Madeixa
Prender o cabelo faz mal?

Prender o cabelo faz mal? Descubra aqui se é mito ou verdade!

Com a correria do cotidiano e as diversas atividades que as mulheres fazem, é completamente normal que haja uma busca por um cabelo que não atrapalhe nessas atividades.

Por isso, o cabelo preso tende a ser uma opção escolhida por muitas mulheres todos os dias, já que ele não fica caindo no rosto e é muito prático.

Porém, muitas pessoas acabam se perguntando se prender o cabelo faz mal,tanto pela frequência de uso do cabelo preso quanto pela pressão exercida na raiz.

Portanto, neste artigo, falaremos mais profundamente se prender o cabelo faz mal ou não e daremos dicas de como lidar com o cabelo solto sem precisar prender sempre!

Afinal, prender o cabelo faz mal?

Prender o cabelo faz mal?

Com certeza, essa é a maior dúvida que você tem nesse momento, mas a resposta que podemos te dar é “depende”.  Isso porque o que vai dizer se prender o cabelo faz mal ou não é a forma com que você faz isso e outros hábitos que você leva no cotidiano.

Por isso, vamos listar a seguir quando prender o cabelo faz mal e daremos soluções para o problema. Assim, você saberá quais práticas mudar em seu dia a dia!



Hábito 1: Prender o cabelo apertado

Prender o cabelo faz mal?

Muitas mulheres tendem a prender o cabelo de forma muito forte para que o penteado fique mais apertado e os fios não baguncem. Porém, esse hábito faz muito mal para os fios e para o couro cabeludo.

Ao prender o cabelo apertado, você estará quebrando os fios do cabelo e criando uma pressão desnecessária na raiz capilar. Portanto, este não é um bom hábito.

Solução: Uma ótima forma de deixar o penteado arrumado sem precisar prender muito forte os fios é utilizar gel de cabelo ou spray fixador.

Ambos os produtos não deixarão nenhum fio escapar do penteado e, ao mesmo tempo, não machucarão seu couro cabeludo, resolvendo o problema.

Hábito 2: Prender o cabelo molhado

Prender o cabelo faz mal?

Assim como dormir com o cabelo molhado, prender o cabelo faz mal quando os fios estão ainda molhados e é um hábito ainda pior do que o número 1.

Os fios molhados tendem a ser bem mais frágeis do que o normal e quebram ao serem presos com acessórios. Além disso, o abafamento do couro cabeludo e a dificuldade da secagem podem gerar fungos.

Logo, o problema nesse caso é um pouco maior, pois além de quebrar seus fios, você ainda poderá desenvolver algum problema com fungos na raiz do seu cabelo, como a caspa.

Solução: Neste caso, a solução é bem óbvia. Você deve secar o cabelo antes de prender ou usá-lo solto quando estiver molhado.

Caso você não tenha tempo de lavar e secar o cabelo naquele momento, opte por utilizar um shampoo a seco. Assim, seu cabelo estará limpo e você poderá prendê-lo normalmente.

Hábito 3: Dormir com o cabelo preso

Prender o cabelo faz mal?

Muitas mulheres têm a mania de dormir com o cabelo preso, e esse hábito é extremamente nocivo. A hora de dormir deve ser um momento de descanso, até para o seu couro cabeludo.

Prender o cabelo faz mal quando esse hábito é feito antes de dormir, pois a pressão na raiz e o atrito dos fios com o travesseiro causa queda de cabelo e enfraquecimento do couro cabeludo.

Solução: Se você quiser manter um penteado até o dia seguinte, utilize uma touca ou então acorde mais cedo e refaça o penteado. Apenas nunca durma com o cabelo preso.

Hábito 4: Prender o cabelo frequentemente

Prender o cabelo faz mal?

Essa pode ser uma má notícia para quem trabalha de cabelo preso, mas a verdade é que faz mal prender o cabelo todos os dias.

Ao prender o cabelo frequentemente, você estará causando uma pressão constante na raiz e também um abafamento, ambas as ações estimulam a queda e o enfraquecimento capilar.

Solução: Caso você realmente precise trabalhar de cabelo preso, não se desespere! Deixe o cabelo solto nas outras horas do dia e faça massagens no couro cabeludo após soltar os fio.

Lembre-se também de não seguir os outros hábitos ruins que citamos nesse artigo. Assim, seus fios ficarão mais conservados.

Hábito 5: Fazer sempre o mesmo penteado

Prender o cabelo faz mal?

As opções de penteado são muitas, mas muitas mulheres acabam fazendo o mesmo todos os dias da semana, o que é péssimo para a saúde dos fios.

Isso porque os penteados tendem a criar um ponto de tensão no cabelo, que será o local onde ele estará mais fragilizado e os fios estarão mais quebradiços.

Por isso, faz mal prender o cabelo todo dia com o mesmo penteado, pois você estará tensionando constantemente uma parte já danificada da estrutura capilar.

Solução: Experimente novos penteados. Com um pouco de pesquisa, você encontrará diversas opções de penteados, independente do comprimento do seu cabelo.

Hábito 6: Prender o cabelo com os próprios fios

Prender o cabelo faz mal?

Que atire a primeira pedra a mulher de cabelo longo que nunca fez um coque preso com o próprio cabelo! Essa ação é muito comum entre as mulheres e, ao mesmo tempo, muito danosa.

Quando você prende seus fios com o próprio cabelo, será necessária uma pressão maior para que ele fique preso, e isso fará com que os fios se quebrem muito facilmente.

Ao fazer um coque com o cabelo, você está na verdade usando os fios para fazer um nó, e isso irá abrir a cutícula do cabelo, deixando-o muito mais frágil e causando queda.

Solução: Use um grampo! O grampo é uma excelente ideia para quem precisa prender sempre o cabelo, mas não quer causar tanta tensão na raiz.

Nesse caso, ele é ainda melhor, pois dá extremamente certo quando utilizado em um coque simples.

Conclusão: prender o cabelo faz mal?

Após toda essa leitura, você deve ter concluído que realmente depende. Prender o cabelo da forma errada faz mal sim, mas existem soluções para todos os problemas.

A maioria das mudanças é comportamental e você nem precisará gastar nada com isso. Por isso, corrija seus hábitos capilares hoje mesmo e seu cabelo agradecerá!

Até a próxima!

Deixe seu comentário!