madeixa.com.br
Ombré Hair

Ombré Hair: conheça mais sobre essa tendência de clareamento capilar

Você já ouviu falar do ombré hair? Pois essa é a nova tendência de coloração de cabelos dos últimos anos. Essa técnica consiste na mistura gradual de uma tonalidade de cor para outra, geralmente movendo tons e sombras da luz para a escuridão. O mais legal é que ela combina com todos os tipos de fios. Podem ser lisos, ondulados, cacheados e crespos. Além disso, ela pode ser adaptada tanto em cabelos curtos como em médios e longos.

O nome “ombré” tem origem francesa e significa “sombreado”. A ideia desse tipo de mechas é de criar um jogo de luz e sombra nos fios. Essa combinação realça os traços do rosto e gera movimento e profundidade no cabelo.

No ombré hair, as mechas são feitas a partir da altura das orelhas. O clareamento é feito, geralmente, em um efeito degradê, com as pontas mais suaves. Esse trabalho também não tem restrições para cores de cabelo e acaba sendo muito prático para quem não quer retocar a raiz diversas vezes.

Se você está em dúvida se deve ou não fazer essa mudança nos cabelos, saiba que o ombré hair já foi adotado por diversas famosas mundo a fora. Entre elas, estão as brasileiras Sandy, Juliana Paiva e Nathália Dill, além das estrelas de Hollywood Sarah Jessica Parke e Drew Berrymore.

Diferença entre ombré hair, mechas californianas e luzes

Três das técnicas de coloração mais solicitadas nos salões de beleza – o ombré hair, as mechas californianas e as luzes – causam, muitas vezes, confusão entre as pessoas. No entanto, elas não são a mesma coisa. Pelo contrário, existe uma diferença considerável entre o trio, como você vai ver a seguir:

Ombré Hair: Essa técnica clareia várias mechas do cabelo. Sem chegar à raiz, a coloração é feita em alturas diferentes umas das outras. Ela pode ser feita em vários tons, que formam um leve degradê. Seu efeito é mais radical, uma boa opção para quem deseja inovar.

Ombré Hair

Mechas Californianas: O efeito do clareamento se concentra nas pontas das madeixas, mantendo certa distância da raiz. Sua principal diferença está no método de fazer um degradê entre o clareamento e a raiz. Essa técnica faz com que ocorra uma leve mudança na cor no comprimento dos fios.

Ombré Hair

Luzes: Na comparação com as duas outras técnicas, essa é o de clareamento mais sutil. As mechas são finas da raiz às pontas. Geralmente, as luzes são solicitadas por aquelas mulheres que desejam ficar mais loiras.

Ombré Hair

Atenção à escolha do profissional para fazer o ombré hair

Um ponto sempre muito importante é a escolha de um bom cabeleireiro para a técnica do ombré hair. Certifique-se que ele tenha perfeito conhecimento das peculiaridades das madeixas com a curvatura e das demais características da técnica.

A descoloração dos fios cacheados e crespos pode desfazer as ligações responsáveis por formar os cachos. Dessa forma, esse profissional deverá identificar com facilidade a durabilidade da ação química para não comprometer a estrutura capilar.

Cuidados com o ombré hair

Ombré Hair

A coloração ombré hair veio pra ficar. Durante o verão, a solicitação dessa técnica nos salões de beleza cresce consideravelmente. O motivo é que as mechas nas pontas realçam um visual quente e despojado.

Mas as mulheres que aderirem ao ombré hair devem ficar atentas a alguns cuidados essenciais. Eles não são muito diferentes de outras técnicas de clareamento. A tintura usada para fazer o ombré hair – assim como qualquer outra – pode danificar os fios e deixá-los secos e quebradiços.

Se você não mantiver uma rotina de cuidados, problemas como pontas duplas e cabelos frágeis e opacos podem começar a surgir. Então, atenção total para manter o seu cabelo saudável e bem hidratado.

Confira, abaixo, alguns cuidados após o ombré hair:

Aposte em ampolas

Ombré Hair

Com composições concentradas que potencializam a hidratação das madeixas, a dica é misturar esses produtinhos mágicos ao seu shampoo ou aplicá-las diretamente nos seus fios recém-coloridos. Para não ter erro, basta seguir as instruções de uso e recomendações descritas na embalagem.

Invista em óleos essenciais

Ombré Hair

Esses produtos se tornaram febre nos últimos tempos, devido aos seus efeitos nutritivos e hidratantes. Eles, geralmente, são utilizados na finalização do cabelo, mesmo nos fios secos. Algumas das opções mais famosas são o óleo de coco, óleo de argan ou óleo de abacate, que potencializam a hidratação das madeixas.

Para usá-los, basta despejar algumas gotinhas nas mãos e passar nos fios. Lembre-se de não exagerar na quantidade, para não deixar o cabelo oleoso. O ideal é apostar em uma dosagem que apenas tire um pouco do ressecamento dos fios após as químicas usadas para fazer o ombré hair.

Abuse das máscaras hidratantes e nutritivas

Ombré Hair

Estas são grandes aliadas de um cabelo hidratado e nutrido na pós-química. Por isso, não deixe de usá-las na sua rotina, depois de lavar os cabelos com shampoo e antes do condicionador. Na hora da aplicação, evite a raiz, para não deixar o couro cabeludo excessivamente oleoso. Em caso de dúvidas, siga as instruções de uso descritas na embalagem para saber a forma e tempo de aplicação do produto.

Leave-in também é bem-vindo

Ombré Hair

Um bom leave-in ajudará a conservar a coloração, maciez e brilho dos fios. Por isso, opte sempre por aqueles que possuem formulações próprias para cabelos tingidos.

Use shampoo e condicionador roxos

Ombré Hair

Esses produtos de cor roxa servem como matizadores no cabelo, isto é, para “desamarelar” os fios que foram descoloridos ou tingidos. Eles podem ser usados para remover aquela cor com efeito “gema de ovo” das suas madeixas, que vai aparecendo ao longo do tempo.

Portanto, o ideal é que você os aplique no cabelo, pelo menos, duas vezes na semana. Lembrando que você não deve substituir o shampoo normal por eles, mas apenas intercalá-los.

Fique de olho na manutenção

Ombré Hair

O indicado é retocar as mechas do seu ombré hair a cada três meses. Antes disso, não é recomendado tentar realçar a cor dos fios, já que você pode correr o risco de danificá-los e torná-los quebradiços, devido ao excesso de químicas em pouco tempo.

Gostou do artigo? Então, compartilhe!

Até a próxima!

Add comment