madeixa.com.br
Óleo de macaúba

Óleo de macaúba para cabelo: saiba os benefícios e como usar

Os cabelos desenvolvem um papel muito importante na aparência das pessoas, seja agindo de forma positiva, seja agindo de forma negativa. Com o tempo, eles ganharam ainda mais importância, já que a moda atualmente é ter fios super longos.

Por conta disso, cabelos bem cuidados são um sinal de vaidade e ajudam a levantar a autoestima das pessoas, sendo que, muitas vezes, eles são até mesmo considerados um sinal de boa saúde.



Erros cabelo

Com o passar do tempo, diversos ingredientes foram sendo descobertos como muito úteis para a saúde dos fios. Até mesmo os ingredientes mais inusitados podem possuir propriedades essenciais para as madeixas e acabar cuidando muito do cabelo, como é o exemplo do óleo de macaúba.

Não se preocupe caso você não conheça o óleo de macaúba, pois, nesse artigo, iremos explicar bem o que ele é, como utilizar e, também, mostraremos alguns benefícios do óleo de macaúba para o cabelo.

O que é o óleo de macaúba?

Óleo de macaúba

O óleo de macaúba é um produto extremamente natural extraído da palmeira bocaiúva. Essa palmeira pode ser encontrada em regiões com o bioma de Cerrado, como, por exemplo, nas regiões mineiras.

Da palmeira, são retirados dois óleos muito importantes para a indústria: na sua polpa, é retirado um óleo que é usado como matéria-prima para fabricação de combustíveis. Enquanto isso, na sua castanha é retirado o óleo típico para tratamentos cosméticos, ou seja, o que iremos falar nesse artigo.

Logo, esse óleo extraído da palmeira é muito rico em vitaminas e ácidos graxos, o que faz dele um produto excelente para a reparação e reconstrução de fios extremamente danificados, principalmente aqueles que passarem por químicas.

Por conta de sua natureza brasileira, o óleo de macaúba possui propriedades milagrosas para o cabelo das brasileiras, já que, em cada lugar, os fios têm necessidades diferentes e esse óleo atende a praticamente todas as necessidades nutricionais que as mulheres brasileiras têm nos fios.

Portanto, o óleo de macaúba para cabelo vem ganhando uma grande visibilidade com o passar do tempo, já que ele se trata de um produto completamente natural que cura os fios destruídos e dá uma nova vida ao cabelo.

Como utilizar o óleo de macaúba no cabelo

Óleo de macaúba

Para obter todos os benefícios que o óleo garante (que listaremos ainda nesse texto), é muito importante que você saiba a forma correta de aplicar o produto no cabelo. Assim, ele terá eficácia máxima e, com certeza, o resultado final será muito melhor do que o esperado.

O óleo pode ser utilizado tanto de forma direta (o óleo puro) quanto presente em produtos como shampoos, condicionadores e máscaras de tratamento. Além disso, a forma de aplicação tende a ser diferente de acordo com cada finalidade. Veja, a seguir, em qual tipo você se encaixa.

  • Para tratamentos: recomenda-se aplicar nos fios úmidos após a lavagem.
  • Para potencializar produtos: aplique a quantidade de óleo que achar necessário e deixe-o agindo por um dia. Assim, o produto estará pronto para ser utilizado novamente.
  • Para reparação das pontas: recomenda-se aplicar nos fios já secos e apenas nas pontas.
  • Para quem usa chapinha: aplique depois da escova e antes da prancha. Dessa forma, seu cabelo ganhará mais brilho.

Além desses casos, o óleo de macaúba pode ser adicionado a qualquer outro produto capilar para que o efeito seja ainda mais profundo. Além disso, ele pode ser usado diariamente no comprimento do cabelo para hidratação constante.

É importante você saber que o óleo de macaúba funciona em qualquer tipo de cabelo… Ou seja, se você tem cabelo cacheado, crespo, alisado, com química, fino, grosso, tingido, não interessa! O óleo irá funcionar perfeitamente nos seus fios.

Benefícios do óleo de macaúba

Óleo de macaúba

Seguindo os passos a seguir, com certeza, o resultado será muito benéfico para seus fios. Se você quer saber um pouco mais sobre os efeitos positivos do óleo de macaúba no cabelo, aqui vai mais uma lista:

  • Retarda o envelhecimento da fibra do cabelo;
  • Ajuda a assimilar a vitamina A que o corpo recebe;
  • Tem ação antioxidante;
  • Evita o excesso de oleosidade na raiz capilar;
  • Não deixa os fios ensebados e oleosos;
  • Funciona em todos os tipos de cabelo;
  • Já é possível observar os resultados positivos a partir da primeira aplicação;
  • Funciona quando aplicado no cabelo úmido e também no molhado;
  • Serve para potencializar os resultados da maioria das máscaras de hidratação;
  • Ajuda a criar uma camada de proteção para os fios na hora de utilizar fontes de calor (chapinha, secador de cabelo…);
  • Já pode ser encontrado em alguns locais e inclusive existem marcas com linhas onde o óleo de macaúba está presente;
  • Pode ser misturado na tinta durante a aplicação para que o efeito de desbotamento demore mais para começar a ocorrer;
  • Ameniza os efeitos negativos de alisamentos químicos;
  • Deixa o cabelo mais jovem com o passar do tempo, fortalecendo-o.

Onde encontrar o óleo de macaúba?

Muito provavelmente, você nunca viu o óleo de macaúba para o cabelo ser vendido em muitos comércios. Mas isso é porque ele é um produto novo no mercado, que ainda está em ascensão e, por conta disso, pode ser um pouco complicado para ser encontrado.

Porém, a marca Macaúba Brasil, pioneira na fabricação de produtos com o óleo, lançou uma linha composta por 4 produtos: shampoo, spray de brilho, máscara de tratamento e o óleo puro. Nesse caso, o kit deve sair por cerca de R$15,00 a cada 10ml de produto.

Além disso, ele pode ser encontrado em casas de cosméticos naturais e até mesmo diretamente das pessoas que o extraíram. Mas essa segunda opção tende a ser mais difícil, porque eles vendem em massa para grandes empresas (como a Macaúba Brasil).

O que você achou sobre a aplicação e a função do óleo de macaúba para o cabelo? Com certeza, essa novidade irá agradar (e muito) as viciadas por cosméticos naturais e sem aditivos químicos!

Portanto, escolha o produto que mais te agrada e faça esse investimento nos seus fios. As suas madeixas agradecerão muito no futuro.

Add comment