Madeixa
Pente garfo

Pente garfo: saiba os benefícios e como usar corretamente

Os cabelos são considerados as molduras do rosto e, por isso, todos os produtos e acessórios que ajudam a deixá-los ainda mais bonitos acabam ganhando bastante visibilidade e atraem muitas pessoas que possuem os mesmos objetivos estéticos.

Um acessório que existe há muito tempo e, atualmente, ganhou ainda mais visibilidade do que antes é o pente garfo, específico para cabelos cacheados e, ao mesmo tempo, excelente na hora de desembaraçar fios lisos que precisam de pentes com dentes mais largos.

Apesar de toda essa tradição e o longo legado do pente garfo, muitas pessoas ainda não o conhecem e não entendem muito bem por que todo esse sucesso por causa de um simples pente.

Por causa disso, nesse artigo, resolvemos te contar um pouco mais sobre o pente garfo: o que ele é e como utilizá-lo da maneira correta, de acordo com suas necessidades. Portanto, continue lendo para entender o que é essa ferramenta que está dando o que falar entre as viciadas em cuidados capilares.

O que é e para que serve o pente garfo?

Pente garfo

Antes de mais nada, precisamos notar que o pente garfo está muito presente no mundo das mulheres cacheadas que acabaram de passar pela transição capilar ou que adoram inovar os penteados e querem um cabelo cheio de personalidade e cachos definidos.

Isso porque o pente garfo é extremamente útil para dar maior volume ao cabelo e, também, para aumentar a definição do black power em cabelos crespos. Por isso, ele é muito mais usado por mulheres com esses tipos de cabelos e ele já se tornou uma marca em movimentos negros.



Portanto, o pente garfo possui muitas formas de ser utilizado quando a sua função é dar volume (grande maioria das vezes). Logo, vamos ver a maneira correta de utilizar o pente garfo para dar volume aos seus cachos ou para aumentar seu black power!

Como usar o pente garfo para dar volume

O volume capilar pode ser visto apenas como estilo por muitas pessoas, mas por muitas outras ele também é visto como um modo de passar poder e personalidade, já que por muito tempo a ditadura da beleza disse que as mulheres precisavam ter fios baixos e completamente sem volume.

Por conta disso, o pente garfo também é um elemento que faz parte da cultura negra e reforça esse poder de superação, seja por meio da definição dos cachos, seja por meio do volume do black power.

Logo, para obter tudo isso, é necessário que você saiba quais são as formas de utilizar o pente garfo quando o assunto é aumentar o volume capilar. Leia as dicas a seguir e encaixe-as na sua rotina de cuidados com os fios para ter ainda mais personalidade no cabelo!

Método 1: Use o pente garfo depois da finalização

Diversas técnicas de finalização podem ser utilizadas nos fios após a lavagem dos mesmos. Por isso, escolha a que mais te agrada. Lembre-se de sempre proteger o cabelo contra o calor excessivo e, também, proteger as pontas contra os danos externos contra o frizz e a ponta dupla.

Veja também: Fitagem capilar: saiba como fazer a técnica de texturização de cachos

Ao acabar a finalização, utilize o pente garfo levantando a raiz do cabelo até que ele atinja o volume que você deseja. Isso será parte do processo de finalização e, quando o cabelo secar completamente, ele já ficará naturalmente no volume que você deixou utilizando o pente.

Método 2: Use o pente garfo durante a fitagem

Pente garfo

Por conta de todo o trabalho, a fitagem pode ser odiada por muitas cacheadas. Mas a verdade é que ela é extremamente importante para dar uma maior definição aos cachos, principalmente para as mulheres que acabaram de passar pela transição capilar.

Por isso, utilize o pente garfo nos fios após terminar de fazer a fitagem capilar. O resultado será um cabelo completamente definido (por conta da fitagem) e cheio de volume (por conta do pente garfo). Não existe demonstração de poder maior do que essa para as cacheadas!

Veja também: Fitagem estruturada: veja os benefícios e aprenda a fazer passo a passo

Método 3: Use o pente garfo de maneira cuidadosa

Apesar de ser uma ferramenta extremamente útil, como tudo na vida, o pente garfo deve ser utilizado de maneira cuidadosa para que ele não acabe quebrando os fios e desmanchando a estrutura dos cachos.

Portanto, sempre utilize o pente garfo rente a raiz e puxando para cima. O movimento contrário a esse desmancharia os cachos e, ainda, criaria muito frizz e pontas duplas, principalmente se o cabelo estiver molhado e mais suscetível à quebra.

Método 4: Use o pente garfo sempre que precisar

O volume pode acabar não ficando o dia todo no cabelo e, além disso, as mulheres nunca sabem quando precisarão de um bom pente para dar aquela ajeitada nos fios enquanto estiverem fora de casa.

Por isso, sempre leve o pente garfo na bolsa para que ele esteja disponível quando você precisar. Assim, você será uma mulher com cabelos sempre volumosos e muito poderosos. Ninguém precisa saber que você entrou no banheiro de algum estabelecimento para arrumar as madeixas!

Método 5: Use o pente garfo sem ligar para o frizz

Pente garfo

Apesar de controlarmos o frizz o máximo possível utilizando finalizadores e fazendo fitagem, o pente garfo irá consequentemente aumentar um pouco esse frizz, por conta do atrito dos dentes com os fios na hora de estimular o aumento de volume.

Mas não há motivo para se preocupar com isso, já que a textura dos cachos e o volume do cabelo irão servir para disfarçar o frizz, além de que ele pode ser também considerado um charme a mais para muitas pessoas com cabelo crespo ou cacheado.

Quem diria que um único objeto poderia servir como algo tão poderoso para pessoas que usam o cabelo como uma forma de protestar e também mostrar a personalidade e o estilo? Talvez seja por conta de toda essa utilidade que o pente garfo nunca sai de moda e sempre possui mais utilidades conforme novos produtos vão sendo lançados.

Por isso, o que você está esperando se ainda não possui o seu pente garfo? Compre um agora mesmo e comece a dar ainda mais definição aos seus cachos ou volume e definição ao seu black power!

Deixe seu comentário!