Madeixa
Permanente afro

Permanente afro: saiba como é feito o procedimento nos fios

Promoções na Amazon
Quase todo dia a Amazon faz uma promoção de produtos para cuidar do cabelo.Clique aqui e confira os itens que estão em PROMOÇÃO hoje.

O permanente afro é muito utilizado por quem quer ter o cabelo cacheado ou simplesmente conseguir mais volume capilar. E engana-se quem pensa que se trata de um procedimento novo! Ele surgiu, na verdade, em 1906, inventado por Karl Nessler, na Alemanha.

Hoje, o processo para realização do permanente é feito quimicamente. Mas, antigamente, ele era realizado com o auxílio de uma máquina que, através da eletricidade, aquecia o cabelo, que já estava embebecido em uma substância química.

Pode ficar tranquila que, atualmente, não é necessário utilizar máquinas para realizar um permanente. Para enrolar o cabelo, você precisará somente de um produto químico e de um produto de plástico chamado bigudinho, que irá lhe auxiliar no processo de enrolar o cabelo.

O resultado do permanente é lindo. Mas, muitas mulheres ficam em dúvida se devem ou não fazer esse procedimento. Você é uma delas? Então, veio ao lugar certo. Iremos falar tudo sobre esse assunto para que você possa decidir se deve ou não modificar o seu cabelo com o auxílio de químicas.

Permanente afro: como é feito?

A popularidade do permanente afro nos anos 80 foi muito grande. Até mesmo Michael Jackson realizou o procedimento e se tornou a imagem da propaganda deste tipo de procedimento química. Atualmente, esse procedimento também está em alta. Por isso, vamos te ensinar como ele funciona:

Passo 1: avaliação

Permanente afro

A primeira coisa que você precisa fazer, caso queira realizar fazer esse procedimento, é procurar um cabeleireiro. Ele irá analisar o seu cabelo e verificar se o seu cabelo está apto para receber este tipo de química.

Se você já tiver outras químicas no cabelo, pode ser que ainda seja possível realizar este procedimento. Mas, só o cabeleireiro poderá dizer se, mesmo com o cabelo alisado, você ainda pode fazer permanente afro sem se preocupar.

O permanente é feito com o tioglicolato de amônia. Então, o profissional irá verificar se a química que você usa é realmente compatível com este produto. Isso evita que o seu cabelo não seja danificado durante o procedimento.

Passo 2: Teste de mecha

Existem vários tipos de testes de mecha. Alguns profissionais cortam uma mechinha bem pequena do cabelo da sua nuca para realizar o teste e verificar depois de uns dias se o cabelo continuou enrolado. Outros profissionais fazem o teste com a mecha sem cortá-la e verificam se o cabelo ainda está íntegro após a aplicação desta química.

Passo 3: Preparação do cabelo para aplicação

Alguns profissionais gostam de fazer um processo chamado como reconstrução antes de aplicar a química. A reconstrução nada mais é do que a utilização de uma máscara capilar que contém queratina e/ou aminoácidos na sua forma, que deixarão o seu cabelo mais forte para suportar a química.

Caso a sua cabeleireira perceba que o seu cabelo já está forte ou é virgem e pode receber a química sem preocupação, ela pode começar a preparar o seu cabelo fazendo uma leve lavagem para retirar os resíduos de creme ou óleos que possam está nos seus fios, isso sem esfregar o seu couro cabeludo.

Após isso, é necessário aplicar um produto protetor na sua pele (próximo ao cabelo) e no couto cabeludo. Isso impedirá que a química afete a raiz do seu cabelo ou deixe a sua pele irritada.

Veja também: Como fazer reconstrução capilar? Confira as melhores receitas!

Passo 4: Aplicação do produto do relaxamento

Permanente afro

Para realizar a aplicação, o profissional irá dividir o seu cabelo em várias partes. Feito isso, irá aplicar um produto para relaxar o seu cabelo e deixará agir algum tempo, de 20 a 25 minutos, mais ou menos. O profissional irá utilizar a mão e um pente para espalhar o produto no seu cabelo e garantir que todas as mechas recebam essa química.

Passado o tempo de ação do relaxamento, o profissional irá enxaguar o seu cabelo e iniciará o próximo passo do permanente afro.

Passo 5: Enrolando o cabelo

Além de relaxar o seu cabelo, o profissional irá passar um produto que fará a ondulação do cabelo. Para isso, o profissional irá separar o seu cabelo em mechas bem pequenas. Depois disso, ele irá aplicando o produto e enrolando mechas bem fininhas no bigudinho. O bigudinho é um produto feito de plástico flexível que pode ter variados tamanhos, podendo ser utilizado para produzir cachos mais fechados ou deixar o cabelo mais ondulado.

O seu cabelo irá ficar enrolado no bigudinho por, mais ou menos, 20 minutos. Após esse período, o cabeleireiro irá lavar o seu cabelo com água abundante e aplicar o neutralizador, que ficará no seu cabelo por mais alguns minutos.

Passo 6: Finalização do permanente afro

Após terminar a neutralização, é hora de finalizar esse permanente afro. Agora, você receberá produtos que irão repor a massa do seu cabelo. O profissional poderá fazer uma reconstrução capilar no seu cabelo neste momento e/ou uma acidificação. Enquanto a reconstrução irá repor a massa que o seu cabelo perdeu com a aplicação da química, a acidificação fará com que o seu cabelo fique menos poroso, fazendo que ele tenha um aspecto bonito e natural.

Veja também: Cabelo poroso: saiba como identificar e cuidar do seu

Perguntas e respostas sobre permanente afro

Permanente afro

E se eu não passar no teste de mecha?

Se você passou pela avaliação e o cabeleireiro te disse que não pode fazer permanente afro, não se desespere! A primeira coisa que você precisa fazer é investir no cronograma capilar para deixar o seu cabelo mais saudável. Além disso, você também deve cortar as partes que possuem química incompatível com o permanente afro.

Posso fazer permanente afro com o cabelo descolorido?

Usou alguma coloração no cabelo com volume 20 de água oxigenada? Então, deverá esperar pelo menos duas semanas para fazer a aplicação do permanente afro. Esse cuidado é tomado para que o seu cabelo não quebre durante a aplicação do permanente afro. Então, é importante respeitar esse tempo.

Para algumas tintas ou reflexos no cabelo, você terá que esperar 6 meses para conseguir realizar o permanente afro.

Quanto tempo tenho que esperar entre uma aplicação e outra do permanente?

Após 3 meses da aplicação do permanente, você deve verificar se a sua raiz já está com pelo menos 3 dedos de crescimento. Se a resposta for sim, você poderá pedir para o cabeleireiro retocar a sua raiz com o produto de alisamento.

O processo total de permanente afro pode ser repetido após 6 meses da aplicação, isso se o seu cabelo já tiver crescido bastante e estiver saudável para conseguir receber a química novamente.

Posso fazer permanente afro em casa?

O ideal é que o permanente seja realizado com o auxílio de um profissional. Entretanto, se você tiver realizado algum curso nesta área, pode sim aplicar o produto em si mesma. Mas, é importante tomar muito cuidado! Afinal, estamos falando de um produto que vai química e pode quebrar o cabelo se for mal aplicado.

Recomendamos que você sempre procure um profissional, caso queira fazer permanente afro ou qualquer outro tipo de processo químico no cabelo.

Deixe seu comentário!