Madeixa
Sabão de coco para o cabelo

Sabão de coco para o cabelo: conheça os benefícios e como usar

A prática de cuidar dos cabelos utilizando produtos naturais que temos em casa não é algo atual. Na antiguidade, já era muito comum utilizar ingredientes caseiros para cuidar dos cabelos e, com isso, essa tradição foi mantida até os dias de hoje.

Existem produtos que usamos no cotidiano e que também podem ser utilizados nos fios para uma limpeza profunda, uma hidratação, reconstrução… E esse é o caso do uso do sabão de coco para o cabelo.

Porém, apesar de sua popularidade no mundo da limpeza, o sabão de coco não costuma ser utilizado em tratamentos cosméticos por muitas pessoas, já que a maioria desconhece essa utilidade para o sabão.

Portanto, neste artigo, resolvemos te falar um pouco mais sobre o uso do sabão de coco para o cabelo… Quais são seus benefícios, como utilizar e muito mais!

O que é o sabão de coco?

Sabão de coco para o cabelo

O sabão de coco nada mais é do que uma barra limpante feita com os derivados do coco, ou seja, utilizando ingredientes que vão desde o óleo de coco até o leite de coco. Ele pode ser feito em casa ou pode ser comprado no mercado na sessão de produtos de limpeza.

Ele é utilizado principalmente para lavar roupas, lavar partes da casa e, nesse artigo, para lavar o cabelo! O sabão de coco tende a ser muito nutritivo para os fios, já que tem todas as propriedades do coco em sua composição.

Caso você queira um produto ainda mais natural, recomendamos que você faça o seu próprio sabão de coco. Não se preocupe se você não souber a receita, nós te passaremos o passo a passo a seguir.

Materiais necessários:

  • Óleo de coco de cozinha (2 litros);
  • Coco fresco ralado (2 unidades);
  • Água (700ml); – Álcool de cereais (125g);
  • Forma de bolo (formato quadrado).

Modo de fazer:

Misture o coco ralado fresco com a água, batendo no liquidificador até ficar tudo bem homogêneo. Cozinhe essa mistura enquanto aquece o óleo de coco em outra panela. Pegue o balde e misture o óleo com a pasta de coco. Coloque a mistura final na forma e espere endurecer.

Normalmente, a receita do sabão de coco leva soda cáustica em seus ingredientes. Porém, como estamos fazendo a receita de um sabão de coco para o cabelo, a soda cáustica não pode ser utilizada.

Muito provavelmente, essa receita é mais fácil do que você pensava! Por isso, tire um tempo para fazê-la, pois com certeza você irá se interessar muito pelos benefícios desse sabão e vai correr para fazer um.

Benefícios do sabão de coco para o cabelo

Sabão de coco para o cabelo

Como já dissemos, o sabão de coco traz benefícios inimagináveis ao fio, como por exemplo:

  • Hidratação da fibra capilar;
  • Reconstrução do fio após a perda de massa do dia a dia;
  • Nutrição dos fios para deixá-los mais saudáveis;
  • Maior brilho dos fios;
  • Combate o envelhecimento dos fios;
  • Combate as alergias e fungos do couro cabeludo;
  • É barato e pode ser encontrado facilmente;
  • Pode também ser feito em casa.

Quem diria que o sabão que usamos para lavar roupas poderia ser tão útil para cuidar da saúde das nossas madeixas?

Como usar o sabão de coco para o cabelo

Para garantir que você terá acesso a todos esses benefícios ao utilizar o sabão de coco no cabelo, é importante ver o modo correto de aplicar o produto. Caso você não tenha ideia de como se faz, siga o passo a passo a seguir que nós te ensinaremos.

Materiais necessários:

  • Sabão de coco (comprado ou feito em casa);
  • Condicionador.

O modo de fazer é muito simples, já que basicamente o sabão irá substituir o shampoo que você está acostumada a usar, logo…

Modo de fazer:

Molhe o cabelo normalmente com a água do chuveiro. Passe a barra de sabão de coco na raiz capilar. Enxague normalmente e tire o excesso de água dos fios com uma toalha (para que o cabelo absorva melhor o condicionador. Passe o condicionador para hidratar e fechar as cutículas dos fios.

Enxague até que todo o condicionador tenha sido retirado. Apesar de simples, esse não é o único modo existente para utilizar o sabão de coco na hora de lavar os fios, é possível também fazê-lo como um shampoo líquido.

Como fazer sabão de coco líquido para o cabelo

Sabão de coco para o cabelo

Caso você queira algo mais parecido com um shampoo e que também seja mais fácil de carregar (como, por exemplo, em viagens), é possível fazer o sabão de coco líquido.

Materiais necessários:

  • Uma barra de sabão de coco (200g);
  • Água (2L);
  • Ralador.

Modo de fazer:

Rale a barra de sabão de coco que você fez ou comprou. Aqueça os 2L de água em uma panela. Em uma vasilha grande, despeje a água quente no sabão de coco em barra ralado. Como ele possui óleo de coco, a barra tende a derreter facilmente. Misture bem e coloque em um recipiente próprio para utilizá-lo como shampoo.

É importante notar que a barra de sabão de coco utilizada deve possuir ingredientes que podem ser usados no cabelo, ou então, a sua fibra capilar poderá ser destruída.

Porém, quando os ingredientes certos são utilizados, essa receita rende muito e você só precisará comprar o condicionador (caso você utilize), quer mais vantagens do que isso?

Com certeza, você não fazia ideia de como o sabão de coco poderia agir nos fios e, agora, já quer ir correndo testar a receita, até porque ela leva ingredientes que todos têm em casa.

Deixe seu comentário!