Hoje, falaremos de uma substância que está sendo conhecida como o “óleo da juventude” e leva esse título graças a sua poderosa ação rejuvenescedora, por conter antioxidantes, o que beneficia tanto pele quanto cabelos. O óleo de algodão está se tornando o novo queridinho do mundo da beleza e é considerado um bálsamo que combate o envelhecimento precoce.
A onda de produtos naturais no universo dos tratamentos estéticos veio para ficar e é bem comum vermos produtos que fazem parte da culinária sendo utilizados para fins cosméticos. E, apesar de ainda ser um tabu para algumas pessoas, isso é algo muito bom!
Alimentos naturais e orgânicos tem muito a nos oferecer, por conta de seus nutrientes, que podem trazer benefícios para a saúde e beleza. Além de que produtos naturais não possuem agentes capazes de agredir os fios, como aditivos químicos.
Benefícios do óleo de algodão para os cabelos
O foco do tratamento capilar com óleo de algodão é combater o ressecamento dos cabelos, ou seja, o produto faz uma umectação e nutrição profunda para as madeixas. Saiba mais sobre o quais os benefícios do óleo de algodão nos cabelos e como utilizá-lo de várias formas!
Extraído diretamente da semente da planta, o óleo de algodão é originário da Índia e se adapta muito bem aos climas mais tropicais, por isso a substância vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. O cultivo do algodoeiro é bem grande em nosso país, principalmente nos estados do Paraná, Mato Grosso, São Paulo e Bahia.
Dentre as propriedades e nutrientes presentes no óleo de algodão podemos citar:
- Ômega 9
- Ômega 6
- Vitamina E
- Vitamina D
- Antioxidantes
- Ácidos Graxos
- Ceramidas
Em comparação com outros óleos vegetais, como o óleo de coco ou argan, o óleo de algodão tem uma textura bem mais leve e que não pesa nos cabelos mais finos e lisos.
Por conter ômega 6 e 9, além de aloe e vera em sua composição, o óleo de algodão é um aliado no combate ao ressecamento capilar. O que faz do produto uma boa opção para cabelos quimicamente tratados, cabelos descoloridos e loiros. O resultado do óleo de algodão em cabelo cacheado e ondulado também é incrível, proporcionando cachos mais definidos.
Diga não ao frizz com o óleo de algodão
Devido a sua alta concentração de ceramidas, substância capaz de reconstruir a cutícula capilar, o óleo de algodão extermina de vez o frizz. O produto pode inclusive ser utilizado como leave-in na hora da finalização.
Graças as suas substâncias emolientes, o óleo de algodão pode reter moléculas de água para dentro da estrutura dos fios, o que confere mais hidratação para os cabelos.
Agora que você conhece mais sobre os benefícios do óleo de algodão para os cabelos, deve saber como utilizá-lo nas madeixas e, para nossa felicidade, não há uma só forma de fazer uso do produto. O óleo de algodão é um produto de mil e uma utilidades: ao comprar o produto, o mesmo pode ser utilizado pra fins culinários, para hidratação da pele e de diversas formas nos cabelos!
Como usar?
Óleo de algodão como Pré-Shampoo
Os produtos conhecidos como pré shampoo tem a função de diminuir o efeito de ressecamento que o shampoo pode ocasionar aos cabelos. Para quem já está com os cabelos muito danificados, vale a pena investir. O óleo de algodão é válido como pré-shampoo, basta aplicar uma quantidade do tamanho de uma moeda nas mãos e passar nos fios, antes de lavá-los com shampoo.
Protetor Térmico e Leave-in de Óleo de Algodão
Como dito anteriormente, devido à ceramidas presentes no óleo de algodão, vale utilizar o produto como um leave-in, aplicando duas ou três gotinhas em toda à extensão dos fios na hora da finalização. Ou, então, aplicar uma pequena quantidade do óleo de algodão nas madeixas antes de utilizar o secador, babyliss, difusor ou chapinha. Ou seja, o óleo de algodão pode funcionar muito bem como leave-in ou como protetor térmico.
Como fazer umectação caseira com óleo de algodão
A umectação é importante para devolver lipídios para os fios. É nessa etapa de tratamento que o cabelo recupera a maciez, movimento e o brilho. Para fazer umectação com óleo de algodão, basta adicionar uma boa quantidade do produtos nos fios, enluvando mecha por mecha, e deixar agir de duas a seis horas nos cabelos. Após aguardar o tempo de ação do produto, enxague com água, shampoo, condicionador e finalize como de costume.
Como fazer hidratação caseira com óleo de algodão
É claro que um produto com substâncias como o aloe e vera, vitamina D e capaz de reter água para dentro dos fios não poderia ficar de fora da etapa de hidratação capilar! Para incrementar o óleo de algodão à sua hidratação semanal:
- Adicione 2 colheres de sopa do óleo de algodão ao creme de tratamento de sua preferência e misture.
- Com os cabelos devidamente lavados com shampoo aplique a misturinha nas madeixas.
- Massageie cada uma das mechas.
- Coloque uma touca térmica e deixe agir de 15 à 30 minutos
- Enxague e condicione os cabelos.
- Finalize como de costume.
Onde comprar e preço
O óleo de algodão pode ser encontrado em farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais, o recomendado é fazer uso do produto em versão prensado a frio. O óleo de algodão custa, em média de R$14,90 à R$40 e pode ser utilizado tanto na cozinha quanto na pele e cabelos. O preço do óleo de algodão pode variar de acordo com a região do país. Vale a pena, e muito, ter o produtinho em casa!
Deixe seu comentário!