Madeixa
Pontinhos brancos nos cabelos

Pontinhos brancos nos cabelos? Saiba o que são e como tratar

Você foi à frente do espelho dar aquela conferida básica na suas madeixas e se deparou com uma porção de pontos brancos nos cabelos? Seriam estes pontos lêndeas ou outro problema mais sério? Venha descobrir isso agora mesmo e solucione o seu problema.

Nossos cabelos são muito mais complexos do que imaginamos muitas das vezes. Toda essa complexidade resulta em problemas de saúde dos fios, problemas de nutrição e assimilação de nutrientes e ainda falta de cuidados.

Todos estes fatores se repercutem na qualidade dos seus fios de cabelo. Os pontos brancos nos cabelos são muito mais comuns do que você imagina e grande parte das mulheres já passaram por esta situação um quando inusitada.

Mas seria os pontos brancos nos cabelos um problema muito grave e irreversível? Você já se deparou com estes pontos brancos nos cabelos e não sabia de forma alguma o que fazer?

Pois bem, a sua para os seus problemas está bem aqui neste artigo completo feito especialmente para você. É sua chance de descobrir o que são os pontos brancos nos cabelos e ainda buscar as melhores formas de solução deste problema, antes que seja tarde demais.



Então venha comigo conferir mais um artigo riquíssimo em informações e principalmente em soluções. Então continue lendo e entenda tudo sobre os pontos brancos nos cabelos e como se livrar deles.

O causador dos pontos brancos

Pontinhos brancos nos cabelos



O cabelo como o próprio corpo tem suas ferramentas de proteção e também suas formas de evidenciar um problema que vem ocorrendo. O resultado disso é que podem surgir ocasiões que requerem mais cuidados.

Estes pontos brancos nos cabelos surgem ao longo dos fios. São, em muitas das vezes, inicialmente confundidos com lêndeas (ovos de piolhos). Estes parasitas são bastante comuns e geram este aspecto também. Mas, não é disso que se trata o nosso ponto branco nos cabelos.

Na verdade os pontos brancos nos cabelos são nódulos ásperos que surgem ao longo de seu comprimento. Estes pontos podem aparecer das raízes até as pontas e até mesmo vários pontos em um mesmo fio de cabelo.

Tudo isso é resultado dos agentes químicos que agridem seus fios de cabelo. Este tipo de problema costuma surgir em quem fez tinturas, alisamentos químicos ou qualquer outro procedimento bastante agressivo.

É uma resposta natural dos cabelos quando sofrem muito com estes tipos de agentes.

O causador dos pontos brancos é uma doença chamada tricorrexis nodosa (ou tricorrexe nodosa). Esta doença pode atingir qualquer tipo de fio de cabelo que tenham sofrido com algum procedimento químico.

O problema destes nós brancos nos fios é que tornam os cabelos quebradiços. Geralmente se partem exatamente nos pontos brancos nos cabelos. Com isso é natural ter perda de volume e também de comprimento nas suas madeixas.

Tratamento e cura para os pontos brancos nos cabelos

Pontinhos brancos nos cabelos

Os nódulos que surgem nos cabelos devido à tricorrexe são irreversíveis, ou seja, não podem se recuperar e se tornar parte normal do fio de cabelo como fora outrora. Uma vez que os pontos brancos surgiram nos cabelos não é possível mais removê-los com tratamento.

Sendo assim, infelizmente a tricorrexe não tem cura. Uma das suas principais soluções é cortar o cabelo o mais curto possível. Como os pontos brancos não se recuperam é só questão de tempo até que haja a quebra dos fios e seu cabelo fique todo irregular.

Justamente para evitar isso o mais indicado mesmo é o corte. As bolinhas só irão desaparecer do cabelo apenas quando o fio crescer e puder eliminar aquela parte danificada do cabelo.

Depois do corte de cabelo, é preciso investir em tratamentos para recuperar a saúde do seu cabelo e assim evitar que novos pontos brancos surjam nos cabelos.

Os melhores tratamentos para isto incluem: queratinização, hidratação regular e máscaras semanais para recuperar os nutrientes que estão em deficiência.

O procedimento de eliminação completa dos pontos brancos nos cabelos pode levar de 2 a 4 anos. Isso dependerá diretamente da sua taxa de crescimento de cabelo diária e também da recuperação da saúde dos fios.

Percebe-se que tricorrexe é uma doença grave para os cabelos causando danos irreversíveis. Toda atenção e cautela são fundamentais, sempre que surgir algo estranho no seu cabelo dê toda a atenção. Quanto mais cedo iniciar os tratamentos menores serão os danos e maiores as chances de recuperação total.

Como evitar os pontos brancos nos cabelos

Pontinhos brancos nos cabelos

Como vimos no artigo os pontos brancos nos cabelos são causados pela doença tricorrexe que não tem cura. Dessa forma a melhor ação aqui é a preventiva. Evitar os fatores que desencadeiam os pontos brancos nos cabelos é o grande segredo.

Como sabemos que a doença surge em respostas aos tratamentos químicos já temos em mãos o primeiro foco. Evitar sempre que possível tratamentos agressivos como a coloração dos cabelos, descolorir os fios, fazer progressivas, chapinhas, babyliss e exposição excessiva aos raios do sol sem fatores de proteção.

Evitar estes o excesso da aplicação dos procedimentos que listaremos a seguir é a melhor forma de prevenir os pontos brancos nos cabelos e evitar assim ter que cortar as suas madeixas. Confira:

  • Invista sempre em um cronograma capilar que ofereça nutrição e hidratação. Assim os seus cabelos vão estar sempre saudáveis e fortes para resistir aos tratamentos mais agressivos;
  • Evitar o uso de ferramentas com ação térmica. Dê uma reduzida no uso de chapinhas, babyliss e modeladores de cachos. Usar protetores térmicos pode ser uma boa opção;
  • Utilizar cremes para pentear antes de desembaraçar os cabelos é um fator de proteção a mais para os fios. Isso porque assim evita-se atrito danos à saúde de casa fio;
  • Não aplique mais de um procedimento químico no cabelo de uma única vez. Se fez tintura agora talvez seja melhor esperar um pouco mais para fazer a progressiva;
  • Evite a luz solar direta e os horários em que o sol é mais agressivo. Se isso não for possível, você também pode aplicar um protetor solar capilar.

A prevenção é a melhor solução para os pontos brancos nos cabelos já que não possuem cura.

Agora, você finalmente sabe com precisão o que se trata os pontos brancos nos cabelos. Que tal levar esta informação também para as suas amigas? Então compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

Deixe seu comentário!