Madeixa

Por que o seu cabelo está ficando branco cedo? Veja as principais causas

Promoções na Amazon
Quase todo dia a Amazon faz uma promoção de produtos para cuidar do cabelo.Clique aqui e confira os itens que estão em PROMOÇÃO hoje.

O surgimento dos cabelos brancos é um processo genético e natural, denominado cientificamente como canície e ocorre devido à diminuição de melanina, pigmento presente nos fios e responsável pela coloração dos fios. A diminuição do pigmento é decorrente do estresse oxidativo e faz parte do processo natural do envelhecimento.

Mesmo sabendo que é um processo natural, os cabelos brancos ainda são muito temidos, principalmente pelas mulheres. Se antes os fios brancos previam o início da meia idade ou eram símbolo de maturidade, hoje vivenciamos uma nova realidade.

Não há como prever e nem retardar o aparecimento dos cabelos brancos. Um dia, todo mundo terá os fios grisalhos. Será o marco da passagem do tempo e começo de uma nova fase.

Se você ainda não possui nenhum fio branco, deve estar se perguntando qual a idade que irá surgir os primeiros cabelos grisalhos, não é mesmo? Então, continue lendo esse artigo até o final e saiba as principais causas para o surgimento dos primeiros fios brancos.

Saiba os motivos do surgimento precoce dos cabelos brancos

Geralmente, os primeiros fios brancos costumam surgir por volta dos 35 anos, podendo variar muito de acordo com a genética familiar e etnia. Você tem menos de 35 anos e já possui fios brancos? Não se desespere! Você pode estar passando pelo processo biológico conhecido como canície precoce.

A canície precoce está cada vez mais comum. Quantas pessoas com 20 anos ou até menos já possuem cabelos brancos? Pesquisas informam que cada um de nós nasce com uma programação celular específica e que, alinhada a uma predisposição genética familiar, determina a idade em que cada um de nós perderá a melanina e o melanócito (célula que dá cor à pele e ao cabelo).

Outros estudos sugerem que fatores externos, como o estresse, a poluição e a alimentação desregrada, têm contribuído com a aceleração do envelhecimento precoce das células e a chegada antecipada dos primeiros fios brancos.

Quer saber se você tem canície precoce? A Sociedade Brasileira de Dermatologia apresenta dados classificados de acordo com etnia, que pode te ajudar a identificar se você sofre de canície precoce. Vamos conhecer?

  • Caucasianas: entre 35 e 45 anos;
  • Orientais: entre 45 e 55 anos;
  • Negras: a partir de 55 anos.

Bons hábitos como prevenção

Não há como negar que uma dieta equilibrada, rica em vitaminas, fibras e antioxidantes, só irá trazer benefícios para a sua saúde. Uma dieta deficiente em nutrientes pode levar a muitos problemas de saúde, como cansaço, perda de energia, falta de desenvolvimento das células e diminuição vital de alguns órgãos.

Se você deseja retardar o aparecimento dos temidos fios brancos, mantenha hábitos saudáveis e siga as nossas dicas:

1ª dica: Aumente o consumo de vitamina B12

A vitamina B12 pertence ao grupo de vitaminas do complexo B e desempenha um papel fundamental no metabolismo, convertendo os alimentos em combustível e contribuindo para a produção de energia.

Em relação aos fios brancos, a vitamina B12 tem o poder de favorecer a repigmentação dos cabelos. A vitamina B12 é encontrada em forma de suplementos, mas o mais indicado é dar preferência para os alimentos que contem a vitamina em sua forma natural.

Os alimentos que contem vitamina B12 são:

  • Peixe;
  • Carne bovina;
  • Frango;
  • Cenoura;
  • Brócolis;
  • Couve-flor;
  • Produtos à base de soja;
  • Cereais;
  • Levedo de cerveja;
  • Fígado bovino cozido;
  • Algas marinhas.

2ª dica: Aumente o consumo de chás

Quer prevenir a aparição dos primeiros fios brancos? Abuse dos chás, em qualquer uma de suas versões.

Os chás possuem em sua composição altas quantidades de silício, um mineral poderoso que tem a capacidade de estimular o metabolismo, retardar o envelhecimento e fortalecer a composição do cabelo, ajudando a potencializar sua cor natural.

3ª dica: Abacate

O abacate traz inúmeros benefícios à sua saúde: melhora a memória, hidrata a pele e cabelos e é um dos alimentos com maior índice de cobre em sua composição. O cobre é um mineral essencial para a produção de melanina e a catalase, uma enzima produzida por quase todos os organismos vivos e é responsável pela decomposição do peróxido de hidrogênio.

Melhor do que remediar é prevenir

Já dizia as nossas avós: sempre é “melhor prevenir do que remediar”. Como já citamos lá no início do artigo, fatores externos podem contribuir para o surgimento da canície precoce. Agora que já conhecemos os alimentos que ajudam a prevenir, vamos conhecer algo ainda mais importante, os hábitos que devemos evitar:

Diminua o estresse

O estresse já é considerado pelos especialistas como a doença do século. A correria do dia- a dia, muitos compromissos e uma rotina agitada contribuem para o aumento do estresse no organismo. Tente levar uma vida mais leve. Inclua uma rotina de exercícios diários por, pelo menos, 30 minutos diários, três vezes por semana e perceba a diferença que esse pequeno hábito irá causar a longo prazo.

Evite o consumo de nicotina

O tabagismo é extremamente prejudicial ao nosso organismo. Atualmente, os próprios fabricantes já são orientados a expor as doenças que o consumo de nicotina pode causar ao organismo. Entre as enfermidades estão: câncer, calvície e envelhecimento precoce.

Proteja seus cabelos das altas temperaturas mecânicas

O calor excessivo causado por secadores, chapinhas e babyliss, além de causarem o ressecamento progressivo dos fios, também pode prejudicar a produção de melanina capilar. Por isso, sempre que for realizar algum procedimento que expõe os cabelos à altas temperaturas, utilize produtos específicos que minimizem essas agressões e, se possível, utilize esses elementos no máximo três vezes por semana.

Veja também: Protetor térmico: veja os benefícios, dicas para usar e melhores produtos

Proteja seus cabelos dos raios UV

Os raios ultravioletas (UV), além de causarem vários tipos de câncer de pele, também podem danificar o couro cabeludo e até gerar o aparecimento dos fios brancos precoces.

Por isso, o recomendado é utilizar produtos que contenham filtro solar, evitar deixar os fios expostos excessivamente ao sol e, sempre que possível, utilizar chapéu, para reforçar ainda mais a proteção.

Veja também: Protetor solar para cabelo: saiba os benefícios e como usar

Gostou das dicas? Continue acompanhando as novidades…

Até a próxima!

Deixe seu comentário!