Madeixa
Relaxamento capilar

Relaxamento capilar: saiba para que serve e como é feito o procedimento

Promoções na Amazon
Quase todo dia a Amazon faz uma promoção de produtos para cuidar do cabelo.Clique aqui e confira os itens que estão em PROMOÇÃO hoje.

Alguns métodos de tratamento são tão antigos que acabaram servindo de base para outros serem criados. Esse é o caso do relaxamento capilar, originado nos Estados Unidos com o nome de “relaxer”.

O relaxamento capilar é um dos tratamentos capilares mais antigos existentes e, por isso, ele acabou se desenvolvendo e dando origem a muitos métodos de alisamento que nós temos disponíveis atualmente.

Porém, apesar de todo esse avanço no mundo dos cosméticos, o relaxamento capilar continua sendo um tratamento muito pedido nos salões e sua popularidade não cai nunca entre as adeptas desse método.

Portanto, neste artigo, iremos te contar um pouco mais sobre o relaxamento capilar: o que é, quais os cuidados necessários e quais são seus benefícios para as nossas madeixas. Continue lendo para entender melhor do que se trata esse método!

O que é o relaxamento capilar?

Relaxamento capilar

O relaxamento capilar é um tratamento feito especialmente em cabelos cacheados e crespos com o objetivo de deixar os fios mais comportados, de forma que a estrutura dos cachos seja perdida. Porém, isso não significa que esse método não possa ser feito em outros tipos de cabelo. Ele funciona em qualquer tipo de fio.

Esse processo altera profundamente a estrutura dos fios, quebrando as ligações de proteína e alisando. Por conta dessa quebra, o relaxamento capilar tem um efeito irreversível e é apenas necessário retocar a raiz que cresce com o passar do tempo.

Porém, existem várias bases para o relaxamento capilar: aqueles feitos com produtos à base de Guanidina, Lithium ou Sódio podem ser feitos de maneira alternada, já que os três elementos são compatíveis entre si. Ao mesmo tempo, os relaxamentos feitos com Tioglicolato de Amônia não podem ser misturados com relaxamentos de outras bases, já que ele não é compatível com nada.

Por isso, é muito importante prestar atenção em detalhes como estes na hora de fazer o tratamento, já que muitas pessoas acabam tendo um corte químico por conta da mistura de químicas na hora do relaxamento (por exemplo: misturar Guanidina com Amônia).

Portanto, esse é um processo poderoso que exige muitos cuidados antes e depois de sua aplicação, para que os fios não se quebrem de forma brusca e o cabelo não passe por um corte químico.

Cuidados com o relaxamento capilar

Relaxamento capilar

Antigamente, o relaxamento capilar era uma técnica extremamente agressiva que acabava tornando muitas pessoas vítimas do corte químico. Apesar do avanço das tecnologias de cosméticos, ainda existem alguns cuidados a serem tomados.

Por se tratar de um processo que altera profundamente a estrutura capilar, o relaxamento exige cuidados durante toda a sua duração. Todos esses cuidados evitarão danos futuros à fibra do fio. Portanto, aqui vão algumas dicas para que você consiga fazer o relaxamento de uma forma que os fios continuem saudáveis.

Cuidados antes

Para que seus fios resistam ao processo do relaxamento sem ficarem danificados, é preciso que sua fibra capilar esteja resistente. Por isso, alguns cuidados são:

  • Garanta que os fios não estejam quebrados;
  • Siga o cronograma capilar;
  • Espere, no mínimo, 1 mês depois de passar por um processo de descoloração;
  • Garanta que os fios não estejam mais finos do que o natural.

Esse passo a passo irá garantir que seus fios estão fortes o bastante para receber o relaxamento capilar. Caso seu cabelo não atenda todos os requisitos anteriores, esse não é o momento certo para que ele receba o relaxamento.

Nesse caso, mantenha uma rotina constante de cuidados e daqui um tempo você terá fios resistentes o suficiente para fazer o processo.

Durante o relaxamento capilar

Relaxamento capilar

Os cuidados durante o relaxamento capilar envolvem poucos pontos, mas eles são muito importantes para que tudo saia como planejado e o seu cabelo não saia destruído depois do processo.

  • Sempre faça o relaxamento capilar com um profissional. Isso irá garantir produtos de boa qualidade e um relaxamento completamente seguro;
  • Escolha a química que melhor se encaixa ao seu tipo capilar, já que algumas químicas funcionam melhor para algumas estruturas capilares do que para outras;
  • Preste bastante atenção na química escolhida para que não aja mistura entre químicas incompatíveis. Isso evitará um corte químico após o processo.

Esses são pontos muito importantes para que o relaxamento realmente funcione e seus fios saiam do processo ainda saudáveis, e o melhor, mais bonitos.

Cuidados após

Se você pensa que após o processo não há mais necessidade de cuidar dos fios, está enganada. Fios naturais precisam de cuidados constantes, enquanto fios com química precisam de mais cuidados ainda.

Por isso, aqui vão algumas coisas que você deve fazer e outras que são proibidas após o relaxamento.

  • Pinte o cabelo após um tempo mínimo de 1 mês;
  • Não utilize tintas permanentes, pois elas possuem Amônia. Utilize apenas tonalizantes;
  • Siga o cronograma capilar para manter o cabelo hidratado, nutrido e para que a massa capilar não seja perdida;
  • Retoque a raiz quando achar necessário, sempre com uma química compatível à anterior;

Lembre-se que esses cuidados pós-relaxamento garantirão fios mais saudáveis e fortes mesmo após um processo agressivo.

Benefícios do relaxamento capilar

Relaxamento capilar

Todos esses cuidados não são em vão, pois o relaxamento é um processo que traz muitos benefícios para seus adeptos. Caso você esteja em dúvida entre fazê-lo ou não, vamos listar agora alguns benefícios do método para que você consiga se decidir.

  • Fios mais comportados;
  • Redução do volume do cabelo;
  • Alisamento permanente;
  • É um método antigo que evoluiu muito com o tempo;
  • Possui químicas específicas para cada tipo de fio;
  • Não possui efeitos colaterais quando todos os cuidados são tomados;
  • Pode ser feito em qualquer tipo de cabelo que estiver saudável e resistente;
  • Permite tintas após um determinado período de tempo;
  • Não precisa ser retocado por toda a extensão do fio.

Você já conhecia o relaxamento capilar? Com certeza, esse é um método que pode agradar muito as mulheres que sonham com fios extremamente lisos, sem frizz e sem volume. Lembre-se apenas de sempre fazê-lo com um profissional para garantir os melhores resultados e menos danos ao cabelo!

Deixe seu comentário!