Madeixa
Scab Hair

Scab Hair: como tratar os fios que nascem danificados após o big chop?

Todos sabemos que o padrão de beleza atual leva os cabelos lisos em consideração. Por isso, muitas mulheres acabam alisando os seus fios desde pequenas. Porém, nessa última década, as coisas começaram a mudar e muitas mulheres resolveram assumir sua beleza natural e, consequentemente, seus cachos.

O processo de passar de um cabelo alisado com química para um cabelo cacheado natural pode ser considerado complicado para muitas mulheres, além da longa espera para cortar os fios no big chop, um incômodo chamado de scab hair pode acabar aparecendo, mesmo depois de nenhum fio do cabelo que estar nascendo ter mais química.

O scab hair é algo muito comum que acontece com muitas meninas que passaram pelo banimento do alisamento químico na fase inicial do processo de transição capilar. Por isso, neste artigo, resolvemos tratar deste assunto para dar mais informações sobre o que é o scab hair e como lidar com ele.

Veja também: Top lista de produtos ideais para quem está em transição capilar

O que é o scab hair?

Scab Hair

Antes de mais nada, precisamos explicar o que é o processo de transição capilar para que o aparecimento do scab hair faça sentido, já que ele também faz parte desse processo.

A transição capilar é o processo pelo qual a mulher passa a desistir do cabelo alisado quimicamente e resolve assumir seus cachos naturais. Durante todo o processo, nenhum alisamento químico é feito e o objetivo é deixar o cabelo natural crescer em um nível consideravelmente grande, para que toda a parte com química seja cortada.



A etapa em que a parte alisada quimicamente é cortada é denominada de “big chop”, e na teoria, todo o cabelo está livre de químicas e a mulher não sofrerá mais com a consequência dos alisamentos. Mas, na verdade, não é bem assim que funciona.

Antes mesmo de cortar os fios, na etapa em que a mulher para com o alisamento, muitas pessoas podem acabar desanimando, porque é no momento em que o cabelo para de receber química que o scab hair aparece.

Na teoria, ao parar de colocar química no cabelo, os próximos fios já nascerão definidos, bem cuidados e completamente sem química. Mas, na prática, não é isso que acontece.

O scab hair nada mais é do que o cabelo que ainda está nascendo com influência da química que foi aplicada anteriormente. Ele tende a ter um aspecto áspero e de textura indefinida. Por isso, pode acabar desanimando muitas mulheres que esperavam ver cachos super bem cuidados assim que parassem com a química.

Mas a verdade é que a química continua tendo alguma influência no bulbo capilar (responsável pelo crescimento dos fios) por mais algum tempo. Apesar disso, não se desanime, pois, felizmente, isso é apenas uma fase e com algumas dicas que te daremos você conseguirá com o aparecimento do scab hair de um jeito muito melhor!

Como acabar com o scab hair?

Scab Hair

Por se tratar de um efeito natural do cabelo, pode ser praticamente impossível acabar totalmente com o scab hair, já que ele só para de aparecer depois que seu couro cabeludo estiver completamente livre de químicas.

Porém, o que você pode fazer é utilizar algumas técnicas caseiras para melhorar a aparência dos fios, hidratar e dar maior definição. Por isso, anote as dicas a seguir!

Dica 1: Use óleos essenciais

O cabelo que ainda possui química em sua composição acaba precisando de uma reposição constante de nutrientes para se recompor mais rápido. Esses nutrientes farão com que os fios fiquem mais saudáveis, fortes e, também, que ganhem mais forma e definição.

Portanto, aplique um pouco do óleo essencial de sua preferência em todos os seus scab hair e deixe agindo por, no mínimo 1 hora, você também pode passar a receita no cabelo todo.

Depois, lave normalmente os fios com shampoo e condicionador. Com certeza, seus fios estarão bem mais definidos e brilhantes. Além disso, a textura estará mais macia e o cabelo ficará mais leve.

Esse procedimento pode ser feito uma vez na semana, já que, quando feito muitas vezes, ele pode causar excesso de nutrição nos fios, e esse não é um bom efeito, já que nada em excesso faz bem.

Dica 2: Faça hidratações

Cabelos com química acabam perdendo a umidade natural dos fios mais rapidamente do que os cabelos sem química. Por isso, hidratações são muito necessárias para repor essa umidade e dar mais maciez e leveza para os fios.

Portanto, use e abuse de máscaras capilares caseiras, que irão repor a umidade dos fios e, ao mesmo tempo, aumentarão a maciez do cabelo e darão mais definição ao scab hair. Você pode também adicionar óleos essenciais à sua máscara para aumentar ainda mais o poder de hidratação.

Dica 3: Alimente-se bem

Scab Hair

Muita gente pode não acreditar, mas a frase que diz que a mudança precisa ser, primeiramente, interna, para depois ser externa é muito real. Para se ter uma boa saúde, é necessário que você se alimente bem.

Logo, se você quer ter fios saudáveis e fazer com que o efeito de scab hair passe mais fácil, não há nada melhor do que ter uma alimentação rica em nutrientes, fibras e muitos alimentos que nutrirão também seus fios.

Por isso, a sua alimentação terá uma importância para o fim do scab hair tão grande quanto a importância do uso de óleos essenciais e hidratações.

Os benefícios do scab hair

Esse tópico pode até parecer loucura, mas é preciso enxergar o lado bom de todas as coisas. O aparecimento do scab hair marca o início de uma grande mudança na vida de todas as mulheres que alisaram o cabelo por anos.

Durante o processo da transição capilar, o scab hair pode atrapalhar demais e ser um incômodo. Mas o seu fim marcará também o fim da influência de produtos químicos nos seus fios, e não há nada mais libertador do que isso.

Portanto, siga todas as nossas dicas e não se desespere, pois quando essa fase passar seus fios estarão mais naturais do que nunca, e o melhor: mais saudáveis do que nunca!

Deixe seu comentário!