágue, retirando todo o produto.

O recomendado é que o shampoo seja utilizado de uma a duas vezes por semana para garantir um cabelo volumoso e cheio de brilho. Utilizar o produto mais vezes do que isso pode deixar os fios pesados e quebradiços por excesso de nutrientes.

Veja também: 

O shampoo de cerveja serve apenas para o cabelo?

E se você ficou se perguntando se esse tipo de shampoo seria útil apenas para as madeixas, eu trago a resposta: não! Além de ser ótimo para a saúde dos fios, o shampoo de cerveja também pode auxiliar nos cuidados dos homens com a barba. É isso mesmo!

Por conta de sua composição – que leva lúpulo, proteínas do trigo e levedo -, o shampoo de cerveja pode auxiliar na limpeza e fortalecimento da barba. E não é só isso! Se você sofre com o problema de barba rala, o produto pode ainda ajudar a dar volume e brilho, colaborando para você exibir uma barba cheia e robusta.

Add comment