Madeixa
Benefícios do óleo de algodão para os cabelos

Benefícios do óleo de algodão para os cabelos e como usar

Hoje, falaremos de uma substância que está sendo conhecida como o “óleo da juventude” e leva esse título graças a sua poderosa ação rejuvenescedora, por conter antioxidantes, o que beneficia tanto pele quanto cabelos. O óleo de algodão está se tornando o novo queridinho do mundo da beleza e é considerado um bálsamo que combate o envelhecimento precoce.

A onda de produtos naturais no universo dos tratamentos estéticos veio para ficar e é bem comum vermos produtos que fazem parte da culinária sendo utilizados para fins cosméticos. E, apesar de ainda ser um tabu para algumas pessoas, isso é algo muito bom!

Alimentos naturais e orgânicos tem muito a nos oferecer, por conta de seus nutrientes, que podem trazer benefícios para a saúde e beleza. Além de que produtos naturais não possuem agentes capazes de agredir os fios, como aditivos químicos.

Benefícios do óleo de algodão para os cabelos

Benefícios do óleo de algodão para os cabelos

O foco do tratamento capilar com óleo de algodão é combater o ressecamento dos cabelos, ou seja, o produto faz uma umectação e nutrição profunda para as madeixas. Saiba mais sobre o quais os benefícios do óleo de algodão nos cabelos e como utilizá-lo de várias formas!

Extraído diretamente da semente da planta, o óleo de algodão é originário da Índia e se adapta muito bem aos climas mais tropicais, por isso a substância vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. O cultivo do algodoeiro é bem grande em nosso país, principalmente nos estados do Paraná, Mato Grosso, São Paulo e Bahia.

Dentre as propriedades e nutrientes presentes no óleo de algodão podemos citar:

  • Ômega 9
  • Ômega 6
  • Vitamina E
  • Vitamina D
  • Antioxidantes
  • Ácidos Graxos
  • Ceramidas

Em comparação com outros óleos vegetais, como o óleo de coco ou argan, o óleo de algodão tem uma textura bem mais leve e que não pesa nos cabelos mais finos e lisos.

Por conter ômega 6 e 9, além de aloe e vera em sua composição, o óleo de algodão é um aliado no combate ao ressecamento capilar. O que faz do produto uma boa opção para cabelos quimicamente tratados, cabelos descoloridos e loiros. O resultado do óleo de algodão em cabelo cacheado e ondulado também é incrível, proporcionando cachos mais definidos.

Diga não ao frizz com o óleo de algodão

Devido a sua alta concentração de ceramidas, substância capaz de reconstruir a cutícula capilar, o óleo de algodão extermina de vez o frizz. O produto pode inclusive ser utilizado como leave-in na hora da finalização.

Graças as suas substâncias emolientes, o óleo de algodão pode reter moléculas de água para dentro da estrutura dos fios, o que confere mais hidratação para os cabelos.

Agora que você conhece mais sobre os benefícios do óleo de algodão para os cabelos, deve saber como utilizá-lo nas madeixas e, para nossa felicidade, não há uma só forma de fazer uso do produto. O óleo de algodão é um produto de mil e uma utilidades: ao comprar o produto, o mesmo pode ser utilizado pra fins culinários, para hidratação da pele e de diversas formas nos cabelos!

Como usar?

Benefícios do óleo de algodão para os cabelos

Óleo de algodão como Pré-Shampoo

Os produtos conhecidos como pré shampoo tem a função de diminuir o efeito de ressecamento que o shampoo pode ocasionar aos cabelos. Para quem já está com os cabelos muito danificados, vale a pena investir. O óleo de algodão é válido como pré-shampoo, basta aplicar uma quantidade do tamanho de uma moeda nas mãos e passar nos fios, antes de lavá-los com shampoo.

Protetor Térmico e Leave-in de Óleo de Algodão

Como dito anteriormente, devido à ceramidas presentes no óleo de algodão, vale utilizar o produto como um leave-in, aplicando duas ou três gotinhas em toda à extensão dos fios na hora da finalização. Ou, então, aplicar uma pequena quantidade do óleo de algodão nas madeixas antes de utilizar o secador, babyliss, difusor ou chapinha. Ou seja, o óleo de algodão pode funcionar muito bem como leave-in ou como protetor térmico.

Como fazer umectação caseira com óleo de algodão

Benefícios do óleo de algodão para os cabelos

A umectação é importante para devolver lipídios para os fios. É nessa etapa de tratamento que o cabelo recupera a maciez, movimento e o brilho. Para fazer umectação com óleo de algodão, basta adicionar uma boa quantidade do produtos nos fios, enluvando mecha por mecha, e deixar agir de duas a seis horas nos cabelos. Após aguardar o tempo de ação do produto, enxague com água, shampoo, condicionador e finalize como de costume.

Como fazer hidratação caseira com óleo de algodão

É claro que um produto com substâncias como o aloe e vera, vitamina D e capaz de reter água para dentro dos fios não poderia ficar de fora da etapa de hidratação capilar! Para incrementar o óleo de algodão à sua hidratação semanal:

  • Adicione 2 colheres de sopa do óleo de algodão ao creme de tratamento de sua preferência e misture.
  • Com os cabelos devidamente lavados com shampoo aplique a misturinha nas madeixas.
  • Massageie cada uma das mechas.
  • Coloque uma touca térmica e deixe agir de 15 à 30 minutos
  • Enxague e condicione os cabelos.
  • Finalize como de costume.

Onde comprar e preço

O óleo de algodão pode ser encontrado em farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais, o recomendado é fazer uso do produto em versão prensado a frio. O óleo de algodão custa, em média de R$14,90 à R$40 e pode ser utilizado tanto na cozinha quanto na pele e cabelos. O preço do óleo de algodão pode variar de acordo com a região do país. Vale a pena, e muito, ter o produtinho em casa!

Deixe seu comentário!