madeixa.com.br
Shampoos caseiros

Shampoos caseiros: veja receitas que beneficiam o seu cabelo

Você pode encontrar em nosso site diversos artigos com receitas caseiras para intensificar ou recuperar a beleza de seus cabelos. Nesse sentido, vamos apresentar a você agora modos rápidos e simples de produzir shampoo sem sair de casa e com material que talvez já tenha em sua casa. Com isso, você terá a oportunidade de economizar uma boa graninha, mas manter a saúde das suas madeixas em dia.

Ao contrário dos produtos compostos em boa parte por substâncias químicas que podem causar danos à saúde, os shampoos naturais têm em seus ingredientes produtos naturais, que – com a mistura bem feita – conseguem alcançar efeitos tão positivos quanto os vendidos em supermercados ou em lojas de cosméticos.

Além de conseguir proporcionar resultados positivos aos cabelos, os shampoos caseiros também geram benefícios à natureza. É isso mesmo! Devido à ausência de elementos químicos, não há danos ao meio ambiente e, principalmente, à saúde de homens e mulheres. Por isso, essas receitas caseiras que vamos apresentar a seguir vêm ganhando cada vez mais adeptos!

Por que o shampoo industrializado faz mal?

Shampoos caseiros

Dizer que os shampoos que compramos tradicionalmente, independente da marca, podem fazer mal à saúde deve ter causado um grande susto, até porque esse é um dos produtos que fazem parte do dia a dia de grande parte da população mundial. Os riscos vão desde alergia no couro cabeludo à doenças mais graves, como o câncer.

Os componentes químicos que mais causam prejuízos à saúde também são responsáveis por danos ao meio ambiente. São eles: estabilizador de espuma, agentes condicionadores e de limpeza, aditivos e espessantes. Verifique se o produto que você comprou contém parabenos e cocamida DEA. Essas duas substâncias podem aumentam as chances de contrair câncer.

Vale ressaltar que esses componentes estão presentes na estrutura química de vários modelos de shampoo, seja para cabelos lisos ou cacheados, além de madeixas tingidas, entre outras. No Brasil, a Agência de Vigilância Sanitária, a Anvisa, é a responsável por fiscalizar possíveis danos que produtos cosméticos podem causar à saúde. O exemplo foi o controle feito pelo o órgão ao uso de formol em produtos de alisamento de cabelos, após casos de problemas provocados pela substância.

Confira as 8 melhores receitas de shampoos caseiros

Agora que você já sabe os benefícios que os shampoos feitos com ingredientes naturais e os danos que podem ser gerados pelos produtos vendidos no mercado, vamos para a parte mais importante deste postagem. A seguir, você vai ter a opção de conhecer as principais receitas naturais para você lavar o seu cabelo, tirar as impurezas e sem correr riscos. Tudo isso de forma sustentável. Confira:

1 – Shampoo de leite de coco

Shampoos caseiros

Ingredientes:

Separe um terço de xícara de shampoo neutro para crianças, um quarto de xícara de leite de coco e uma colher de sopa de óleo de amêndoa.

Como fazer:

Coloque todos os ingredientes acima em um recipiente até mistura ficar bem homogênea. Aí você já pode aplicar nas madeixas úmidas e, por fim, enxágue. Essa receita é ideal para cabelos danificados e quebradiços.

2 – Shampoo de limão e pepino

Shampoos caseiros

Ingredientes:

Tenha apenas um pepino e um limão.

Como fazer:

Retire as cascas do pepino e do limão. Em seguida, coloque os alimentos no liquidificador e deixe até a mistura se tornar uma pasta espessa e lisa. Coloque o produto nos cabelos. Depois, enxágue com bastante água. Essa receita é ideal para nutrição dos fios e a retirada de resíduos do couro cabeludo.

3 – Shampoo de bicarbonato de sódio

Shampoos caseiros

Ingredientes:

Separe uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e um copo de água filtrada.

Como fazer:

A primeira ação a se fazer é derramar o bicarbonato de sódio no copo com água. Misture e aplique no cabelo. Massageie bem e, logo depois, enxágue. Essa receita é ideal para o controle de caspa.

4 – Shampoo de azeite e amêndoas

Shampoos caseiros

Ingredientes:

Separe meio litro de água, um quarto de xícara, 120g de azeite de oliva e um quarto de xícara de óleo de amêndoas.

Como fazer:

De início, esquente a água até ela começar a ferver. Em seguida, derrame sobre as raspas do sabonete. Mexa bem até ficar tudo bem dissolvido. Logo após, insira o óleo de amêndoas. No momento que o líquido esfriar, aplique nos cabelos e deixe agir por alguns instantes até enxaguá-los.

Essa opção de receita caseira de shampoo é ideal para madeixas ressecadas em sem brilho.

5 – Shampoo de alecrim

Shampoos caseiros

Ingredientes:

Separe um quarto de sabonete de azeite de oliva líquido, duas colheres de sopa de alecrim seco, um quarto de xícara de água e, por fim, duas colheres de sopa de óleo de amêndoas.

Como fazer:

Aplique na água uma infusão de alecrim seco e deixe até formar uma espécie de chá. Coe e coloque os demais ingredientes. Depois, é só aplicar no cabelo da mesma forma em que utiliza o shampoo no seu dia a dia.

Essa receita é ideal para retomar o brilho e a vida dos seus cabelos.

6 – Shampoo a seco de maisena (Maisena)

Shampoos caseiros

Existem duas receitas que utilizam a maisena (amido de milho ). O primeiro que vamos detalhar é o de shampoo a seco.

Ingredientes:

Separe uma escova macia e duas colheres de sopa de maisena.

Como fazer:

Essa receita é a mais simples. Passe no couro cabeludo a maisena e por toda a extensão dos fios secos. Utilize a escova até a saída completa do pó branco.

7 – Shampoo de maisena (Ideal para cabelos finos)

Shampoos caseiros

Ingredientes:

Tenha três colheres de sopa de maisena, um copo de água filtrada e uma colher de bicarbonato de sódio.

Como fazer:

Inclua todos os ingredientes em um recipiente e misture. Passe nos cabelos ainda úmidos e deixe agir por ordem alguns instantes. Para obter resultados ainda mais positivos, repita esse procedimento uma vez por semana.

Essa receita é ideal para cabelos finos.

8 – Shampoo de limão e babosa (aloe vera)

Shampoos caseiros

Ingredientes:

Separe duas colheres de sopa de suco de limão recém-espremido, uma colher de chá de gel de aloe vera e, por fim, uma xícara de sabonete de azeite de oliva líquido.

Como fazer:

Junte todos os ingredientes em um recipiente e misture-os. Em seguida, aplique em seus cabelos até o couro cabeludo. Deixe agir e enxágue. Essa receita é ideal para cabelos oleosos.

Gostou das dicas desse artigo? Já fez algumas dessas receitas em casa? Compartilhe!

Add comment