Madeixa
Shampoo de café

Shampoo de café faz o cabelo crescer? Tire suas dúvidas!

A internet está cheia de dicas caseiras para resolver problemas com os seus cabelos. E uma das mais procuradas é relacionada ao crescimento do cabelo. As mulheres, principalmente, querem encontrar formas eficientes que acelerem o avanço do tamanho das madeixas. E como nós trabalhamos em função de vocês, vamos mostrar neste artigo se uma das receitas mais utilizadas neste sentido realmente pode funcionar ou não.

A dica caseira para crescimento dos cabelos de hoje é o shampoo de café. A fama do produto em fazer os fios avançarem começou na Alemanha. Estudantes da Universidade de Lübeck utilizaram uma solução de café para conter a situação fraca de folículos capilares. Após a aplicação, eles perceberam que as madeixas começaram a crescer. O aumento chegou a ser de 25%.

A partir daí, esse estudo acabou vazando e o público recebeu essa informação como uma solução para cabelos curtos com dificuldade de crescimento. Mas é preciso se aprofundar melhor nessa questão, até porque existem muitas formas de café e nem todas elas garantem resultado positivo. Vamos mostrar aqui qual tipo pode, realmente, recuperar os fios e deixá-los mais longos, mas sem perder o brilho e a saúde de suas madeixas.

Shampoo de café funciona? Veja os benefícios

Shampoo de café



A primeira coisa que precisamos saber é que o tipo de café utilizado em pesquisas que ajudam no crescimento dos cabelos não será esse pó que você tem em casa. Tudo porque a cafeína que estimula o avanço dos fios não está em quantidade suficiente nos produtos vendidos em supermercados. Portanto, não adianta encher a cara de café ou encharcar o cabelo com o produto da melhor marca. Essas ações serão em vão…

Para realmente conseguir encontrar um resultado positivo, você precisar utilizar a cafeína anidra. Essa fórmula é totalmente sem água em suas moléculas, ou seja, é pura e sintetizada. De acordo com o estudo alemão, essa versão impulsiona o crescimento e aumenta o ciclo de vida dos cabelos. Tudo porque bloqueia as ações do hormônio DHT, que trabalha nos folículos capilares. Com isso, desencadeia a morte de células que fabricam os fios e a consequente queda das madeixas.

E os benefícios ao cabelo não param por aí. A cafeína ajuda no fluxo sanguíneo, distribuindo melhor os nutrientes entre as madeixas. Com isso, além de estimular o crescimento mais forte e saudável dos fios, previne a quebra e ajuda no combate ao envelhecimento precipitado dos fios.



Para deixar você ainda mais alegre, vai aí mais uma informação importante: as mulheres são as mais beneficiadas com a ação da cafeína anidra. Segundo as pesquisas feitas pela Universidade de Lüberck, os folículos capilares das mulheres respondem mais rapidamente a esse tratamento do que os homens.

Como fazer?

Shampoo de café

Se você conseguir ter acesso à cafeína anidra, a receita para fazer o shampoo bomba de café em casa fica muito simples. Outro ingrediente que não pode faltar, é claro, é o shampoo. O único detalhe, e não menos importante, é que ele seja sem sal sem sulfato. A mistura pode ser utilizada de duas a três vezes por semana.

A primeira e única coisa a ser feita é misturar 250 ml de shampoo em três colheres de cafeína anidra em recipiente de plástico. Mexa bem e deixe descansar até o outro dia. Pronto! O seu produto para fortalecer o crescimento dos seus cabelos está preparado para agir.

A aplicação deve ser normal, da mesma forma que você utiliza os demais shampoos. Massageie com os dedos de forma circular. Deixe agir por três a cinco minutos e enxágue os cabelos até o produto sair por completo.

Você também pode hidratar os cabelos com uma máscara à base de cafeína. Ela é ideal, principalmente, para madeixas cacheadas, que – normalmente – são mais ressecadas. A receita vai utilizar máscara concentrada de sua preferência, mel e cafeína anidra.

Una três colheres da máscara de hidratação, uma colher de mel e duas colheres da cafeína. Aplique nas madeixas lavadas, enluve mecha por mecha e massageie suavemente. Deixe agir por meia hora. Por fim, enxágue bem até sair todo o produto e aplique o condicionador de sua preferência para deixar os fios selados.

Veja também: Hidratação com café para o cabelo: saiba os benefícios e como fazer

É verdade que o shampoo de café resseca o cabelo?

Shampoo de café

Além de ajudar no crescimento dos cabelos, o café tem outras famas relacionadas às madeixas que circulam na internet. Uma delas é que o produto provoca o ressecamento dos fios. E o pior de tudo é que isso é verdade. Mas calma! Não significa que quem utilizou a nossa receita acima vai passar por esse drama. Na realidade, a versão que pode provocar a perda da saúde das madeixas é diferente da utilizada no shampoo bomba.

Já dissemos que o café anidra, por ser puro, é o que garante o brilho, fortalecimento e crescimento dos cabelos. Já o pó de café que você tem em sua casa tem efeitos totalmente diferentes. Ele pode ser um grande vilão. Ao ser misturado em outros produtos cosméticos, como shampoo ou condicionador, por exemplo, ele pode deixar os cabelos secos e sem vida.

Caso você não consiga encontrar a cafeína anidra no mercado próximo de sua casa, outra boa opção e muito eficaz é comprar produtos à base de café. Só fique atenta para garantir que o condicionador ou o shampoo são compostos pela cafeína pura. A vantagem em relação à receita caseira é que o cheiro será muito mais agradável. Você não terá a preocupação de ficar com aroma de café na cabeça.

Shampoo de café escurece o cabelo?

Shampoo de café

Para finalizar o nosso artigo, vamos esclarecer outra questão importante sobre o uso do café no cabelo: a cafeína pode provocar o escurecimento das madeixas? Sim. Devido à sua coloração, o produto pode mudar a tonalidade dos fios temporariamente. A tendência é que a cor natural dos fios volte normalmente com o tempo.

Devido à essa característica de escurecer os fios, a utilização dos shampoos à base de cafeína não é indicada para mulheres com cabelos loiros. A não ser que elas optem pelo crescimento dos fios sem se importar com a coloração momentânea.

Curtiu o nosso artigo? Já experimentou o shampoo à base de cafeína anidra no cabelo? Compartilhe a sua experiência conosco!

Deixe seu comentário!