Madeixa
Pente de madeira

Pente de madeira: conheça os benefícios e para quem é indicado

Que os fios de cabelo são extremamente importantes para a saúde das mulheres, isso todo mundo sabe. Porém, muitas pessoas ainda não sabem por que tantos produtos novos surgem todos os dias quando o assunto é cabelo.

A verdade é que a demanda por novos produtos é tão alta que as marcas tentam atender a maior quantidade de necessidades do consumidor possíveis. Assim, todos ficam felizes com seus cabelos e as marcas com seus lucros.

Um desses produtos que surgiram há muito tempo e estão até hoje sendo utilizados por muitas pessoas é o pente de madeira, que surgiu quando a madeira era utilizada em tudo e está até hoje entre nós no mundo da cosmética por conta de todos seus atributos.

Portanto, no artigo de hoje, nós falaremos um pouco mais sobre esse artefato que é tão utilizado nas mais diversas casas brasileiras. Afinal: quais são os benefícios de usar um pente de madeira? Quais são os motivos para utilizá-lo? Continue lendo para saber tudo isso e entender um pouco mais!

A tradição do pente de madeira

Pente de madeira

O uso do pente de madeira é considerado praticamente uma tradição nas casas brasileiras, já que, com certeza, a sua avó tinha um desses e você também tem um na gaveta do banheiro, mesmo que ele fique parado a maior parte do tempo.

A verdade é que essa tradição foi passando de geração em geração, desde que a madeira era considerada um material chique até os dias de hoje, onde as pessoas dão um valor muito mais alto a outros materiais, como o plástico e a prata.



Por isso, precisamos sempre lembrar de alguns motivos para continuar usando o pente de madeira. Além de manter a tradição que, provavelmente, já vem de família, ainda existem muitos outros benefícios que esse objeto pode apresentar para os fios. Quer algo melhor do que um objeto que está parado em casa e pode ser utilizado agora mesmo para melhorar sua aparência?!

Veja também:

Os benefícios do pente de madeira

Por ser algo tradicional, o pente de madeira pode parecer ultrapassado para muitas pessoas, mas nós sabemos que essa afirmação não é verdade. É importante que a gente veja bem quais são os benefícios do uso desse produto para os fios. Só assim, poderemos entender porque algo tão antigo ainda está em uso nos dias atuais.

1 – Tira nós com mais facilidade

Pente de madeira

O pente de madeira com dentes largos ou médios (depende da espessura de seus fios) pode ser facilmente utilizado na hora do banho para desfazer os nós de cabelos molhados. Isso porque ele tem uma capacidade de desfazer nós maior do que a dos outros pentes.

O único detalhe é: após o seu uso com o cabelo molhado, ele deve ser lavado com água e sabão e deve ser deixado no sol para secar. Isso evitará que fungos se proliferem pela madeira e ela apodreça.

2 – Pode ser utilizado em cabelos cacheados

A maioria dos pentes não pode ser usada em cabelos cacheados, porque eles acabam destruindo os cachos e arruínam a estrutura do cabelo. Porém, não é isso que acontece quando uma cacheada utiliza o pente de madeira nos seus fios molhados.

A dica é utilizar o pente de madeira durante o banho na hora do condicionador, já que ele é feito de madeira, o atrito com os fios é menor e é possível pentear todo o cabelo (sempre começando pelas pontas) sem destruir a formação dos cachos e mantendo a maciez original dos fios.

3 – Pode ser ótimo para fios lisos

Muitas mulheres que fazem alisamento querem que os fios continuem com um efeito chapado até bastante tempo depois do alisamento, ou então, mulheres com cabelos lisos naturais não querem que eles fiquem ondulados por conta de alguns fatores externos.

Para esses casos, o pente de madeira com dente fino é extremamente recomendado. Como ele evita o atrito, os fios continuarão com um efeito chapado, e isso evitará alguns problemas capilares, como as pontas duplas e os frizz, que, muitas vezes, são causados -ironicamente- por conta do pente que foi utilizado por você.

4 – É o pente recomendado para quem tem couro cabeludo sensível

Pente de madeira

Muitos pentes acabam enroscando no cabelo na hora de pentear, e isso acontece principalmente por conta da capacidade que o material utilizado tem de fazer atrito com o cabelo. Geralmente, essa capacidade é alta em materiais como o plástico (muito utilizado em pentes).

Porém, isso é diferente quando falamos no pente de madeira. Isso porque, como já dissemos anteriormente, o atrito causado entre o pente de madeira e o cabelo é bem menor. Logo, seu cabelo não será “puxado” na hora de pentear e seu couro cabeludo sensível, com certeza, vai sentir muita diferença.

Ele se adéqua ao seu cabelo

Uma coisa muito interessante sobre os pentes de madeira é que, com o tempo, ele passa a adquirir características do seu dono. Isso pode até parecer uma brincadeira, mas é verdade. Por mais que você lave com água e sabão, suas características continuam naquele pente.

Por isso, com o passar do tempo, a tendência é que o pente de madeira pegue a oleosidade natural do seu cabelo e, também, absorva alguns nutrientes. Logo, quando você utilizá-lo, ele estará te devolvendo os nutrientes perdidos e a oleosidade natural dos fios, como em uma espécie de hidratação.

Além de tudo, podemos concluir que o pente de madeira é extremamente versátil, já que ele funciona tanto para cabelos cacheados (o que é bem difícil) quanto para cabelos lisos e chapados. Talvez seja por isso que ele é tão tradicional.

Você já conhecia o pente de madeira? Tinha algum perdido na sua gaveta de casa? Quem diria que algo muitas vezes esquecido pelas pessoas poderia ser tão útil para a saúde do seu cabelo e também algo tão tradicional?

Portanto, se você ainda não tem um pente de madeira, trate de comprar um comece a utilizá-lo. Só assim você verá todos os benefícios que dissemos com seus próprios olhos, conforme for vendo a diferença nos seus fios!

Deixe seu comentário!