madeixa.com.br
Pré-poo

Pré-poo: veja truque para proteger os fios do ressecamento do shampoo

Fios hidratados garantem uma aparência saudável e forte para o cabelo, além de moldar o rosto de forma mais agradável, harmônica e maleável.

Porém, nem sempre é fácil manter a hidratação capilar, principalmente nas pontas (que recebem o óleo do couro cabeludo muito depois da raiz) e com todos os fatores externos.



Erros cabelo

Além disso, um produto que utilizamos para cuidar do cabelo pode acabar sendo nosso maior inimigo: o shampoo. Isso mesmo, o shampoo pode ressecar muito o cabelo e, por isso, a técnica pré-poo foi criada.

Caso você não saiba do que a técnica se trata, não se preocupe! Neste artigo, falaremos exatamente o que é a técnica pré-poo, quais são seus benefícios e como utilizá-la para proteger seus fios do ressecamento.

O que é a técnica pré-poo

Pré-poo

Por meio do seu próprio nome, já é possível entender do que se trata a técnica pré-poo: é um método de tratamento que deve ser feito antes da lavagem do cabelo, ou seja, antes de fazer a aplicação do shampoo.

Ela é muito eficaz, porque o shampoo é rico em sulfatos e outros componentes que acabam sendo, contraditoriamente, nocivos para a saúde do cabelo, a médio e longo prazo.

Além disso, o shampoo acaba tirando excessivamente a oleosidade natural do cabelo na hora da lavagem, e é essa oleosidade que proporciona a hidratação e a nutrição dos fios.

Por isso, deve-se fazer um tratamento simples para proteger a fibra capilar desses sulfatos e criar uma “capa” em volta da oleosidade natural proporcionada pelo couro cabelo, que hidrata o cabelo sem deixá-lo pesado.

Vale destacar que esse método é essencial principalmente para mulheres de cabelo cacheado ou tratados quimicamente (até mesmo com o calor da chapinha e do babyliss), já que ambos têm mais facilidade de ressecar com o tempo e, consequentemente, precisam de mais hidratação.

Benefícios do pré-poo

Pré-poo

Os benefícios desse método já podem parecer óbvios após a explicação anterior, mas nem todos são. Muitos outros benefícios são proporcionados pela utilização da pré-poo, até mesmo a curto prazo. Alguns desses benefícios são:

1. Selagem das cutículas: Com a proteção contra os sulfatos do shampoo, as cutículas do cabelo tendem a ficar seladas, e consequentemente, as pontas duplas e o efeito de frizz irão reduzir;

2. Proteção da cor: Caso seu cabelo seja tingido quimicamente, o pré-poo irá proteger e aumentar a duração da cor dos fios, já que as cutículas estarão protegidas por uma camada externa, que servirá como uma capa;

3. Definição capilar: Caso você tenha cabelo cacheado ou ondulado, já deve ter percebido que o shampoo tende a destruir a textura e definição dos fios. Por isso, a técnica pré-poo fará com que seus cachos sofram menos e fiquem mais definidos com o passar do tempo;

4. Facilidade: Apesar de toda sua eficiência e eficácia, a técnica pré-poo é fácil e rápida de ser feita, já que você pode fazer já dentro do box antes de lavar o cabelo. Por isso, não existem desculpas!

Com tantos benefícios para uma técnica tão simples, você já deve estar ansiosa para saber como colocá-la em ação. Não se preocupe pois iremos te mostrar a seguir.

Como fazer o pré-poo passo a passo

Você deve fazer o processo corretamente para que a técnica tenha eficácia máxima e seus fios aproveitem de todos os benefícios que citamos anteriormente.

Ingredientes:

  • Óleo essencial da sua preferência, creme de tratamento ou condicionador;
  • Shampoo.

Tanto o óleo quanto o condicionador terão basicamente o mesmo efeito. Portanto, use o que você tiver em casa fazendo o seguinte passo a passo:

Modo de fazer:

1. Umedeça o cabelo (não molhe muito para o fio absorver melhor o produto);

2. Aplique o óleo ou condicionador apenas nas pontas e deixe agir por cerca de 3 minutos;

3. Não enxague e aplique diretamente o shampoo apenas no couro cabeludo;

4. O produto das pontas sairá normalmente quando você enxaguar o shampoo;

5. Passe condicionador normalmente em todo o comprimento do cabelo (menos no couro cabeludo) e enxague normalmente.

Utilizando esse método, você irá apenas retirar a oleosidade excessiva do couro cabeludo, enquanto protege a oleosidade necessária para as pontas. Assim, quando o shampoo passar pelas pontas, ele irá retirar o produto do pré-poo e não o óleo natural do cabelo. Legal, né?

Pré-poo: produto utilizado

Pré-poo

No tópico anterior, citamos 3 tipos de produtos que podem ser utilizados nessa técnica: condicionador, creme de tratamento ou óleo essencial.

Você pode escolher qualquer um desses produtos para fazer o pré-poo, mas nós te daremos algumas dicas/opiniões com relação a cada um desses produtos:

1. Condicionador: Pode ser o mesmo que você utilizará após o shampoo. É o menos eficaz dos 3, mas, mesmo assim, é melhor do que não utilizar nada e funciona muito bem para a proposta da técnica;

2. Creme de tratamento: É mais potente que o condicionador, possui uma ação mais profunda e, por isso, precisa ficar mais tempo no cabelo para ser absorvido completamente;

3. Óleo essencial: É mais potente que o creme de tratamento. Logo, é a melhor opção para quem precisa garantir uma maior hidratação. Além disso, o óleo essencial tende a trazer uma grande nutrição para o cabelo, fortalecendo os fios.

Portanto, podemos dizer que todas as opções são boas e válidas. O que você precisa é avaliar qual se encaixa melhor às necessidades dos seus fios, ao seu tempo de aplicação e aos produtos que você já tem em casa.

Caso você tenha fios grossos e/ou queira um tratamento mais profundo e nutritivo, o óleo essencial é uma excelente opção. Caso você tenha fios finos e/ou queira algo mais leve, o condicionador ou a máscara de tratamento podem ser excelentes opções.

Se fôssemos você, já estaríamos olhando em casa para encontrar produtos a serem utilizados no pré-poo! Comece a utilizar a técnica na próxima vez que você lavar o cabelo e a diferença será nítida já na primeira lavagem.

Com o passar do tempo, os resultados serão cada vez mais visíveis nas suas pontas e seus cabelos estarão sempre bem cuidados e com um aspecto extremamente hidratado!

Até a próxima!

Add comment