madeixa.com.br

Raiz esfumada: como fazer passo a passo + cuidados

Caso você gosta de cabelos coloridos, mas odeia o aspecto falso que algumas cores deixam, estamos aqui para te ajudar! Há uma técnica chamada raiz esfumada, que é muito famosa entre os profissionais de coloração. Ela ajuda a dar um ar “realístico” na tintura, funcionando ainda mais em tons loiros.

O objetivo da raiz esfumada é fazer uma transição entre a cor natural do cabelo e a nova cor desejada. Isso de forma gradual e suave, para não perder naturalidade, mas sim ganhar de forma elegante.

Esta tendência ajuda as mulheres que não têm muito tempo para dar retoques ou de fazer manutenções da coloração, já que, felizmente, essa técnica permite um espaço de tempo maior entre os retoques, pois os fios que crescem com a cor natural não são um considerados um problema.

Confira mais nesse artigo como fazer raiz esfumada passo a passo, vendo desde alguns cuidados básicos a produtos necessários para a transformação. Veja abaixo!

Definição de raiz esfumada

Podemos definir a raiz esfumada como uma técnica que irá criar um degradê entre a cor natural do cabelo e a nova cor. Esta transição, que muitas vezes começa perto da raiz e vai aos poucos ao tom desejado (até o comprimento e as pontas dos fios), tende a ser gradual e suave.

Isso faz que não seja necessário dar retoques da coloração com frequência, economizando tempo e dinheiro. Outro benefício é que o seu cabelo passará por menos químicas, deixando-o saudável!

Além de, claro, a técnica ajudar a deixar menos artificial a nova tintura do cabelo, devido ao degradê sutil entre a cor natural dos fios e a nova, oferecendo um aspecto mais natural e elegante para as suas madeixas.

Quando fazer raiz esfumada?

Você sempre poderá realizar a técnica. Não há nenhuma regra especial sobre o momento certo de se fazer. Invista nela caso esteja sem tempo para dar retoques semanalmente, ou caso não tenha muito tempo para cuidar da coloração.

A raiz esfumada é muito indicada para mulheres com cabelos coloridos claros, descoloridos ou que possuem um tom diferente do natural. Para as que possuem madeixas loiras, há uma boa notícia: esse tipo de nuance cai muito bem no visual.

Passo a passo para fazer raiz esfumada

Por mais que a ideia sobre raiz esfumada seja simples, isso não quer dizer que, na prática, é fácil de se fazer ou que não exige tantos cuidados. O fato é que todas as transformações de cabelo precisam de cuidados, e essa técnica não fica de fora.

Para conseguir o que deseja, é necessário habilidade e alguns produtos, sendo eles uma tinta permanente ou um tonalizante em um tom mais escuro. Eles ajudarão a realçar a cor. Além disso, eles irão impedir que se crie a “risca” que marca o aparecimento da raiz natural dos cabelos que tanto incomoda.

Veja também: Qual é a diferença entre tintura permanente e tonalizante? Saiba aqui!

Agora, você irá saber como fazer raiz esfumada passo a passo. Confira:

  • Passo 1: Verifique se você não é alérgica à tintura e se o seu cabelo resiste ao produto químico, fazendo um teste de mecha e outro de toque;
  • Passo 2: Aplique a tintura, desde a raiz até as pontas dos fios;
  • Passo 3: Aguarde a tintura agir no cabelo, respeitando o tempo exigido pela embalagem e, por fim, enxague;
  • Passo 4: Este é o passo que dá início à raiz esfumada. Divida o seu cabelo em quatro partes, separando cuidadosamente as mechas;
  • Passo 5: Comece aplicando uma coloração permanente (ou um tonalizante) com, no máximo, dois tons mais escuros, isso sendo feito com um pincel na raiz;
  • Passo 6: Faça de baixo para cima, tomando cuidado para que o produto seja somente aplicado na raiz;
  • Passo 7: Faça esse mesmo processo em todas as quatro partes separadas;
  • Passo 8: Com no máximo dois centímetros abaixo do comprimento, puxe o produto químico com um pente fino na parte da nuca;
  • Passo 9: Por fim, deixe o tonalizante ou a coloração agindo no cabelo pelo tempo pedido na embalagem e enxague assim que for permitido.

Cuidados necessários

Após todas essas transformações, ainda sobram mais algumas coisas que devem ser feitas para deixar o seu cabelo saudável com tantos químicos em jogo. Alguns especialistas indicam para que aplique um tonalizante matizador para finalizar, para evitar reflexos indesejados, além de deixar as cores de forma uniforme.

Veja também: Shampoo matizador: saiba como pôr fim ao “amarelado” do seu loiro

Assim como toda coloração, você deve ter o mesmo cuidado com o seu cabelo quando fizer raiz esfumada. Por isso, não se esqueça do cronograma de hidratações. Elas são essenciais para deixar o cabelo livre do ressecamento.

Também proteja o seu couro cabeludo da incidência da luz solar usando um protetor solar para cabelo. Isso ajuda a preservar a coloração, além de conservar a umidade natural do cabelo. Também evite ir demasiadamente a uma piscina, pois o cloro pode desfazer a coloração aos poucos e desidratar o cabelo de forma agressiva.

Gostou de saber mais sobre a técnica de raiz esfumada na coloração? Então, compartilhe esse post nas suas redes sociais para que as suas amigas também a conheçam!

Add comment