Madeixa
Óleo para cada tipo de cabelo

Óleo para cada tipo de cabelo: saiba qual é o melhor para os seus fios

Atualmente, existem diversos produtos que podem ser usados para deixar o seu cabelo brilhoso e macio. O mais famoso deles é o óleo vegetal, aquele que é feito da extração de óleos naturais de plantas, frutas, grãos entre outros.

Porém, cada óleo é indicado para alguns tipos capilares e, portanto, devem ser usados nos tipos corretos de fios para que atinjam o seu maior potencial. Se você é dona de madeixas lisas, não deve usar os produtos das cacheadas, a menos que isso seja indicado pela embalagem. Por isso, mostraremos quais são os melhores óleos para cada tipo de cabelo e ajudar você a escolher o seu para ter fios brilhosos, saudáveis e macios.

Qual seria o melhor óleo para o seu cabelo? Leia atentamente para saber a resposta!

Os óleos mais indicados para você!

Óleo para cada tipo de cabelo

Há vários óleos que você pode usar, independentemente do tipo de cabelo que você possui. Alguns exemplos são os óleos de abacate, girassol e o óleo de amêndoas. Eles são aderidos ao couro cabeludo de uma maneira rápida e fácil, não deixando substâncias para trás.

Podemos citar como outro exemplo os óleos que são mais leves e que não interferem diretamente na aparência do cabelo, focando na parte de hidratar e nutrir o nosso cabelo. A maioria deles têm fatores hidratantes, que auxiliam na gestão da umidade dos fios.

Indicamos para você estes óleos, caso não tenha tempo de pesquisar profundamente sobre este assunto ou que não tenha paciência para saber cada tipo que se deve usar em determinada ocasião. É claro que o efeito não será tão bom quanto um produto feito sobre medida (para o seu tipo capilar), mas toda ajuda é bem-vinda, não é mesmo?

Mas, estamos aqui para te ajudar a saber cada vez mais sobre este assunto, que para muitas é uma grande novidade a ser explorada. Não deixaremos o tema maçante e iremos diretamente ao ponto, economizando o seu tempo e logicamente o seu dinheiro, porque ninguém quer comprar o produto errado.

A seguir, falaremos sobre os óleos mais comuns de se usar, na perspectiva de diferentes tipos capilares. Você saberá como agir em diferentes situações, quais produtos são os melhores para você e como deixar os fios saudáveis e invejáveis. A nossa dica é: atente-se ao seu tipo capilar!

Para as donas de madeixas lisas

Óleo para cada tipo de cabelo

Se caso você possuir cabelo liso, opte por usar óleos de cálamo e buriti. Por possuírem certas substâncias hidratantes, os seus fios ficaram leves e a umidade será reposta no seu couro cabeludo. Eles ajudam também a combater os famosos fios arrepiados (frizz), um problema muito comum após secar o cabelo.

Portanto, nada de esquecer de usar eles, em? O cabelo liso necessita de cuidados constantes para manter-se saudável!

Para quem tem cabelo oleoso

Indicado para cabelos que possuem oleosidade excessiva, o óleo de sálvia diminuirá esse problema. Ele age diminuindo a abertura dos poros, controlando a liberação do sebo (oleosidade), assim impedindo o surgimento de seborreia e caspas.

Veja também: Como tirar a oleosidade do cabelo? Veja 4 dicas fáceis e surpreendentes!

Para cabelos crespos e cacheados

Os óleos ideais para esses tipos de cabelo têm que combater o frizz e promover elasticidade aos fios, deixando-os leves e hidratados. Por isso indica-se o uso dos óleos de argan, macadâmia e mongongo. Este último por sinal, é rico em ômega 3, 6 e 9, ajudando e muito a repor nutrientes ao couro cabeludo.

Outra opção é o óleo de coco, este dá aos fios um brilho natural, além de repor proteínas hidratantes que as madeixas precisam.

Para cabelos com pouco crescimento

Óleo para cada tipo de cabelo

Para ajudar o crescimento dos fios, recomenda-se os óleos de amla e rícino,pois ajudam a deixar os fios saudáveis e espessos. Esses produtos possuem nutrientes e vitaminas, que são absorvidos diretamente pelo couro cabeludo na aplicação. Agem sobre o cabelo inteiro, ajudando em vários aspectos.

Veja também: Conheça os alimentos que fazem o cabelo crescer mais rápido

Cabelos que tem raiz sensível

Quando a raiz do cabelo é sensível ela pode irritar-se muito facilmente, de forma que até as substâncias químicas presentes nos nossos shampoos podem ocasionar problemas. Esses tais problemas podem ser desde simples coceiras à perigosas reações alérgicas. O mais indicado para isso é o óleo de lavanda, que possui um poder de relaxar o nosso couro cabeludo.

Para cabelos finos

Para esse tipo capilar o óleo de abacate é a escolha mais correta a fazer. A oleosidade natural dos nossos cabelos tende a deixá-lo pesado, de forma que afeta muito a estética e movimento, coisas que devem ser a nossa prioridade. O óleo irá combater isso e deixará o cabelo brilhoso, ideal para climas secos como no outono.

Para cabelos secos

Óleo para cada tipo de cabelo

A falta de lubrificação capilar também pode ser um problema e há óleos específicos para quem sofre da falta de oleosidade. Caso seja o seu caso, indicamos que use óleo de melaleuca e lavanda. Esta mistura ajudará a relaxar o seu couro cabeludo, fazendo que os seus fios retenham umidade (água) durante os mais diversos climas. Com eles, o sol não será mais o seu inimigo.

Outros produtos podem ajudar, tais como o óleo de argan. Mas, o uso deles é opcional, sendo os primeiros os mais indicados para o seu tipo capilar. Ressecamentos não serão mais um problema para você!

Veja também: Qual é a diferença entre cabelos secos e ressecados? Saiba aqui!

Para cabelos quebradiços

Os óleos de melaleuca e gengibre são indicados para as donas de madeixas quebradiças. Caso não tenha os óleos que citamos, também dá para usar a mistura de óleo de manjerona e de tomilho. Essas substâncias irão ajudar a combater este problema.

Esses óleos também têm a função de ajudar cabelos que são muito afetados pelo calor excessivo de chapinhas e secadores, que causam, além de ressecamento, a queda dos mesmos. São altamente indicados em épocas de clima seco, tais como o inverno e, principalmente, o outono.

Veja também:

Deixe seu comentário!