Madeixa
Óleo de linhaça para cabelo

Óleo de linhaça para cabelo: saiba os benefícios e como usar

O óleo de linhaça está entre os alimentos funcionais que proporcionam mais benefícios à saúde humana, além de demonstrar ótimos resultados na estética, como na pele e nos cabelos. A substância é rica em antioxidantes, ácidos graxos, ômegas 3 e 6, além de vitaminas. Assim como o óleo de linhaça pode proporcionar à saúde humana diversas melhorias, o mesmo efeito se dá nos cabelos.

Os nutrientes presentes no óleo de linhaça podem penetrar na fibra capilar e restaurar os cabelos de dentro para fora. Se você ficou curiosa e quer saber mais sobre os benefícios do óleo de linhaça para o cabelo e como utilizá-lo nos fios, continue lendo esse artigo e saiba tudo que você precisa saber sobre o óleo de linhaça.

Veja também: Benefícios e como usar o óleo de algodão no cabelo

Benefícios do óleo de linhaça para os cabelos

O óleo de linhaça contém substâncias antioxidantes e é riquíssimo em vitamina E, além de ceramidas. A seguir, falaremos acerca de cada um desses nutrientes e quais os benefícios que eles trazem para os fios. Confira:



  • Ceramidas: As ceramidas são lipídios, ou seja, gorduras. Elas têm a função de agir como reparadores da cutícula capilar, podendo proporcionar aos cabelo mais brilho, maciez e fios mais fortes e resistentes à quebra. Além disso, as ceramidas ainda possuem a função de reter água para dentro da cutícula capilar, o que impede que o cabelo fique ressecado e mais danificado.
  • Vitamina E: A vitamina E pode proporcionar às madeixas muitos benefícios. Dentre eles, fortalecimento do folículo capilar, estimulação da circulação sanguínea e auxílio no crescimento de novos fios. A vitamina E ainda previne a queda dos cabelos, proporciona mais brilho e sedosidade aos fios e repara as cutículas capilares, de dentro para fora.
  • Ômega 6: O ômega 6 é uma gordura polinsaturada e confere nutrição para os cabelos, além de ser um ótimo aliado contra a queda de cabelos. O nutriente combate a queda dos cabelos e pode deixá-los mais fortes e brilhantes.
  • Ácido fólico: O óleo de linhaça também possui ácido fólico dentre as suas substâncias, substância conhecida por aumentar o crescimento de novos fios de cabelo e combater a queda!

Quando ele é indicado para os cabelos?

Óleo de linhaça para cabelo

Nutrir os fios é sempre essencial, tanto para os cabelos danificados quanto para manter os fios sempre saudáveis. Mas é válido lembrar que o uso de óleos vegetais nos cabelos, como o óleo de linhaça, proporciona nutrição, brilho, maciez e reestruturação dos folículos capilares.

Portanto, o uso do óleo de linhaça é indicado para todos os cabelos e é um dos produtos naturais mais indicados para combater a queda capilar, alopecia areata e falhas no couro cabeludo.



Umectação capilar com óleo de linhaça: para que serve e passo a passo

A umectação é um processo o tratamento capilar, que inclusive pode ser feito em casa, que consiste em “embebedar” os cabelos em algum óleo 100% vegetal. O procedimento visa nutrir os cabelos de dentro para fora e é indicado para cabelos opacos e sem vida.

A umectação capilar faz parte do processo de nutrição, para quem segue o cronograma capilar. O tratamento deve ser feito de quinze em quinze dias, não menos do que isso, já que o exagero de lipídios (óleos nos fios) pode ocasionar o efeito oposto nos cabelo: fios mais opacos e danificados do que antes do procedimento.

Para fazer a umectação com óleo de linhaça, você vai precisar de:

  • Óleo de linhaça extravirgem;
  • 1 touca plástica;
  • 1 recipiente de plástico;
  • 1 pente fino.

Modo de fazer:

Separe uma boa quantidade de óleo de linhaça extravirgem, aplique o óleo nas mechas e massageie cada uma delas, para que as propriedades penetrem nos fios. Deixe o óleo de linhaça agindo no de quatro à seis horas nos cabelos. Após esperar o tempo de ação do óleo, enxague os cabelos com shampoo e condicionador e finalize como de costume.

Óleo de linhaça para combater a queda dos cabelos: como usar

Óleo de linhaça para cabelo

Para quem tem a intenção de utilizar o óleo de linhaça no combate à queda capilar, o ideal é aplicar o óleo de linhaça diretamente no couro cabeludo, massageando o mesmo em movimentos circulares. Deixe o óleo de linhaça agir na raiz dos cabelos de duas às quatro horas.

Em seguida, enxague bem os cabelos e lave com shampoo e condicionador. O indicado é que se repita o processo uma vez por semana para garantir bons resultados.

Além de aplicar o óleo de linhaça diretamente nos cabelos, ele também pode ser consumido em forma de cápsulas. Desta forma, as propriedades benéficas do óleo de linhaça serão absorvidas para o organismo, que irá utilizá-las tanto nas funções diversas do corpo como em benefícios para a beleza dos cabelos e da pele.

Leave-in caseiro de óleo de linhaça

O óleo de linhaça para cabelos cacheados é capaz de proporcionar cachos mais modelados e bem nutridos. As crespas e cacheadas sabem o quanto as madeixas encaracoladas precisam de nutrientes e hidratação constantes! Que tal ter em mãos um leave-in que pode ser usado tanto nos cachos úmidos como no day after, e pode manter seus cabelos modelados e longe do ressecamento? Confira nosso passo a passo e aprenda como fazer o leave-in de óleo de linhaça.

Você vai precisar de:

  • 50ml de óleo de linhaça extravirgem;
  • 100ml de soro fisiológico
  • 1 colher de Bepantol líquido;
  • 1 recipiente de plástico com borrifador.

Como fazer:

Misture o óleo de linhaça, o Bepantol líquido e o soro fisiológico e despeje a mistura em um recipiente de plástico com bico borrifador. Agora, é só usar a misturinha nos cabelos após as lavagens ou no day after para manter seus cachos sempre lindos!

Agora que você sabe todos os benefícios do óleo de linhaça para o cabelo e receitas que podem ser feitas em casa, que tal testar cada uma delas? Compartilhe esse post nas suas redes sociais!

Deixe seu comentário!