Madeixa
Óxido acetamide para alisar cabelo

Óxido acetamide para alisar cabelo: saiba os efeitos e como usar

Promoções na Amazon
Quase todo dia a Amazon faz uma promoção de produtos para cuidar do cabelo.Clique aqui e confira os itens que estão em PROMOÇÃO hoje.

Existem vários tratamentos que podem ser usados para deixar o cabelo liso. Muitos usam produtos que possuem formol, queratina e outras substâncias na composição. Porém, neste artigo, falaremos sobre uma substância que vem se tornando bastante popular: o óxido acetamide.

Explicaremos como essa substância age no nosso couro cabeludo, deixando as nossas madeixas lisas. Também mostraremos como usar adequadamente e daremos outras informações para você. Confira!

O que é oxido acetamide?

Para entendermos melhor o tratamento alisador, devemos saber o que é o produto que vamos usar e como deveras funciona no nosso cabelo. Antes de mais nada, o óxido acetamide (ou etanamida) faz parte do ácido acético e sua fórmula química é CH3CONH2.

Ele é usado para alterar a distribuição de queratina pelo couro cabeludo. Isso não afeta o seu cabelo de forma negativa, ajudando-o a se renovar e ficar mais forte contra quebras.

Contudo, o uso de hidratantes após o tratamento é essencial para evitar ressecamentos, já que a substância tem a capacidade “fechar” as cutículas dos fios, impedindo a circulação ideal de umidade pelo seu couro cabeludo.

Mas apenas o óxido acetamide não será o suficiente para atingir o estado mais liso possível. Outros componentes, como o ácido glioxílico, são essenciais para atingir um melhor resultado.

Veja também: 

Características sobre o óxido acetamide

Óxido acetamide para alisar cabelo

Após uma breve introdução ao óxido acetamide, com certeza, esse produto se tornou mais desejável por você. Mas precisamos explicar mais algumas coisinhas, antes de você sair correndo para usar esse tratamento nas suas madeixas.

Além de suavizar o seu cabelo, esta forma de escova progressiva também ajuda a restaurar a fibra capilar. Há diversos outros tipos de produtos, que são usados com intuito de alisar o cabelo, que usam complexos de bioredução. Isso deixa um aspecto suave e ajuda na redução do volume dos fios.

Por isso, esse produto químico não deveria assustar as mulheres pelo fato de usar química. Afinal, se ele ajuda a nutrir o couro cabeludo, qual é o problema? Contudo, é bem provável que tenha dúvidas a respeito do uso: se caso é prejudicial à saúde ou não e se há fatores de risco para ficarmos atentas.

Mas caso escolheu a progressiva com óxido acetamide, mas ainda está com um friozinho na barriga, listaremos para você alguns fatos sobre o etanamida:

  • Irritação nos olhos e cheiros desagradáveis durante a aplicação não irão incomodar você;
  • A substância não gera gases (vapores) durantes aplicação, deixando o ar livre para ser respirado;
  • Mesmo que o óxido acetamide seja bastante seguro e prático, mulheres grávidas não devem realizar qualquer tipo de progressiva. Recomendamos que busque por outras opções mais seguras, como produtos essencialmente baseados em queratina ou de origem vegetal;
  • Não é necessário ficar dias sem lavar o cabelo ou deixá-lo preso. Porém, o sal deve ser evitado após a aplicação do acetamide, seja via água do mar ou até mesmo shampoos e condicionadores que possuam porcentagens salinas na composição.

Quanto tempo dura o óxido acetamide no cabelo?

O resultado é imediato e o produto é extremamente eficaz. Contudo, o efeito de alisamento não é para sempre. A substância tem uma meia vida de 3 a 5 meses, aproximadamente. Após esse tempo, com o crescimento das raízes, ficará cada vez mais perceptível a diferença, necessitando de um retoque.

A dica para ter um alisamento de primeira é o uso conjunto do óxido acetamide e o ácido glioxílico. O ácido dará uma suavização para as suas madeixas agora lisas, juntamente com um aspecto brilhoso e saudável. E como você já sabe, o óxido irá nutrir o seu couro cabeludo, protegendo-o do mundo externo.

Lembrando que o uso do acetamide não é perigoso para os seus fios, nem toda química é prejudicial. Assim, muito provavelmente, não ocorrerá nenhuma irritação, queda, quebra ou outros danos que estragam o visual dos nossos cabelos. Pode confiar!

Como usar óxido acetamide?

Óxido acetamide para alisar cabelo

Devemos salientar que este tipo de progressiva deve ser feito por apenas profissionais. Eles saberão exatamente o melhor método para o seu cabelo e se ele está pronto ou não para receber o produto. Procure por um profissional que realmente saiba do ramo de progressivas.

Não é qualquer cabeleireiro que irá fazer um bom serviço. É necessário muito tempo de prática e conhecimento para saber como exatamente os componentes agirão nos mais diferenciados tipos de couros cabeludos. A execução, o tempo e a ordem da aplicação deve ser cuidadosamente selecionado para obter o melhor resultado possível, e apenas um verdadeiro profissional terá esse mérito.

Geralmente, o passo a passo que deve ser seguido para o uso correto do óxido é o seguinte:

  1. O cabelo deve ser lado no mínimo duas vezes, para obter uma limpeza profunda e abrir as cutículas dos fios para ajudar no tratamento;
  2. O óxido acetamide é aplicado por todo o cabelo, de forma que a substância entre por toda a fibra capilar;
  3. O cabelo é seco com um secador (muitas vezes, no nível médio de temperatura) e, em seguida, é passado a prancha por todas as mechas;
  4. Após esse processo, o cabelo é totalmente lavado e uma máscara para vedação é colocada. De agora em diante, o profissional irá moldar o cabelo para dar a melhor forma possível.

Não devemos esquecer de falar que o óxido não deve ser aplicado num dia em que uma coloração capilar já tenha sido feita. O acetamide também tende a clarear as nossas mechas em até, no máximo, dois tons. Isso vale tanto para cabelos tingidos até aos naturais.

O óxido acetamide também nos dá uma melhor capacidade para lidar com diferentes temperaturas, dependendo de vários fatores: a capacidade do profissional, condições iniciais dos fios e a qualidade do produto usado. O tempo da aplicação também pode ser um grande contribuinte para isso.

Por fim…

Agradecemos por ter lido até aqui e esperamos ter lhe ajudado a saber mais sobre o óxido acetamide. Você viu que é bastante simples e que os resultados são incríveis. Está esperando o que para entrar no time das lisas?

Deixe seu comentário!