Madeixa
Shampoo antirresíduos

Shampoo antirresíduos: conheça os benefícios e como usar

Você sabia que não utilizar produtos específicos para a limpeza total do couro cabeludo pode causar sérios danos aos seus cabelos? É isso mesmo. Suas madeixas podem ficar com uma aparência pesada, opaca, sem movimento algum. A melhor maneira de você deixar os cabelos macios e brilhantes é realizar uma higienização adequada. Para isso, o indicado é o shampoo antirresíduos.

As substâncias contidas no shampoo antirresíduos têm como principal função a limpeza profunda do couro e dos fios. Com isso, os resultados benéficos às madeixas podem ser sentidos e vistos rapidamente. O cabelo apresenta maior brilho, movimento e uma aparência saudável.

Os produtos tradicionais não conseguem agir completamente na remoção dos resíduos que adquirimos durante ao dia. Por exemplo, a exposição à poluição e à poeira causa danos aos fios e deixa o couro cabeludo cheio de sujeira. Com isso, o shampoo antirresíduos se torna não uma opção, mas, sim, a solução.

Por isso, neste artigo, vamos apresentar para vocês como age, como deve ser aplicado e quais os melhores disponíveis no mercado. Então, continue a leitura e fique atenta às dicas!

Como funciona o shampoo antirresíduos?

Shampoo antirresíduos

A lavagem do cabelo é um das partes essenciais para manter o cabelo bonito e saudável. Caso você não consiga retirar todos os resíduos durante esse procedimento, os fios tendem a enfraquecer aos poucos. Isso porque os resíduos em excesso impedem a respiração do cabelo e tampam a entrada de nutrientes na estrutura dos fios. Por isso, causa tantos danos às madeixas.

Para impedir essa situação, os shampoos antirresíduos entram com diversas substâncias próprias para a limpeza dos cabelos. Entre elas estão a betaína, cocamidopropil, dimenticona propril, benzoato de sódio e base surfactante ou detergente. Esses elementos promovem, juntos, a captura da sujeira, purificação do couro cabeludo e o equilíbrio do pH. E isso se faz por meio de ativos bactericidas, de moléculas surfactantes e germicidas.

Mas é importante destacar que o uso abusivo do shampoo antirresíduos por prejudicar a proteção natural dos cabelos. Com isso, haverá um grande desequilíbrio dos fungos e bactérias que, geralmente, estão presentes no couro cabeludo.

Como usar?

Como dissemos acima, apesar de todos os benefícios, o shampoo antirresíduos não pode ser utilizado quando quiser. Isso pode acarretar no aparecimento de frizz, perda de brilho, falta de forma e aspereza. O recomendado é aplicar o produto de uma à duas vezes por semana, no máximo.

Para deixar você ainda mais por dentro sobre a utilização do shampoo antirresíduos, vamos detalhar como a aplicação pode ser feita em cada tipo de cabelo. Isso pode ser feito de várias formas. Confira:

Em cabelos normais

Shampoo antirresíduos

O shampoo antirresíduos por ser aplicado semanalmente. Como ele costuma provocar um leve ressecamento dos fios, é sempre bom usar o shampoo e, na sequência, uma máscara hidratante. E com o couro cabeludo limpo, a máscara vai penetrar melhor e potencializar o efeito da hidratação.

Em cabelos oleosos

Shampoo antirresíduos

Nos cabelos oleosos, o shampoo antirresíduos pode ser aplicado até duas vez por semana, principalmente se você tem o costume de lavar os cabelos todos os dias. Porém, fique atenta e reduza o uso caso o cabelo comece a apresentar sinal de ressecamento.

Em cabelos secos

Shampoo antirresíduos

Em cabelos secos, o indicado é utilizar o shampoo antirresíduos apenas uma vez por mês. Tudo porque o produto ajuda no ressecamento dos fios. Após a utilização do shampoo, aplique uma máscara hidrante potente.

Em cabelos tingidos

O poder de limpeza profunda do shampoo antirresíduos ajuda a tirar, inclusive, os pigmentos da tintura, o que provoca o desbotamento da cor. A utilização do produto em cabelos tingidos deve ser mensal, já que a coloração já costuma ressecar os fios.

Em cabelos com alisamento

Shampoo antirresíduos

Outro benefício do shampoo antirresíduos é retirar os agentes alisantes do cabelo, como os da escova progressiva. Agora, caso você queira efeito duradouro do alisamento, não é recomendado o uso do shampoo. No entanto, se sua ideia é que a progressiva saia rapidamente, use o antirresíduos – já que ele acelera o processo – uma vez por semana e hidrate bem na sequência.

Quais os melhores shampoos antirresíduos do mercado?

Agora que você já sabe como utilizar o shampoo antirresíduos em sua madeixa, vamos destacar, agora, quais os mais procurados produtos oferecidos pela a indústria de cosmético para esse segmento. Preste atenção:

Shampoo Antirresíduos Pantene

Shampoo antirresíduos

 

O produto deve ser utilizado antes do shampoo tradicional de sua preferência e antes de realizada a hidratação no cabelo. O antiresíduos da Pantene realiza limpeza profunda do couro cabeludo, controla a oleosidade dos fios, não resseca os fios e tem um ótimo cheiro.

Shampoo Antirresíduos Bio Extratus

Shampoo antirresíduos

Esse produto consegue cumprir a promessa de deixar o couro cabeludo limpo, sem a presença de sujeira. Em sua composição, possui o Bepantol, ou vitamina B5, que ajuda a hidratar as madeixas e amenizar o ressecamento, que pode aparecer. O antirresíduos da Bio Extratus não deixa os fios duros e nem ásperos. Seu cheiro é suave, mas dura pouco tempo.

Shampoo Antirresíduos Seda – Recarga Natural

Shampoo antirresíduos

Feito à base de chá verde e extratos cítricos, o produto da Seda retira os resíduos do couro cabeludo e garante a purificação dos fios. A sua fórmula também possibilita o restauro do movimento e brilho das madeixas, além de uma sensação prolongada de frescor.

Shampoo Antirresíduos Ecologie

Shampoo antirresíduos

Esse produto é conhecido pela potência. Ele não deixa restos de sujeira no couro cabeludo. Após a sua utilização, o recomendado é abusar do condicionador, já que as madeixas podem ficar duras, o que dificulta o penteado.

O cheiro dele é muito bom, uma delícia, mas sai após a lavagem. O seu principal contraponto, no entanto, é um preço mais elevado.

Shampoo Antirresíduos Skala

Shampoo antirresíduos

A Skala é a responsável pelo Shampoo S.O.S Antirresíduos. Ele é reforçado com a vitamina E e D’Penthenol. Consegue ter uma eficaz ação de retirada de sujeira do couro cabeludo e melhora na oxigenação dos fios. No entanto, provoca um ressecamento mais acentuados dos fios.

E ai, gostou do nosso artigo? Já experimentou alguns desses produtos? Compartilhe conosco sua história.

Até a próxima!

Deixe seu comentário!