Madeixa
Realinhamento capilar

Realinhamento capilar: saiba os benefícios e como fazer passo a passo

O cuidado com os fios é um dos tópicos do mundo da beleza que sempre está em alta e atrai cada vez mais pessoas. Isso faz com que todos os anos novos tratamentos capilares sejam criados para atender as necessidades de todos os consumidores.

Um método que está crescendo muito e dando o que falar em todos os salões é a técnica do realinhamento capilar, que dá fim a alguns dos incômodos mais comuns das mulheres quando o assunto é cabelo.

Por isso, nesse artigo, vamos falar um pouco mais sobre o procedimento de realinhamento capilar: o que é, como ele funciona nas madeixas, como fazer e quais são os benefícios do realinhamento capilar!

O que é o realinhamento capilar?

O realinhamento capilar é um método que garante dar fim aos problemas de frizz e pontas duplas dos fios, ou seja, ele deixa as madeixas mais alinhadas e comportadas, consequentemente dando uma aparência mais lisa ao cabelo.



Por isso, o realinhamento capilar também é um procedimento excelente para mulheres com fios crespos ou cacheados que querem deixar o cabelo com menos volume e mais sedosos, reduzindo o frizz, que é muito comum nessa textura de fio.

Ou seja, o realinhamento capilar garante um alisamento dos fios de forma mais natural, sem que elementos como o formol ou o tioglicolato de amônia sejam utilizados, reduzindo os efeitos colaterais e deixando os fios mais saudáveis.

Veja também: Aprenda 3 receitas caseiras para alisamento natural do cabelo



Portanto, podemos dizer que esse procedimento é extremamente útil atualmente, já que as mulheres estão em busca de técnicas menos químicas e/ou agressivas para alinhar os fios e reduzir o volume.

Como funciona o realinhamento capilar?

Realinhamento capilar

Pode parecer um milagre que algo sem química em sua composição tenha o poder de alinhar os fios diminuindo as pontas duplas, o frizz e o volume excessivo, mas a verdade é que a resposta do milagre está na composição natural de nosso cabelo.

Isso porque o realinhamento capilar utiliza produtos que são compostos por 21 aminoácidos, que já estão presentes na estrutura do cabelo, mas precisam ser repostos com o passar do tempo para que os fios continuem alinhados.

Assim, o procedimento de realinhamento garante que esses aminoácidos criarão uma camada de proteção em volta dos fios, deixando as madeixas com um aspecto mais comportado e liso, mesmo não sendo a intenção inicial.

Podemos dizer que não é a intenção do realinhamento capilar alisar os cabelos, mas isso acaba sendo uma consequência de todos os efeitos que ele possui na fibra capilar (menos frizz, pontas duplas e volume). Por isso, você pode esperar por esse resultado de alisamento, mas não de forma tão drástica.

Portanto, além de ser uma excelente forma de deixar os fios mais baixos e comportados, podemos dizer que o realinhamento capilar utiliza nutrientes já naturais ao cabelo para fazer todo o processo, se tornando ainda mais saudável e recomendado.

Como fazer o realinhamento capilar? Veja passo a passo

Realinhamento capilar

Com certeza, você se interessou ainda mais por esse método após entender como ele funciona e ver de mais perto quais são os seus efeitos nos fios. Por isso, a dúvida que pode ficar é: “posso fazer o realinhamento capilar de forma caseira?”.

Infelizmente, a resposta é “não”. Isso porque esse procedimento deve ser feito por um profissional especializado, já que ele mexe profundamente com a fibra dos fios e pode ter um resultado irreversível se não ficar bom.

Porém, vamos mostrar de forma resumida como o cabeleireiro fará o realinhamento capilar em seus fios. Assim, no salão você já terá uma maior ideia do que está sendo feito no seu cabelo.

Materiais necessários:

  • Produto para realinhamento capilar;
  • Pente fino;
  • Shampoo antirresíduos;
  • Escova;
  • Secador de cabelo;
  • Chapinha.

Modo de fazer:

Passo 1: As madeixas devem ser levadas com um shampoo antirresíduos. Assim, a fibra capilar irá abrir e o cabelo ficará pronto para receber o tratamento de forma mais profunda e eficaz;

Passo 2: O cabelo deve ser secado e separado em mechas pequenas, com o auxílio de um pente fino;

Passo 3: O produto próprio para realinhamento capilar será aplicado em todas as mechas, sem que nenhuma parte do cabelo fique de fora;

Passo 4: Deve-se esperar o tempo necessário do produto e enxaguar, secando os fios com um secador de cabelo mais uma vez;

Passo 5: Por fim, os fios são selados com uma escova e uma chapinha muito bem feitas, que fecharão as cutículas e finalizarão o procedimento.

O realinhamento capilar não é um procedimento difícil, mas tudo inclui técnica e experiência. Por isso, compensa bem mais pagar um profissional que sabe o que está fazendo e garantirá que seus fios fiquem muito bons e o resultado seja como o esperado!

Benefícios do realinhamento capilar

Realinhamento capilar

Os benefícios desse método já foram citados várias vezes ao longo desse texto, mas vamos agora dar uma resumida em tudo o que foi dito e ainda especificar mais alguns benefícios que não dissemos anteriormente.

Por isso, leia com a gente esses benefícios e entenda por que compensa tanto pagar um bom profissional para fazer o realinhamento capilar em seus fios!

  • Madeixas mais comportadas e sem volume;
  • Redução das pontas duplas de maneira visível, sem precisar cortar o cabelo;
  • Redução do frizz e do aspecto “espetado”;
  • Proteção contra a umidade do ambiente;
  • Proteção contra outros danos externos, por conta da camada criada em volta dos fios;
  • Alisamento indireto do cabelo;
  • Nutrição da fibra capilar;
  • Cachos com um aspecto mais definido e sedoso;
  • Prevenção contra a porosidade dos fios;
  • Pode ser feito em todas as texturas de cabelo;
  • Deixa as madeixas mais maleáveis e com um aspecto de hidratação.

Todos esses benefícios tornam o realinhamento capilar essencial para os fios, mesmo que ele seja feito apenas uma ou duas vezes por ano. Lembre-se também de que ele pode ser feito em qualquer tipo de cabelo. Então, não tenha medo!

Você já conhecia esse método de cuidado com os fios? Se ainda não conhecia, com certeza, essa é a hora de achar um profissional que deixará suas madeixas alinhadas e sem nenhum resquício de ponta dupla ou frizz!

Deixe seu comentário!