Madeixa
Óleo de cenoura para o cabelo crescer

Óleo de cenoura para o cabelo crescer: benefícios e como usar

Um dos melhores alimentos quando o assunto é saúde, a cenoura ainda é uma fonte de benefícios para a pele e, também, para os cabelos! Riquíssima fonte de betacaroteno e vitaminas E e A, a cenoura pode ser uma aliada nos cuidados diários com as madeixas.

Seja na fórmula de produtos ou em receitas caseiras, as propriedades da cenoura irão proporcionar aos seus cabelos benefícios notáveis.

Veja também: Como fazer hidratação caseira com cenoura no cabelo

Benefícios do óleo de cenoura para o cabelo

Óleo de cenoura para o cabelo crescer



Muito se ouve falar em óleos capilares. Óleo de Argan, óleo de coco, óleo de rícino… Mas, você já ouviu falar no óleo de cenoura? Pois é! A substância é uma fonte de vitaminas para os cabelos e, ainda, proporciona brilho e vitalidade para os fios. Para saber mais sobre quais são os benefícios do óleo de cenoura, continue lendo nosso artigo de hoje!

Confira a seguir nossa lista de todos os benefícios do óleo de cenoura para os cabelos:

  • Ativa a circulação sanguínea do couro cabeludo e combate a queda;
  • Promove o crescimento acelerado dos cabelos;
  • Proporciona muito mais brilho e maciez;
  • Tratamento contra caspa;
  • Combate o ressecamento e pontas duplas;
  • Protege os cabelos contra os raios UV;
  • Reaviva as nuances douradas e acobreadas dos fios.

Como fazer óleo de cenoura caseiro: passo a passo

O óleo de cenoura é uma substância que pode ser feita em casa, e pode ser aplicado a fim de proporcionar mais brilho e maciez, além de restaurar cabelos danificados. Além do mais pode ser utilizado no combate à queda e também serve como um leve tonalizante natural para cabelos ruivos.



Que tal prestar bem atenção e anotar os ingredientes para fazer o óleo de cenoura em sua casa? Confira:

Você vai precisar de:

  • 2 cenouras;
  • 200ml azeite de oliva extra virgem.

Modo de preparo:

  1. Rale as duas cenouras em uma panela.
  2. Acrescente 200ml de azeite extra virgem.
  3. Refogue as cenouras no azeite até que elas fiquem macias e o líquido com cor alaranjada. Feito isso,
  4. Deixe que a misturinha descanse por, pelo menos, 2h.
  5. Guarde seu óleo de cenoura em um recipiente de vidro e mantenha longe do calor excessivo ou luz.

Agora que você já sabe o passo a passo de como fazer óleo de cenoura, deve saber como aplicá-lo nos fios. Há mais de uma maneira para que isso seja feito e, a seguir, iremos explicar cada uma delas.

Como usar?

Óleo de cenoura para o cabelo crescer

Umectação com óleo de cenoura

A umectação é um procedimento capilar que visa devolver aos fios o óleo perdido, proporcionando mais brilho e maciez. Lembre-se que, para que seus cabelos absorvam os nutrientes da umectação, antes devem estar hidratados. Cabelos extremamente danificados primeiramente devem passar por uma hidratação profunda e, depois, por uma nutrição com óleos.

Com os cabelos secos, aplique o óleo de cenoura em boa quantidade em cada uma das mechas, massageando-as. Coloque uma touca plástica e aguarde de 2h à 6h com o óleo de cenoura nos cabelos.

Após aguardar o tempo recomendado, lave os cabelos com shampoo e condicionador e finalize como de costume.

Óleo de cenoura na nutrição capilar

Para potencializar seus cremes de tratamento, você pode acrescentar de duas à quatro gotinhas do óleo de cenoura caseiro ao seu creme de preferência. Daí, é só aplicar nos fios após estarem limpos com shampoo e aguardar o tempo de ação do produto!

Óleo de cenoura como reparador de pontas

Óleo de cenoura para o cabelo crescer

Seja no day after como um leave-in ou até mesmo antes do secador e da chapinha, duas ou três gotas do óleo de cenoura podem ser aplicados como um reparador de pontas. Mas, cuidado: não exagere na quantidade, para que os cabelos não fiquem oleosos e pesados. Na dúvida, duas gotinhas!

Óleo de cenoura para combater a queda

A queda de cabelos é muito temida, tanto por homens quanto por mulheres. O óleo de cenoura caseiro, quando aplicado na raiz dos fios secos, pode ajudar no combate à queda e, ainda, estimular o crescimento de novos fios! Massageie o couro cabelo com o óleo de cenoura e deixe agir nos fios por até 6h.

Retire com água e lave com shampoo e condicionador, repita o processo uma vez por semana. Além de ser usado no combate à queda, o óleo de cenoura pode ser um verdadeiro tratamento natural para acabar de vez com a caspa.

Óleo de cenoura para cabelos ruivos

As ruivinhas de plantão que amam uma receita caseira podem se alegrar: o óleo de cenoura pode reavivar os tons acobreados e dourados dos cabelos ruivos! Para garantir aquele efeito de tonalizante, faça um óleo de cenoura com quatro cenouras, ao invés de duas, e utilize o óleo concentrado no creme branco.

Utilize luvas de silicone e aplique nas madeixas, mecha por mecha, deixe agir por 2h. Além de deixar suas madeixas ainda mais acobreadas, o óleo de cenoura ainda vai evitar o desbotamento de sua cor, já que proporciona uma proteção natural contra raios UV!

Óleo de cenoura para o cabelo crescer: seria possível?

Óleo de cenoura para o cabelo crescer

A resposta para essa pergunta é sim! E vamos explicar o porquê: o betacaroteno, uma das propriedades presentes na cenoura, é muito benéfico à saúde humana e isso já não é novidade.

Quando falamos em cabelos o assunto não é diferente: a substância, quando presente no óleo de cenoura, tem o poder de ativação da circulação sanguínea do couro cabeludo, o que estimula o crescimento dos fios de forma saudável.

Óleo de cenoura Pré e Pós-Sol da Lola Cosmetics

O óleo de cenoura, além de todos os benefícios citados, ainda promove proteção contra raios UV, poluição e vento. Por isso, é comum vermos propriedades da cenoura presentes em protetores solares e bronzeadores. Para garantir que a exposição ao sol não cause danos aos seus cabelos e poder tomar aquele bronze sem preocupações, você pode aplicar uma pequena quantidade do óleo de cenoura caseiro em toda extensão dos fios, antes de seu banho de mar.

Pra quem busca um produto à base de óleo de cenoura, temos no mercado o Lola Pinga Pré e Pós-Sol, com extrato de cenoura e oliva. O produtinho é um dos sucessos da marca e pode ser usado como leave-in, no creme branco e antes do banho de mar ou piscina.

O Lola Pinga Pré e Pós-Sol pode ser encontrado em lojas de cosméticos, online ou físicas, por um preço que vai de R$25 à R$32,90.

Está esperando o que pra testar o óleo de cenoura nos seus fios? Use da forma como preferir e depois conta pra gente sobre o que achou nos comentários!

Deixe seu comentário!