Cabelos ressecados, sem brilho e sem charme. Esses são verdadeiros pesadelos entre as mulheres, não é mesmo? O mercado de cosméticos oferece uma diversidade de produtos que podem livrar você desses problemas, mas também há aqueles produtos que você pode encontrar em sua cozinha e dar conta do recado. Esse é o caso do óleo de coco…
Esse óleo vegetal extraído da fruta de uma espécie de coqueiro é muito popular entre os brasileiros. É utilizado, principalmente, para temperar a salada. No entanto, também é cada vez mais usado para tratar os cabelos. Ele se torna uma alternativa saudável e natural para as nossas madeixas, já que pode substituir produtos químicos que muitas vezes danificam os cabelos.
Índice do Artigo
Quais são os benefícios para o cabelo?
O óleo de coco apresenta uma série de propriedades interessantes aos fios. Por isso, tantas mulheres vêm optando pela hidratação com o produto. Tudo porque ele é rico em carboidratos, minerais e vitaminas ideais para o nosso organismo. Essas propriedades são aproveitadas também para a produção de sabonetes e vários tipos de cosméticos.
Mas vamos ao que interessa! Nos cabelos, o óleo de coco é capaz de manter os fios fortes, hidratados, nutridos e protegidos dos efeitos de envelhecimento pela perda excessiva de fios e o surgimento de calvície.
Esse óleo também estimula o crescimento das madeixas e promove brilho, maciez e a saúde do couro cabeludo. E o melhor é que pode ser utilizado em todos os tipos de cabelos, sem restrição.
Listamos para vocês, detalhadamente, os principais benefícios gerados pelo o óleo de coco. Confira:
Redução da perda de cabelo
Desde a antiguidade na Índia, o óleo de coco tem sido usado para evitar a queda de cabelo. Ele era misturado à ervas para evitar esse tipo de problema.
Atualmente, a união do óleo de coco com fervura de folhas de sálvia continua sendo utilizada neste sentido. Ela pode ser aplicada diretamente no couro cabeludo.
A mistura entre a groselha, água de cal (hidróxido de cálcio) e óleo de coco também pode evitar a queda de cabelo.
Prevenção à perda de proteínas
O óleo de coco ajuda a reduzir a perda de proteínas nos cabelos. Ele é rico em ácido láurico, que penetra facilmente através da haste capilar. A hidratação protege contra a perda proteica, principalmente quando os cabelos estão molhados.
Previne a caspa
O óleo de coco é composto por ácidos graxos, que servem como bons agentes anticaspa. Eles são mais saudáveis do que produtos vendidos no mercado.
Duas ótimas receitas podem fortalecer o efeito anticaspa. A primeira é acrescentar o óleo de rícino, em água morna, e massagear bem. Outra solução é misturar o óleo de gergelim com óleo de coco e aplicar a mistura nas madeixas. Em seguida, deixar agir por cerca de 30 minutos antes de lavar.
Combate aos piolhos
Quem pensa que os adultos estão livres do piolho está enganado. É importante manter cuidados contra essa praga. Uma dica é cobrir os cabelos, ainda úmidos, com uma camada de óleo de coco. Na sequência, você pode utilizar um pente fino para penteá-los e retirar os piolhos e evitar que eles voltem.
Evita pontas duplas
Para quem sofre com pontas duplas, usar o óleo de coco é uma boa dica para resolver o problema. Misture o óleo de coco com óleo de amêndoas, de sua preferência, e massageie por alguns minutos. Isso vai evitar as combatidas pontas duplas.
Combate o envelhecimento e a calvície
O óleo de coco também pode ser utilizado na prevenção da calvície, tudo porque combate a queda de cabelo e retarda o surgimento de fios brancos ou grisalhos.
Promove o crescimento dos fios
Essa é para homens ou mulheres que sofrem com a demora no crescimento dos cabelos. O óleo de coco pode ajudar a deixar os fios mais longos. Por ser muito nutritivo, o produto ameniza os danos diários causados pela lavagem, poluição e exposição excessiva ao sol, que podem dificultar o crescimento do cabelo.
Ajuda a desembaraçar os fios
O óleo de coco, ao ser aplicado após a lavagem dos cabelos com shampoo e condicionador, pode ajudar a desembaraçar os cabelos. Além disso, gera suavidade, maciez, brilho e nutrição.
Tonifica o cabelo
O óleo de coco ideal para tonificar os cabelos, principalmente aqueles que têm fios secos. A dica é aplicar no couro cabeludo, pela noite, óleo de lavanda com uma mistura quente de óleo de coco. No dia seguinte, logo pela manhã, lave as madeixas. Você pode repetir o processo quantas vezes desejar. Isso vai potencializar os resultados.
Efeito condicionador
Por fim, quem deseja condicionar os cabelos, basta lavar os fios normalmente e, na sequência, aplicar o óleo de coco. Penteie os cabelos para espalhar bem o produto. Não aplique na raiz, caso seu cabelo seja oleoso.
Quem pode usar?
Você já sabe os principais benefícios do óleo de coco no cabelo. Agora, a dúvida que pode aparecer é se o seu tipo de cabelo pode receber o produto. Como já dissemos, não há restrição para o uso do óleo de coco, o que muda são alguns cuidados e a ação dele em cada tipo de cabelo. Confira abaixo como usar o óleo de coco nas suas madeixas:
Óleo de coco em cabelos loiros
A aplicação do óleo de coco em mulheres com cabelo loiro é a que mais destaca a tonalidade dos fios. Geralmente, as madeixas que receberam essa coloração sofrem com ressecamento e o fato de desbotar com maior facilidade. O óleo de coco promete por fim a esses problemas ao deixar os fios bem hidratados e, consequentemente, tonalizados e brilhantes.
Óleo de coco em cabelos cacheados
O óleo de coco no cabelo cacheado pode ser uma combinação perfeita. Utilizado na hidratação, ele ajuda a deixar os cachos mais de saudáveis e definidos.
Óleo de coco em cabelos crespos
No cabelo crespo, o óleo de coco ajuda a hidratar e suavizar as madeixas. Além disso, reduz a quebra do cabelo e o surgimento dos fios rebeldes, o chamado frizz.
Como usar óleo de coco no cabelo? Veja passo a passo
Depois de entender quais são os benefícios e quem pode usar o óleo de coco no cabelo, chegou a hora de aprender como utilizá-lo nos seus fios! Acompanhe o passo a passo fácil e simples:
- Primeiro passo: Se o seu óleo de coco estiver endurecido (o que é muito comum em climas mais frios), basta levá-lo para derreter no microondas ou em banho-maria, em um recipiente de plástico. A quantidade a ser aplicada é de uma colher de sopa, mas você pode aumentá-la conforme o volume e comprimento dos seus fios.
- Segundo passo: Depois de derretido, você pode aplicá-lo puro nas madeixas ou misturá-lo a um pouco da sua máscara de hidratação.
- Terceiro passo: Divida o cabelo em mechas e faça a aplicação em cada uma delas, massageando bem os fios.
- Quarto passo: Aguarde pelo menos 1h até o produto agir nos fios ou, se preferir, pode deixá-lo agir durante uma noite inteira, enxaguando os cabelos na manhã do dia seguinte.
- Quinto passo: Para finalizar, basta lavar os cabelos normalmente, de preferência, com shampoo sem sal. A dica é aplicar o shampoo pelo menos duas ou três vezes para remover totalmente o óleo dos fios.
Então, está esperando o quê para usar a maravilha do óleo de coco nos cabelos? Experimente, saia por aí deslumbrante e não esqueça de compartilhar com a gente o resultado!
Deixe seu comentário!