Madeixa

Quantas vezes por semana lavar o cabelo? Saiba aqui!

Promoções na Amazon
Quase todo dia a Amazon faz uma promoção de produtos para cuidar do cabelo.Clique aqui e confira os itens que estão em PROMOÇÃO hoje.

Uma das dúvidas que sempre permeia o dia a dia de quem adora cuidar das madeixas é a frequência semanal com a qual se deve lavar os cabelos. Na internet, é possível encontrar diversas informações – e até conselhos não-profissionais, que acabam confundindo ainda mais as nossas cabeças.

E as experiências das famosas? São válidas? Será que podemos copiar? Em 2016, por exemplo, Kim Kardashian deixou muitas mulheres chocadas ao contar sua frequência de lavagem: 1 ou, no máximo, 2 vezes por semana.

A informação levantou um debate: essa quantidade é realmente suficiente para manter os fios limpos? E será que todas as mulheres podem aderir à essa rotina? O que é preciso se levar em conta na hora de definir a quantidade de lavagens semanais das madeixas?

Bem, as dúvidas são muitas e acabam deixando muita gente confusa. Por isso, preparamos esse texto especial, para responder suas perguntas de uma vez por todas e te ajudar a cuidar melhor dos fios. Confira!

Afinal, qual a média recomendada para se lavar os cabelos ao longo da semana?

A verdade é que não existe uma regra geral para todo mundo. É isso mesmo que você leu: a média depende de cada caso. Ou melhor, depende do tipo de shampoo utilizado, do tipo de cabelo e couro cabeludo. Portanto, não existe uma regra mágica que se aplique a todo mundo.

Fios normais

A regra de lavar o cabelo dia sim, dia não se aplica para quem tem os fios normais. Para saber se o cabelo foi efetivamente limpo, os profissionais recomendam que a pessoa aplique o shampoo até ele fazer uma espuma densa. Se as madeixas estiverem muito sujas, talvez seja necessário aplicar o produto duas vezes, até que a espuma apareça.

Fios oleosos

O cabelo oleoso é o que mais necessita de lavagens durante a semana, podendo ser lavado todos os dias ou, no máximo, a cada 2 dias. Isso porque a produção excessiva de oleosidade natural do couro cabeludo pode deixar os fios pesados, sem volume e com aspecto de sujo – um efeito muito temido pela maioria das pessoas que possuem esse tipo de cabelo.

Nesse caso, é recomendado que a pessoa lave as madeixas com produtos específicos para esse tipo de cabelo, uma vez que ele vão controlar a oleosidade e manter os fios limpos.

Veja também: Conheça os alimentos que deixam os cabelos oleosos

Fios secos

Os cabelos naturalmente secos – como os crespos e cacheados – e aqueles que passaram por alguma química, ficando danificados, são os que menos precisam de lavagens durante a semana. Essa é a recomendação profissional, porque o shampoo pode remover a oleosidade natural do couro cabeludo, ressecando ainda mais os fios.

Nesse caso, o recomendado é utilizar produtos com função hidratante, para ajudar na saúde dos fios. Uma observação importante é que as lavagens não devem ser tão espaçadas – a cada dois dias – para evitar o acúmulo de resíduos de cremes, óleos ou outros finalizadores no couro cabeludo e, também, nos fios.

Veja também: Qual é a diferença entre cabelos secos e ressecados? Saiba aqui!

Fios mistos

Os cabelos mistos também podem ser lavados todos os dias – ou a cada 2 dias -, uma vez que a raiz costuma ser oleosa e, por isso, precisa de mais lavagens. A recomendação dos profissionais é para que as pessoas que possuem esse tipo de madeixa opte sempre por produtos para cabelos mistos. Esse tipo de produto costumam controlar a oleosidade excessiva do couro cabeludo, ao mesmo tempo em que trata as pontas ressecadas.

Fios coloridos

Quem tem as madeixas coloridas sempre fica em dúvida sobre a frequência de lavagem, não só por conta do tipo de cabelo, mas também pelo processo de desbotamento. Pois saiba que é possível lavar os fios todos os dias, dependendo da textura do cabelo – é importante observar se ele é oleoso ou seco.

Porém, para evitar o desbotamento, é necessário investir em produtos específicos que consigam proteger o pigmento do fio tingido. Caso o cabelo esteja danificado, o indicado é apostar em shampoos e condicionadores reconstrutores para cabelos com química, já que, em sua composição, eles costumam apresentar ceramidas, um importante reconstrutor da fibra capilar.

Fios grossos

Os cabelos com esse tipo de textura devem ser lavados duas vezes por semana com produtos super hidratantes e, de preferência, sem sulfato. Dessa forma, as madeixas ficam suaves e disciplinadas.

Fios finos

Para quem tem o cabelo fino, a recomendação é lavar os fios a cada dois dias com produtos volumizadores. Esse tipo de madeixa acumula facilmente óleos e outros tipos de finalizadores. Portanto, é necessário que seja lavada com mais frequência. Os profissionais explicam que o objetivo é manter esse tipo de cabelo limpo para que ele tenha volume.

Fios ralos

Os cabelos ralos podem ser lavados diariamente, desde que sejam utilizados produtos que estimulem o couro cabeludo, para que o fio se expanda e fique mais espesso e forte. Para quem tem esse tipo de cabelo, vale a pena investir em condicionadores que nutram o folículo piloso e estimulem o crescimento das madeixas.

Veja também: Como engrossar cabelos finos e ralos? Confira 10 dicas super poderosas!

Fios com caspa

Os cabelos que possuem algum tipo de disfunção, como a caspa, devem seguir o tratamento proposto pelo dermatologista de forma correta. No caso dos fios com caspa, o recomendado é que sejam lavados todos os dias com produtos específicos, que possuem em sua composição, por exemplo, piritionato de zinco, sulfeto de selênio ou cetoconazol.

Veja também: Conheça os melhores shampoos anticaspa para o cabelo

Mas, afinal de contas, lavar os cabelos todos os dias faz mal?

Como já observamos, alguns tipos de fios podem – e devem – ser lavados diariamente, ao contrários de outros. Porém, o grande cuidado em relação à higienização é o modo como ela é feita. O uso de água quente, por exemplo, pode causar inflamação no couro cabeludo. Outro problema muito comum é dormir com os cabelos molhados ou úmidos, que pode desencadear alguns tipos de micoses.

Saiba mais: Faz mal lavar o cabelo todo dia? Saiba se é mito ou verdade!

Deixe seu comentário!