Madeixa
Scrunchies

Scrunchies: o “rabicó” ou “xuxinha de cabelo” de volta na moda

Moda absoluta nos anos 90, os Scrunchies, conhecidos como rabicó ou xuxinha, estão de volta com mais força do que antes. Esses acessórios que fizeram tanto sucesso, voltam em uma forma mais moderna e versátil. Confira!

Os Scrunchies

A maior prova de que a moda volta, são os Scrunchies. Muito utilizados nos anos 90, o famoso acessório voltou à moda de um jeito revisitado e moderno. O que antes era considerado brega, hoje é tido como um must have nos acessórios de qualquer pessoa.

Afinal, o acessório oferece um visual despojado e divertido aos cabelos, podendo ser utilizado até mesmo nos looks mais sociais. Inclusive, o Scrunchie tem sido usado por personalidades importantes do mundo artístico, como Bella Hadid, Ariana Grande e Selena Gomez.

A forma de usar o acessório é muito versátil e permite diversas ideais inovadoras e diferenciadas. Além disso, os Scrunchies são feitos de um material confortável para o couro cabelo. Logo, a sua utilização não é nem um pouco desconfortável e pode ser, até mesmo, confeccionado em casa.



Como usar

Como dito anteriormente, o acessório é muito versátil e pode ser usado de todas as formas. Além disso, é muito democrático e combina com diversas peças de roupa e ocasiões. As formas mais indicadas de usar os Scrunchies, são:

O jeito mais conhecido e básico de utilizar o acessório, é no rabo de cavalo alto. Nesse tipo de amarração, quanto mais bagunçado estiver o cabelo, melhor. Afinal, o frizz e os fios arrepiados são justamente o que complementam o visual.

Afinal, a intenção no rabo de cavalo alto é, justamente, deixar o visual mais semelhante ao que era usado nos anos 80 e 90. Após amarrar o cabelo com um dos Scrunchies escolhido, arrume-o para deixá-lo bem visível no cabelo.



Entretanto, já no rabo de cavalo lateral, os Scrunchies indicados são os mais coloridos. Para deixar esse rabo de cavalo bem latente, é válido deixá-lo um pouco mais texturizado e bagunçado. Para isso, é válido aplicar uma pasta. Lembre-se de não deixar o Scrunchie muito apertado!

Outro tipo de cabelo que é febre absoluta para ser usado com os Scrunchies, é o coque alto. Esse tipo de cabelo ficou muito popular por dar um ar muito despojado e até despreocupado no visual. Nesse tipo de coque, também é indicado usar um amarrador mais colorido.

Porém, no half bun, o efeito fica mais bonito quando o amarrador é de cor sólida e uniforme, já que o cabelo por si só é a cara dos anos 80 e 90. Ele consiste em deixar boa parte do cabelo solto e somente um coque em cima.

O penteado semipreso é muito popular para ser usado com os Scrunchies. Ele fica muito elegante com a franja solta ou totalmente presa.

Como fazer? Dicas práticas

Apesar de serem encontrados com muita facilidade em qualquer loja de acessórios ou moda, os Scrunchies também podem ser facilmente fabricados diretamente do conforto de casa. Além disso, esse acessório também pode ser usado como pulseira ou amarrador de cabelo.

Assim, a dupla funcionalidade que ronda os Scrunchies, faz com que o acessório seja muito mais requisitado e versátil. Inclusive, também é uma ótima maneira de aproveitar todos os pedaços de tecidos que estão perdidos dentro de casa.

Os materiais necessários são:

  • Retalho de tecido e sua preferência;
  • De 18 a 20 centímetros de elástico de 1,5 centímetro de largura;
  • Tesoura;
  • Giz de alfaiate;
  • Caneta (preferencialmente a hidrossolúvel);
  • Alfinete;
  • Linha.

Para iniciar, é primeiro preciso traçar um plano de corte. Nele, corta-se um retângulo de 30 cm por 8 cm, cm 2 orelhas que serão a parte do laço. Em seguida, dobre atentamente o retângulo ao meio, porém, no sentindo do comprimento.

Em seguida, é preciso vincar com o ferro e costurar, do avesso, as laterais do retângulo. Para ficar mais fácil, basta utilizar a medida de um calcador. É importante frisar que ambas as pontas precisam estar abertas, logo, não as costure. Após esse passo, é permitido virar o tecido e passar com o ferro.

Scrunchies

Como fazer o laço

Para fazer o laço, basta sobrepor as pequenas peças uma do lado da outra, deixando uma abertura não muito grande para que seja possível voltá-la ao contrário. Lembre-se sempre de usar como medida de costura, a medida do calcador (especificamente 0,5 ou 0,6 cm).

Depois, basta voltar o laço para o lado direito e fechar a abertura com alguns pequenos pontos que podem ser feitos a mão. Em seguida, reserve-o.

Para montar o elástico, que é o fator principal para fazer os Scrunchies terem firmeza no cabelo, é preciso contar com a ajuda de um alfinete. Com o alfinete, basta enfiar todo o elástico no tubo já costurado. Após isso, basta unir as pontas do elástico com pontos feitos a mão ou na máquina de costura.

Assim, para fechar o tubo, basta dobrar as orelhas das pontas para dentro e sobrepor uma à outra. Depois, costure com pontinhos, de uma forma que os mesmos não fiquem visíveis. Para colocar o laço, ate-o na mesma parte em que as pontas foram unidas.

Caso julgue necessário e mais seguro, é possível costurar com pequenos pontos à mão e, assim, fixar o laço.

Principais vantagens dos Scrunchies

Como os Scrunchies são extremamente versáteis, é uma ótima opção de presente para aquela pessoa vaidosa e sempre atenta às últimas atualizações da moda. Ele também é uma ótima opção para ser usado no cabelo de crianças, já que é leve e não machuca.

Além disso, os Scrunchies são ótimas opções para os momentos em que temos vontade de fazer algo diferente no cabelo, mas não sabemos exatamente o que e, menos ainda, temos grandes talentos para inventar um penteado.

Logo, caso seja de uma cor sóbria e uniforme, os Scrunchies podem ser usados em reuniões, jantares e demais locais que pedem um visual um pouco mais social. Além disso, talvez a principal vantagem desse acessório, é que ele não causa dor de cabeça e nem mesmo desgaste e nós no couro capilar.

Deixe seu comentário!